sexta-feira, 20 de maio de 2011

Atual líder do campeonato, Átila Abreu lembra de momentos fora das pistas

Após voltar de três temporadas europeias, piloto da AMG Motorsport ficou dois anos afastado do automobilismo; ele já está classificado para SuperFinal 2011

Por Rafael Honório São Paulo
Atual líder da Stock Car e único vencedor de duas etapas da temporada, Átila Abreu tem um currículo de respeito no automobilismo mundial: após conquistar títulos no kart brasileiro, o piloto foi acelerar em pistas do Velho Continente. Com dois anos na Fórmula BMW alemã e uma temporada na Fórmula 3 europeia, ele retornou ao Brasil. Mas a primeira "corrida" do sorocabano pelas terras verde e amarelas não aconteceu em nenhum autódromo.
- Quando voltei para o Brasil, eu fiquei dois anos sem correr. Fui trabalhar na empresa da minha família e fiquei afastado das competições. Foi um momento muito triste da minha vida, porque fiquei longe daquilo que eu amo - lembrou.
Átila Abreu comemora vitória em Nova Santa Rita (Foto: Fernanda Freixosa / Stock Car)Na etapa de Nova Santa Rita (RS), Átila comemorou sua terceira vitória na Stock Car (Foto:Fernanda Freixosa)
Mesmo afastado das pistas, Átila ainda tinha um nome conhecido. E foi essa experiência que acabou levando o sorocabano para o circuito da principal categoria do automobilismo brasileiro. Após um convite em 2008, o piloto fez testes na JF Racing, equipe que hoje conta com Rodrigo Navarro e Rodrigo Sperafico, e agradou ao chefe Jorginho Freitas.
- A minha volta foi bem diferente. Eu estava a dois anos sem pilotar e faltava um pouco de ritmo. Eu tinha aquela pressão de ter que andar bem logo de cara e ainda era minha primeira experiência com carro de turismo, que requer muito mais paciência, tem umas manhas. Mas depois que eu peguei, deu tudo certo - afirmou.
Após essa temporada sob a tutela de Jorginho, Átila mudou de equipe. O sorocabano acertou com a AMG Motorsport e recebeu os conselhos, de nada menos, que Ingo Hoffmann, o maior campeão da Stock Car, com 12 títulos conquistados. De lá para cá, foram três anos entre os classificados para a SuperFinal, mas o tão sonhado título ainda não veio. Nada que desanime Átila.
Stock Car: Átila Abreu se concentra antes da corrida (Foto: Fernanda Freixosa)Sorocabano já tem 71 pontos e é um dos classificados
para a SuperFinal de 2011 (Foto: Fernanda Freixosa)
- No primeiro ano em que eu entrei nos playoffs, eu ainda estava aprendendo. Mas nas outras vezes, eu sabia que a gente poderia brigar pelo título. O ano passado foi o que chegamos mais perto: dominamos metade da temporada, mas tivemos problemas na reta final. Não completamos três das últimas quatro corridas e foi um balde de água fria. Mas estamos mais entrosados e vamos buscar mais pontos para irmos bem classificados para o final - disse.
Com três vitórias, dez pódios e duas pole positions na Stock, o piloto sorocabano recebe o apoio de todos da AMG Motorsport e também dos pais e da namorada. Desde criança, os parentes acompanhavam o desempenho dele bem de perto. E hoje não é diferente.
- Meu pai e minha mãe vão em todas as corridas. Minha namorada deve ir a cerca de 80% delas. Os meus pais sempre me apoiaram. As mulheres sempre têm mais medo, mas meu pai sempre gostou. Na maioria das minhas corridas lá fora, eles sempre me acompanhavam. E aqui na Stock não é diferente - afirmou.
Se, nos últimos três anos, o piloto "beliscou" o título, ele quer mudar o roteiro nesta temporada. Com 71 pontos e na liderança do campeonato, Átila foi o primeiro a se garantir entre os dez competidores da SuperFinal. Sem planejar nada, mas sonhando com o troféu de 2011, o sorocabano já promete um prêmio para a equipe.
- Se eu conseguir, vou ser o campeão mais jovem da categoria. Para isso, eu tenho que ganhar primeiro. Mas pode deixar que se eu for, eu vou juntar o pessoal todo para a comemoração. E vai ter que ser uma festa com toda a equipe. Acho que uma viagem coletiva poderia ser um dos presentes - declarou.
Stock Car: Átila Abreu acelera na pista (Foto: Fernanda Freixosa)Dono do carro 51 'promete' uma viagem coletiva para a equipe em caso de título (Foto: Fernanda Freixosa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário