sábado, 2 de julho de 2011

Retorno de Wanderlei Silva e duelo pelo cinturão são atrações do UFC 132

'Cachorro Louco' volta a lutar após 16 meses afastado e tenta roubar o show da disputa do título dos galos e da possível despedida de Tito Ortiz

Por SporTV.com Las Vegas, EUA
Com duas lendas do MMA em momentos críticos de suas carreiras e um combate valendo cinturão, o UFC 132 toma Las Vegas neste sábado. O ginásio MGM Grand Garden Arena já tem lotação esgotada para assistir ao duelo entre o atual campeão dos pesos galo, Dominick Cruz, e o desafiante Urijah Faber, além da possível despedida do ídolo Tito Ortiz em luta contra o emergente Ryan Bader. Para os brasileiros, a maior expectativa é pelo retorno de Wanderlei Silva após 16 meses longe do octógono, contra Chris Leben. Além dele, Rafael dos Anjos luta no card preliminar, contra George Sotiropoulos.
ufc mma wanderlei silva (Foto: Divulgação / UFC)Wanderlei Silva encara o americano Chris Leben nesta noite em Las Vegas (Foto: Divulgação / UFC)
As lutas do card preliminar começam às 19h15m (horário de Brasília), com os quatro primeiros combates transmitidos ao vivo pelo Facebook. O canal Combate transmite ao vivo a partir das 21h e exibe a luta de Rafael dos Anjos. O card principal tem início às 22h.
'Cachorro Louco' volta atrás de ouro
O curitibano Wanderlei Silva é um dos maiores ídolos do MMA no país, tendo feito sua fama principalmente no Pride, famoso evento japonês hoje defunto. O brasileiro, todavia, vem de uma cirurgia no ligamento cruzado anterior do joelho que o deixou de molho por 16 meses, desde sua vitória sobre Michael Bisping em fevereiro de 2010.
Para o retorno, Wanderlei escolheu enfrentar o americano Chris Leben, que tem o mesmo estilo de luta franca do brasileiro e não tem vergonha de admitir sua admiração por ele. A ideia do "Cachorro Louco" é dar show no octógono e concorrer aos bônus distribuídos pelo UFC à melhor luta e o melhor nocaute da noite. O curitibano reconhece que se coloca sob risco de perder também ao enfrentar outro lutador forte no ataque - Leben disse que Wanderlei precisará "destruí-lo" para vencer - mas, como sempre, não se intimida.
- Não vou pra decisão, vou pra nocautear. Se ele vier com aquela guarda aberta, vou derrubá-lo com certeza - avisou o "Cachorro Louco", que comemora 35 anos de vida no domingo.
Rafael dos Anjos, UFC (Foto: Divulgação/UFC)Rafael dos Anjos faz sua primeira luta desde agosto
do ano passado (Foto: Divulgação/UFC)
Outro brasileiro que fará seu retorno ao octógono neste sábado é Rafael dos Anjos. O niteroiense faz sua primeira luta desde agosto do ano passado, quando passou por cirurgia no maxilar, resultado de uma derrota para Clay Guida. Recuperado, o faixa preta em jiu-jítsu encara a luta com o australiano George Sotiropoulos como "vencer ou vencer" após o longo tempo afastado do ringue. Sotiropoulos, que também é especializado no jiu-jítsu, vem de sua primeira derrota no UFC, contra Dennis Siver, em fevereiro deste ano. O peso leve tem 14 vitórias e três derrotas no cartel.
Lenda precede combate pelo cinturão
Ex-campeão dos meio-pesados e de audiência do UFC, o californiano Tito Ortiz luta por sua carreira neste sábado, ao enfrentar Ryan Bader. O "Bad Boy" está na ativa desde 1997 e é recordista de defesas vitoriosas do título em sua categoria, com cinco, mas não vence uma luta desde 2006 - desde então, foram quatro derrotas e um empate. Segundo a imprensa americana, Ortiz teria implorado ao presidente do UFC, Dana White, para não demiti-lo e lhe dar mais uma chance. Mais um revés neste sábado pode resultar no seu corte definitivo. Bader, por sua vez, vem de sua primeira derrota na carreira, contra Jon Jones em fevereiro de 2011. O wrestler, com 12 vitórias no cartel, tenta retornar ao caminho da disputa do título.
O evento principal é o combate recheado de rivalidade entre o campeão dos pesos galo, Dominick Cruz, e o desafiante Urijah Faber. Os dois cultivam uma rixa desde 2007, quando Faber, então campeão dos pesos pena no World Extreme Cagefighting (WEC), derrotou o adversário por finalização. Desde então, Cruz emplacou oito vitórias seguidas e conquistou o título dos galo no WEC, antes do evento ser encampado pelo UFC. O lutador do Arizona deixou claro durante a semana que esperou bastante pela revanche contra o popular "Garoto da Califórnia", que por sua vez aceita o desafio.
- Esse cara me escolheu para ser seu inimigo, e eu aceito com prazer - afirmou Faber, que desceu para a categoria galo em novembro de 2010 e vem de duas vitórias.
Confira o card completo do UFC 132:
Card principal
Dominick Cruz x Urijah Faber
Wanderlei Silva x Chris Leben
Tito Ortiz x Ryan Bader
Carlos Condit x Dong Hyun Kim
Dennis Siver x Matt Wiman
Card preliminar
Melvin Guillard x Shane Roller
George Sotiropoulos x Rafael dos Anjos
Brian Bowles x Takeya Mizugaki
Brad Tavares x Aaron Simpson
Anthony Njokuani x Andre Winner
Jeff Hougland x Donny Walker

Nenhum comentário:

Postar um comentário