quinta-feira, 7 de abril de 2011

Visita a instalações marca 100 dias para os Jogos Mundiais Militares

Contagem regressiva para os Jogos da Paz fica marcada por um episódio de violência no Rio: o ataque de um atirador a alunos de uma escola

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A 100 dias da disputa dos Jogos Mundiais Militares, de 16 a 24 de julho no Rio, uma apresentação na 1ª Divisão do Exército, em Deodoro, mostrou como está o andamento do trabalho. Mas a contagem regressiva para os chamados Jogos da Paz, ficou marcada por uma tragédia perto dali: a invasão de uma escola em Realengo por um atirador, que matou 11 alunos e se suicidou após ser atingido por um policial.
- Vamos congregar 100 países que vão tirar soldados de campos de batalha e colocá-los em confraternização nos campos esportivos - afirmou vice-almirante Bernardo José Pierantoni Gamboa, presidente da Comissão Militar Desportiva do Brasil.
 Vila Verde  vila olímpica (Foto: Agência Estado) Durante a visita às instalações foi possível ver o andamento das obras nas Vilas (Foto: Agência Estado)
Além de ações em estações do metrô, com a mascote Arion e Tropa da Paz divulgando o evento, houve uma visita a algumas das instalações. A comitiva passou pela Praça das Bandeiras, Centro Integrado de Operações Conjuntas, Centro Nacional de Hipismo, Vila Azul, Vila Verde e Ginásio de Esgrima. Na Vila Verde, construída pelo Exército, foi possível ver de perto um dos apartamentos que abrigará os atletas em julho e que, nas Olimpíadas do Rio-2016, será usada como Vila de Árbitros.
- Temos um atraso de 9,5% nas Vilas Branca e Azul. Devido a várias obras na cidade, enfrentamos mão de obra escassa. Os últimos blocos também pegaram um período de chuvas e estão sendo atacados com prioridade. Há condições de terminar para a instalação dos atletas. Não nos preocupa tanto porque temos alternativas. Mas queremos manter a meta, que é no final de junho - disse o general de brigada Jamid Megid Júnior, coordenador de planejamento operacional dos Jogos.
A partir do dia 1º de maio, será possível se cadastrar no site oficial para conseguir ingressos para assitir às competições. O objetivo é a máxima integração com a população. Será feito o controle do número de ingressos adequado à capacidade de cada instalação. Se houver uma demanda muito alta, como nas cerimônias de abertura e encerramento, e finais, será feito um sorteio.
A competição terá 43 mil pessoas envolvidas, sendo 7 mil atletas de 100 países, 5 mil voluntários e 12 mil prestadores de serviço. A tentativa é reduzir ao máximo o impacto na rotina da cidade durante o evento.
- Pedimos que as férias escolares fossem transferidas durante os Jogos para facilitar a circulação na cidade.Temos um trabalho em conjunto com a CET-Rio. Estamos discutindo as seleções das vias que serão utilizadas e as faixas exclusivas. A intenção é minimizarmos os impactos no trânsito e ter os corredores onde circularão as delegações. Na parte de segurança teremos uma ação integrada coordenada pelo Comando Militar do Leste e contando com os apoios da Marinha e da Aeronáutica. E contaremos com a participação dos órgãos de segurança pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário