terça-feira, 7 de junho de 2011

Renato Gaúcho reúne jogadores e reitera critérios para escalar o time

Com mais alternativas, treinador sente necessidade de estancar debate

Por Eduardo Cecconi Porto Alegre
Renato Gaúcho durante coletiva do Grêmio (Foto: Wesley Santos / PressDigital)Renato Gaúcho responde e se diverte na coletiva
(Foto: Wesley Santos / PressDigital)
Com lesões de titulares importantes, principalmente no sistema defensivo - Gabriel, Rodolfo, Bruno Collaço - jogadores que estavam na reserva foram aproveitados no time do Grêmio. E com bom desempenho.
Agora, Renato Gaúcho vive um dilema desejado por 100% dos treinadores, sem exceção: sobram alternativas, reforços estão chegando, titulares retornando de lesões, reservas enfileirando boas atuações...quem deve ser escalado?
Para estancar qualquer ansiedade no grupo, o assunto foi a pauta principal da reunião semanal de Renato Gaúcho com os jogadores do Grêmio, na tarde desta terça-feira. Ele reiterou os critérios para definir a equipe, pediu tranquilidade a todos, e deixou bem claro que é ele quem escala - aproveitando para alertar que eles não precisam pedir lugar no time:
- Eu penso na frente, sei como eles pensam. Sei o que eles pensam, sei como eles agem. Em primeiro lugar pedi para eles colocarem os 'pezinhos no chão'. E tem esse 'problema' que os que entraram estão bem, os que saíram estavam bem. Não vou deixar ninguém sair da linha, colocar salto alto. É para continuar trabalhando. Deixa eu quebrar a cabeça. (...) Daqui a pouco vou falar que eu quero jogar na lateral ou no meio, aí eles vêm para a beira do campo. É bom ter os jogadores polivalentes. Já falei para eles hoje, terem os 'pezinhos no chão' e deixar eu escalar a equipe. A Fifa só deixa escalar 11, não cometerei injustiças.
Ele diferenciou aos atletas as situações que está observando para definir o time.
- Deixa que eu sei lidar bem com esta dor de cabeça. Pior é quando entra e não tem bom desempenho, aí a dor de cabeça é deles. (...) Existem duas situações. Quando o jogador sai do time porque está mal, e quando sai do time por problema de lesão ou cartão, e está bem. Eu não posso cometer injustiça. Foi exatamente este o meu papo com eles - afirmou, para completar:
- Os que saíram estavam jogando bem. Os que entraram foram bem. Mas eu preciso seguir o meu raciocínio, e eles vão entender. Eles têm de estar preparados, deixa esse problema para mim. Duro é quando você tem 30 jogadores e precisa jogar a camisa para cima para escalar o time.
Frente à insistência dos jornalistas para que ele anunciasse uma definição na lateral direita, entre o outrora titular Gabriel - que retorna de lesão - e o substituto de bom desempenho recente, Mário Fernandes, Renato Gaúcho encerrou o assunto.
- Agora eu faço a pergunta para vocês: alguém deixaria o Gabriel no banco? Eu sou pago para pensar, deixa que eu cuido desse assunto - concluiu.
Bem humorado, o treinador simulou dormir quando ouviu - aproximadamente - a décima pergunta consecutiva sobre Mário Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário