segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Após perder liderança, Thiago Camilo admite: 'Nunca me considerei favorito'

Dono do carro 21 liderou quase toda temporada, mas caiu para quarto após quebra em Santa Cruz do Sul; ele fala sobre mudança de equipe neste ano

Por Rafael Honório Rio de Janeiro
Thiago Camilo praticamente dominou a temporada inteira da Stock Car. Apenas após duas das oito provas da fase de classificação, o nome dele não apareceu na liderança da tabela do campeonato. Mas a SuperFinal é outra história. Após iniciar os playoffs com mais pontos que todos os outros concorrentes ao título (225), o dono do carro 21 da equipe RCM abandonou a etapa de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, a primeira das quatro provas decisivas, e caiu para quarto. Foi um resultado inesperado para quem era apontado como um dos favoritos ao título. Mas essa é a opinião dos outros, porque Thiago adota uma postura bem mais humilde.
- Sinceramente, eu nunca me considerei favorito ao título. Eu tenho consciência da competitividade da categoria. Eu e a equipe entramos com os pés no chão no ínicio do campeonato e conseguimos abrir uma boa vantagem. Podemos até ter surpresas, mas acho que a briga vai ficar entre os cinco primeiros (Max Wilson, Cacá Bueno, Ricardo Maurício, o próprio Camilo e Átila Abreu). Deixando claro, eu acho que todos têm possibildade de disputar o campeonato, mas esse descarte nos playoffs (os dez finalistas vão descartar o pior resultado nas quatro provas decisivas) acaba dificultando a vida dos cinco últimos na SuperFinal - comentou.
Stock Car: Thiago Camilo desolado após abandonar a etapa de Santa Cruz do Sul (Foto: Carsten Horst / Stock Car)Após abandonar em Santa Cruz do Sul, Thiago teve um momento de 'reflexão' na pista (Foto: Carsten Horst)
Era apenas a segunda volta na nona etapa do ano. Thiago tinha largado em 7º e com uma bela ultrapassagem em Max Wilson, havia acabado de assumir a quinta posição na corrida. Mas o carro 21 se direcionou para a grama, acabou parando por uma quebra no eixo piloto - que é parte da transmissão do carro - e o piloto paulista abandonou a prova. Após alguns minutos sentado ali no capacete, ele foi para os boxes e tentou "digerir" um sentimento ao qual não está muito acostumado.
- Eu não sentia aquela sensação há algum tempo: foi a nossa primeira quebra neste ano. Tinha me esquecido como é frustante abandonar uma corrida, ainda mais daquela maneira. Fiquei muito chateado porque estávamos com um carro competitivo, e tínhamos reais chances de terminar no pódio - disse.
Stock Car: antes do abandono, Thiago Camilo acelera em Santa Cruz do Sul (Foto: Fernanda Freixosa / Stock Car)Em quarto na SuperFinal, piloto paulista cobra atenção
redobrada nas últimas corrida  (Foto: Fernanda Freixosa)
Com esse abandono, Thiago acabou caindo da primeira para a quarta colocação na classificação. Agora restam três corridas até o título de 2011: Londrina, Brasília e Nova Santa Rita. O paulista sabe que vai precisar de atenção redobrada nessas últimas etapas e adota uma postura menos ofensiva.
- É muito difícil avaliar se vamos arriscar ou não nas próximas corridas. Mas na minha opinião, nunca vale muito a pena ir para o tudo ou nada. Acho melhor você manter a posição e pontuar, do que partir para cima dos seus adversários, bater e acabar não ganhando nada. Neste momento da temporada, acho que vai contar a análise dos adversários e as posições em que eles estarão - declarou.
Após sete temporadas correndo pela Vogel Motorsport, essa é a primeira temporada de Thiago Camilo na RCM Motorsport. Com uma parceria entrosada com André Bragantini (chefe da equipe) e os mecânicos, o paulista conseguiu "ressuscitar" de uma não-classificação para a SuperFinal em 2010 para ser apontado como um dos favoritos ao título de 2011. O piloto acha que o bom momento atual tem relação com seu passado.
- Eu tive temporadas maravilhosas com o Mauro (Vogel): conseguimos vitórias expressivas e muitos pódios com essa parceira. Aprendi muito com ele tecnicamente e isso me fez evoluir como piloto. Na minha fase de transição para a RCM, eu cheguei com muito mais preparo e a experiência conta muito. Além disso, vencer a primeira prova na nova equipe me deu uma tranquilidade muito grande. O entrosamento com o André (Bragantini) foi muito legal, mas ainda temos algumas coisas para afinar - afirmou.
A próxima etapa será em Londrina, no dia 2 de outubro. E, se depender do passado, Thiago tem tudo para ficar confiante: o dono do carro 21 venceu no Paraná em 2007 e 2008, e a Stock Car não correu por lá em 2010. Na temporada passada, o vencedor desta prova foi Max Wilson, que acabou sagrando-se campeão.
Stock Car: Thiago Camilo comemora com champagne (Foto: Duda Bairros / Stock Car)Com muito champagne! É assim que Thiago quer comemorar ao final da temporada (Foto: Duda Bairros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário