segunda-feira, 25 de julho de 2011

Técnico diz que a melhor terapia de Cielo foi ‘blindar o ambiente de treino’

Alberto Silva comemora sucesso da estratégia de não deixar a polêmica do doping atrapalhar os treinamentos. Nadador foi ouro no Mundial de Xangai

Por Lydia Gismondi Direto de Xangai, China
Os dias de reclusão de Cesar Cielo após o anúncio de que havia sido pego em exame antidoping foram determinantes para que o nadador brasileiro conquistasse nesta segunda-feira sua terceira medalha de ouro em mundiais, em Xangai, na China. Essa é, ao menos, a avaliação do técnico do ídolo brasileiro. Para Alberto Silva, foi fundamental manter a rotina de treinos durante o turbulento últimos mês.

- A melhor terapia durante o tempo em que tudo isso aconteceu foi manter, preservar, blindar o ambiente de treino. Acho que isso foi fundamental para a gente manter um ambiente focado no Mundial, até porque o Cesar sempre acreditou que ele ia estar aqui – afirmou o treinador.
cesar cielo 50m borboleta mundial natação xangai (Foto: Agência Reuters)Apesar do momento turbulento, Cielo se manteve concentrado para a disputa do Mundial (Foto: Reuters)
Desde o dia 1o deste mês, quando a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) anunciou o resultado adverso em exame antidoping de Cielo e de outros três brasileiros, Albertinho se preocupou em manter o nadador treinando, focado no Mundial. Durante este período, ele não falou com a imprensa e só quebrou o silêncio depois da estreia na competição, no último sábado.

- Sei da força que ele tem, mas eu que estou muito perto dele, me surpreendi com a força desse garoto, por ele se manter treinando, puxando todo mundo. Eu acho que a minha participação foi de ter uma sensibilidade para perceber o momento e não ficar inventando nada.
equipe brasileira natação julgamento TAS cesar cielo  (Foto: Satiro Sodré / AGIF)Albertinho (de camisa esportiva) acompanhou o
Julgamento de Cielo (Foto: Satiro Sodré / AGIF)
O peso que carregou nas costas durante o último mês foi despejado por Cielo na piscina, nesta segunda-feira, ao conquistar a medalha de ouro na final dos 50m borboleta. Depois de ver o seu nome em primeiro no placar, caiu no choro copiosamente.

- Ele é muito intenso em tudo o que faz. É lógico que ele não passou nenhuma insegurança para gente esse tempo todo, mas ele é uma pessoa, um ser humano. Eu falei para ele que não iria tentar essa medalha como resposta a ninguém, para provar nada. A gente já queria essa medalha. Então, ele foi para a prova para ganhar uma coisa que ele sentia que tinha que ser dele independentemente de qualquer coisa. Mas é lógico que a emoção estava grande.
Em Xangai, Cielo ainda vai nadar os 50m e 100m livre e o revezamento 4x100m medley. Para Albertinho, o campeão olímpico segue no caminho de se tornar o maior velocista da história.

- A importância maior é vê-lo feliz, é vê-lo em condição de dar continuidade a essa carreira vitoriosa. A gente sempre falou que o Cesar tem tudo para ser o maior velocista da história da natação. Eu acho que ele está trilhando um caminho para isso e o mais importante foi ter mantido ele nesse caminho. É isso o que representa para mim essa medalha – finalizou Albertinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário