domingo, 10 de julho de 2011

Felipão e Muricy: estratégias à prova no desfalcado Palmeiras x Santos

Do lado palmeirense, técnico não terá pilar Thiago Heleno. No Peixe, treinador põe Diogo na missão ingrata de substituir Paulo Henrique Ganso

Por Adílson Barros e Diego Ribeiro São Paulo
Felipão Scolari Muricy  (Foto: Montagem sobre foto da Ag. Estado)Enérgicos e campeões, Felipão e Muricy duelam
(Foto: Montagem sobre foto da Ag. Estado)
Poucos duelos podem ter tanta influência dos técnicos quanto este Palmeiras x Santos de domingo, às 18h30m, no Pacaembu. Consagrados e campeões da Taça Libertadores, Luiz Felipe Scolari e Muricy Ramalho tiram o máximo de seus jogadores e credenciam suas equipes ao título em qualquer competição que disputam. E é tentando superar problemas que a dupla se encontra no clássico, válido pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Com desfalques, Felipão e Muricy quebram a cabeça e fazem do duelo um verdadeiro jogo de xadrez.
Do lado palmeirense, Felipão estuda o melhor jeito de armar sua defesa sem o pilar Thiago Heleno, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Leandro Amaro deve ser o escolhido para atuar ao lado de Maurício Ramos e tentar travar as peças santistas, especialistas em um jogo mais veloz. Mas Chico pode ser improvisado na função. No ataque, Kleber ainda é dúvida, já que se recupera de lesão na coxa esquerda, não foi para a concentração e ainda sofre assédio do Flamengo. O Verdão tem 15 pontos na tabela, está em quinto e tenta reação após o empate por 1 a 1 com o América-MG, em Sete Lagoas.
O Peixe sofre com os desfalques de Neymar, Ganso e Elano, nomes quase insubstituíveis no elenco. Para tentar suprir um pouco da carência na armação, Muricy resolveu lançar mão do meia-atacante Diogo, que deve jogar recuado e vestir a camisa 10 que pertence a Ganso, hoje na disputa da Copa América com a Seleção Brasileira. Com oito pontos, em 14º e dois jogos a menos, o Santos aposta no clássico para iniciar a arrancada por um novo título em 2011.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em tempo real a partir das 18h30m. O PFC transmite a partida para todo o Brasil. O árbitro do confronto é Luiz Flávio de Oliveira (SP), auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Herman Brumel Vani (SP).
header o que esta em jogo
Palmeiras: a rápida recuperação após o inesperado empate com o América-MG, em Sete Lagoas. O time não quer perder o fôlego logo no início, e por isso uma vitória no clássico é essencial. O triunfo garantiria tranquilidade ao elenco, já que a exigente torcida palmeirense ficou aborrecida com o mau desempenho em Minas Gerais.
Santos: com duas vitórias, dois empates e duas derrotas no Brasileirão, o Santos tenta voltar a avançar para começar a tirar a diferença para os primeiros colocados. Após os títulos estadual e continental, os santistas falam em levantar também a competição nacional. Para isso, porém, precisam começar a avançar. A equipe vem de vitória sobre o América-MG. Caso vença o Verdão, poderá dar um salto na tabela com um jogo a menos que a maioria de seus concorrentes.

header as escalações 2
Palmeiras: Luiz Felipe Scolari poderá contar com o lateral-esquerdo Gabriel Silva, liberado da Seleção Sub-20, e assim escalará seu único jogador de ofício para a posição. O goleiro Marcos, poupado contra o América-MG, também tem retorno assegurado. Kleber, que ainda sente lesão na coxa esquerda, não concentrou com a equipe e fez exames por conta própria, e só terá a escalação decidida momentos antes do jogo, mas como afiram seguir com lesão grau dois na coxa esquerda, dificilmente joga. O provável time: Marcos, Cicinho, Maurício Ramos, Leandro Amaro e Gabriel Silva; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Lincoln e Luan; Maikon Leite e Wellington Paulista.
Santos: ainda sem suas maiores estrelas (Neymar, Paulo Henrique Ganso e Elano, que estão disputando a Copa América, com a Seleção Brasileira) e com o desfalque do volante Adriano, machucado, o técnico Muricy Ramalho tem pelo menos um alento: o volante Danilo foi liberado da Seleção sub-20 para disputar o clássico. A maior novidade, no entanto, será o retorno do meia-atacante Diogo, recuperado de uma lesão na coluna. Ele ficará a cargo da armação das jogadas da equipe. Confira a escalação: Rafael, Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Possebon, Arouca, Danilo e Diogo; Rychely e Borges.
quem esta fora
Palmeiras: Thiago Heleno, suspenso, e Valdivia, com a seleção chilena. Recuperando-se de lesão, Kleber ainda é dúvida.
Santos: Neymar, Ganso e Elano, convocados para a Seleção. Adriano, machucado.
header pendurados
Palmeiras: Kleber, Patrik e Wellington Paulista.
Santos: Bruno Rodrigo.

header fique de olho 2
Marcos, goleiro do Palmeiras: maior ídolo da torcida, ele volta ao time depois de ter sido poupado. A programação do clube sugere que ele jogue apenas uma vez por semana, para que suporte bem as dores no joelho. O "Santo" costuma crescer em clássicos.
Diogo, meia-atacante do Santos: está voltando após três meses de afastamento por causa de uma fratura por estresse em uma das vértebras. Ficará responsável pela armação das jogadas. Provavelmente atuará com a camisa 10, de Ganso.
header o que eles disseram
Luiz Felipe Scolari (técnico do Palmeiras)“Será um jogo difícil, com Neymar ou sem Neymar. O Santos hoje é uma equipe acima da média, e os que jogarem vão provar isso”.
Muricy Ramalho (técnico do Santos)"Será um jogo duríssimo, pois o Palmeiras tem uma equipe boa, sólida. Mas não tem esse negócio de favoritismo. É clássico".
header números e curiosidades
* Quem venceu mais? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* O Palmeiras defende uma invencibilidade de seis jogos diante do rival, e tem dado sorte contra o Santos. Desde 2009, foram quatro vitórias alviverdes e dois empates.
* Pelo Brasileirão, a vantagem palmeirense é ainda maior: não perde desde 2006, em uma goleada por 5 a 1 na Vila Belmiro. De lá para cá os times jogaram oito vezes, com quatro vitórias do Verdão e quatro empates.
* A expectativa é de muitos gols no jogo deste domingo. Além de a média geral ser alta (2,56 por jogo), um empate sem gols não ocorre desde 1990. Nos últimos 21 anos, Palmeiras e Santos se enfrentaram 29 vezes pelo Brasileirão, sempre com um golzinho, no mínimo.
Em 3 de abril de 2011, o Santos já era favorito à conquista do Paulistão, com Neymar gastando a bola. No entanto, o Palmeiras tratou de frear o rival dentro da Vila Belmiro, em jogo válido pela primeira fase. Aplicado na marcação e preciso no ataque, o Verdão impôs ao Peixe uma dolorida derrota em casa: 1 a 0. O gol foi de Kleber, que recebeu de Patrik e só completou, aos 34 minutos. Veja os melhores momentos no vídeo ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário