quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Buru faz o gol 3.000, Brasil supera o Chile e garante vaga nas semifinais

Após duas goleadas nas primeiras rodadas, seleção brasileira encontra
dificuldades, mas vence por 10 a 4 e continua na liderança do Grupo A

Por Igor Christ Rio de Janeiro
Depois de duas goleadas acachapantes nas primeiras rodadas, o Brasil teve o seu primeiro grande teste nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de futebol de areia, no Rio. Nesta quarta-feira, a seleção brasileira chegou a estar perdendo por 3 a 2, mas suou a camisa para vencer o Chile por 10 a 4. De quebra, alcançou uma marca importante: os 3.000 gols de sua história. Tal feito coube ao defensor Buru, que anotou o quarto da equipe canarinho e ainda balançou a rede outras duas vezes para chegar ao tento de número 200 da sua carreira. André (2), Bruno Malias (2), Daniel, Sidney e Anderson marcaram os outros gols. Argote, Mena, Ponce e Sanhueza anotaram para os chilenos.
Com o resultado, a seleção chegou aos nove pontos e garantiu o primeiro lugar do Grupo A e a classificação para as semifinais das eliminatórias de forma antecipada. Com três pontos, os chilenos não têm mais chances de classificação. Mesmo que vençam o Peru nesta quinta e alcancem o mesmo número de pontos da Venezuela, levam a pior no confronto direto (3 a 2 na segunda rodada). Nesta quinta-feira, o Brasil enfrenta a Venezuela, às 15h45m, para definir a liderança da chave. (confira os gols no vídeo ao lado)
buru futebol de areia seleção brasileira (Foto: Diego Mendes/CBBS)Buru comemora ao lado de Sidney, na Arena Copacabana, no Rio de Janeiro (Foto: Diego Mendes/CBBS)
No bolão realizado entre os jogadores e a comissão técnica brasileira, na véspera do jogo, Buru, curiosamente, foi o único a não ser apontado como favorito para fazer o gol 3.000 da seleção.
- Eu sou a zebra. Sempre venho correndo por fora e às vezes surpreendo os atacantes e consigo ser o artilheiro do dia. Mas o grupo brasileiro é assim mesmo, muito forte. Foi um jogo difícil, e tive a felicidade de alcançar essas marcas na minha carreira. Não esperava que isso acontecesse hoje porque enfrentaríamos um adversário forte como o Chile. É um presente muito bacana para coroar a minha carreira - disse Buru.
bruno malias futebol de areia seleção brasileira (Foto: Diego Mendes/CBBS)Bruno Malias é o artilheiro da competição: 10 gols
(Foto: Diego Mendes/CBBS)
Artilheiro das eliminatórias com dez gols, Bruno Malias fez o gol 2.999 e 3.001 da seleção, no duelo com o Chile, e chegou perto de entrar para a história. O atacante, no entanto, fez questão de parabenizar o companheiro Buru:
- Quando eu fiz o terceiro gol, pensei que estaria perto de fazer o quarto, mas não tive a sorte. Esse gol marca uma geração e fiquei muito contente por ter sido o Buru, que já passou por três gerações da seleção brasileira. Ele está de parabéns - contou Bruno Malias.
O Brasil começou no ataque e, após perder duas boas chances, abriu o placar em chute cruzado de André, aos cinco minutos. No minuto seguinte, Daniel bateu cruzado pela direita e Buru desviou no canto: 2 a 0. Os chilenos responderam três minutos depois. Argote pegou a sobra na área e chutou no cantinho, sem chances para o goleiro Mão.
Precisando da vitória para sonhar com a vaga às semifinais, o Chile voltou com tudo no segundo período. Aos quatro minutos, empatou o jogo em chute cruzado de Mena. No minuto seguinte, Ponce recebeu livre na área e tocou na saída do goleiro para virar a partida: 3 a 2 Chile. Aos nove, veio o empate. Bruno Malias bateu falta no cantinho e animou a torcida na Arena Copacabana. A 17 segundos para o fim da etapa, Buru virou o jogo em cobrança de pênalti e marcou o gol de número 3.000 da história da seleção.
No terceiro período, o Brasil voltou mais ligado e chegou ao quinto logo no primeiro minuto. Buru levantou na medida para Bruno Malias pegar de primeira e marcar seu décimo gol na competição, se isolando ainda mais na artilharia. Com a vantagem construída, o Brasil aproveitou o desâmino do Chile para marcar mais três vezes, com Daniel, André e Sidney. Sanhueza ainda descontou para os chilenos, mas Anderson e Buru ampliaram para 10 a 4 e deram números finais ao triunfo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário