quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Clovis Munhoz afirma que foi reconhecido por Ricardo Gomes

Médico do Vasco revela que treinador está cada vez mais acordado, já reconheceu os familiares e comenta evolução do caso

Por Rafael Cavalieri Rio de Janeiro
Chefe do departamento médico do Vasco, o doutor Clovis Munhoz esteve na manhã desta quarta-feira no Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro, acompanhando a reavaliação do técnico Ricardo Gomes. O médico apenas confirmou as boas notícias divulgadas no último boletim. Segundo Clovis, o quadro clínico é extremamente animador desde que a sedação foi completamente retirada. Ele ainda revelou que o treinador chegou até a reconhecê-lo.
- Ele apresenta melhorias diárias. É claro que ainda se encontra um pouco sonolento, mas a cada minuto vai evoluindo. Ele já reconheceu novamente os filhos, os médicos que cuidam diariamente e até a mim. Isso é importante. O Ricardo está cada vez mais acordado - afirmou.
O próximo passo agora na linha de evolução é a retirada dos tubos que ainda auxiliam a respiração do treinador. Segundo Clóvis, a expectativa é de que isso aconteça no mais tardar até sábado. Nesta quarta, Ricardo Gomes completou dez dias entubado. Como o quadro clínico se mantém estável e não há qualquer risco de infecção, os médicos não pensam em realizar uma traqueostomia, processo no qual o paciente continua respirando por auxílio de aparelho, mas através de um orifício artificial na traqueia.
- Ninguém pensa nesta intervenção ainda por dois motivos. O primeiro é que a evolução é boa e a tendência é a retirada do tubo acontecer nos próximos dias. Segundo porque não há qualquer risco de infecção. Como as coisas estão andando bem, não se pensa nisso. Eu conversava com a família e dizia que estes dez dias, para quem não é médico, parecem uma eternidade. Mas para nós que temos total consciência do que aconteceu vemos que a evolução é muito boa - explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário