sábado, 2 de abril de 2011

No semáforo do COL, estádios em São Paulo e Natal estão no vermelho

Comitê organizador da Copa do Mundo de 2014 classifica situação da Arena Itaquera e do Estádio das Dunas para o torneio como 'crítica'

Por Márcio Iannacca e Pedro Veríssimo Rio de Janeiro
O comitê organizador da Copa do Mundo de 2014 criou um sistema diferente para classificar o andamento das obras dos estádios para o torneio, que acontecerá a partir de junho no Brasil. Utilizando as cores de um semáforo de trânsito, o COL avalia mensalmanente como estão caminhando as construções dos locais para a disputa da competição. E dois deles estão no vermelho: as arenas Itaquera, em São Paulo, e a das Dunas, em Natal.
O comitê organizador chegou a classificar a situação das duas obras, que ainda não saíram do papel, como "críticas" e merecedoras de atenção. São Paulo deverá receber a abertura do Mundial e mais cinco partidas. Natal, por sua vez, tem chance de abrigar quatro confrontos da Copa do Mundo de 2014.
Apesar de alguns atrasos, o presidente do COL e da CBF, Ricardo Teixeira, afirmou que a situação das arenas pode melhorar nos próximos meses com o início das obras.
- Temos alguns sinais vermelhos, mas que não significam vermelhos. Significa que, no momento, ele é vermelho. Mas podem se transformar em amarelo, em verde. O que é pior é se um dos verdes se tornar amarelo ou vermelho. A grande realidade é que temos dois problemas. São os casos de Natal e São Paulo. Os outros estádios estão todos sendo feitos - explicou.
Teixeira aproveitou para contar como está o início das obras para a construção dos dois estádios. A tendência é que a Arena Itaquera fique pronta em março de 2013. Já em Natal, o estádio deverá ser entregue um pouco antes.
- No caso específico de Natal, há dez dias, tivemos a aprovação da Assembléia Legislativa de todo o projeto financeiro. Já está tudo respaldado. São Paulo, idem. O problema financeiro dos dois está equacionado. O caso de São Paulo nos traz um pouco mais de observação porque Itaquera é importantíssimo para nós para a Copa das Confederações. São os dois estádios que estão sob uma luta mais forte - afirmou o dirigente.
O presidente do COL e da CBF fez uma outra revelação. Na sede do comitê, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, existe uma sala que monitora o andamento das obras nos 12 estádios que serão utilizados no Mundial no Brasil. Para ele, neste quesito, o país não terá problemas para receber a competição em 2014.
Todos os projetos que tenho visto são perfeitamente factíveis de estar prontos para a Copa"
Ricardo Teixeira
- Estou confiante. O problema que existe é que mistura o presidente do COL, que está confiante, com o presidente da CBF, que precisa colocar a Seleção para conquistar um bom resultado na Copa do Mundo - brincou Teixeira.
Na conversa, que aconteceu no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio de Janeiro, Ricardo Teixeira preferiu não pensar em um revés na participação de São Paulo na Copa das Confederações e no Mundial.
- Prefiro não contar com esse eventual não bom resultado de São Paulo. Todos os projetos que tenho visto são perfeitamente factíveis de estar prontos. Em São Paulo, o local onde será construída a arena já tem metrô, estrutura ao lado dele, o que facilita o entorno. Vamos contar com todos os estádios que precisamos para a Copa das Confederações.
Em abril, membros do comitê executivo da Fifa vão fazer uma visita ao Rio de Janeiro para ver como está o andamento das obras dos estádios para a Copa de 2014. Eles vão ao Maracanã e conhecerão as outras arenas em um tour virtual que será coordenado pelo COL. A ideia é mostrar como estão os projetos das arenas que receberão as partidas da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário