domingo, 4 de setembro de 2011

Com estratégia certa, Thiago Camilo conquista a etapa de rua de Salvador

Dono do carro 21 da RCM Motorsport contou com ajuda de André Bragantini, conquistou sua terceira vitória em 2011 e passou para SuperFinal em primeiro

Por Alexander Grünwald Belo Horizonte e Salvador
Ele não precisava de pontos para se garantir na SuperFinal 2011, mas Thiago Camilo não quis nem saber. O líder da temporada acelerou fundo, contou com uma grande estratégia da equipe RCM Motorsport - comandada pelo engenheiro André Bragantini - e conquistou sua terceira vitória na temporada: ele já havia comemorado em Curitiba e na Corrida do Milhão, em São Paulo. Essa é a primeira vez que um piloto consegue atingir três triunfos em apenas uma temporada, desde a adoção das máquinas V8. Thiago chegou a sua 11ª vitória na carreira na principal categoria do automobilismo brasileiro e garantiu 225 pontos nos playoffs. Clique no vídeo acima e confira a última volta da prova baiana!
- Vou propôr aos meus colegas que eu largue em sétimo em todas as provas da SuperFinal, porque tem dado sorte. Não vou ficar reclamando, como outros já fizeram, que nossa vantagem não vale nada na SuperFinal. A regra é essa, agora temos que buscar novos pontos, dando sequência ao trabalho que tem sido muito bom até o momento - afirmou após a vitória.
Thiago vibrou muito com sua terceira vitória na temporada e com a liderança  (Foto: Ag. Estado)Thiago vibrou muito com sua terceira vitória na temporada e com a liderança (Foto: Ag. Estado)
Com o resultado da etapa baiana, os dez classificados - segundo informações extra-oficiais - para a SuperFinal 2011 são: Thiago Camilo (225 pontos), Max Wilson (220), Átila Abreu (216), Cacá Bueno (214), Ricardo Maurício (212), Popó Bueno (210), Marcos Gomes (209), Luciano Burti (208), Daniel Serra (207) e Allam Khodair (206).
Como foi a corrida
Na largada, Max Wilson - que havia saído na segunda colocação - conseguiu ultrapassar Ricardo Sperafico, que fherdou o segundo lugar. O tricampeão Cacá Bueno ficou com a terceira colocação. Mas logo na primeira volta, o carioca usou toda a sua experiência, fez uma ultrapassagem e passou a pressionar Max.
Com todos os 32 carros na pista, o traçado baiano parecia ainda mais estreito. E Júlio Campos, dono do carro 4, bateu na primeira volta e colocou o carro de segurança em ação pela primeira vez. Ele ficou no circuito de rua por quatro voltas até a bandeira verde.
Na sétima volta, Cacá Bueno ousou e conquistou a ponta da etapa baiana. Em uma curva aberta, o dono do carro 0 da RBR usou o botão de ultrapassagem, passou por fora e passou pelo carro 65 da RC. Logo após a ultrapassagem, Max entrou nos boxes e Ricardo Sperafico herdou a segunda posição da corrida.
Marcos Gomes errou a curva e bateu no muro de proteção ainda na oitava volta. Com isso, o carro de segurança entrou mais uma vez na pista. Na hora de tirar o carro e o piloto da pista, o motor da máquina 80 teve um início de incêndio, que logo foi controlado pela equipe de resgate. A batida de Marquinhos contra o muro de proteção foi tão forte, que um caminhão teve que reposicionar os placar de concreto da mureta.
Após oito voltas, o carro de segurança saiu da pista e Cacá Bueno continuou na ponta. Na relargada, Daniel Serra assumiu a segunda colocação e Allam Khodair ficou com o terceiro lugar. Na volta 16, o líder Cacá foi para os boxes para o reabastecimento e perdeu a ponta da prova baiana para o companheiro de equipe, Serrinha.
O dono do carro 29 também parou nos boxes e Rodrigo Sperafico - que ainda não tinha parado - assumiu a ponta da corrida, seguido de perto por Tuka Rocha e Thiago Camilo. Na vigésima primeira volta, Luciano Burti e Alceu Feldmann mostraram toda a sua experiência e ultrapassaram Rodrigo Navarro. Na curva seguinte, Navarro foi atingido por Diego Nunes e abandonou a prova.
Com 24 voltas, o líder Rodrigo Sperafico parou nos boxes e Tuka Rocha herdou a ponta da etapa de Salvador. Mas o líder do campeonato, Thiago Camilo, partiu forte para cima do dono 25 da Vogel Motorsport. Após um grande susto na etapa do Rio de Janeiro, essa era a primeira vez que Tuka liderava uma corrida da Stock Car.
Thiago teve um trabalho duro, mas contou com toda a estratégia perfeita da equipe RCM (Foto: Divulgação)Thiago teve um trabalho duro, mas contou com toda a estratégia perfeita da equipe RCM (Foto: Divulgação)
Com a grande ajuda do botão de ultrapassagem, Thiago Camilo acabou com as esperanças de Tuka. O líder do campeonato - com 122 pontos - assumiu a primeira colocação na 26ª volta.
Na 29ª volta, Xandinho Negrão rodou na curva, bateu firme no muro de proteção e acabou parando no meio da pista. Com a suspensão quebrada, o dono do carro 99 não conseguiu tirar o carro do traçado e teve que ser guinchado.
Mas enquanto alguns tinham problemas, outros aceleravam fundo. Na 32ª volta, Tuka Rocha - que já havia perdido a segunda posição para Max Wilson - acabou ultrapassado por Átila Abreu e perdeu sua chance de subir pela primeira vez no pódio da principal categoria do automobilismo brasileiro.
Mas ninguém conseguiu ultrapassar Thiago Camilo, que venceu sua terceira corrida no ano - a 11ª na carreira - e atingiu os 225 pontos para a SuperFinal.  Max Wilson, dono do carro 65 da RC, e Átila Abreu, da AMG Motorsport, completaram o pódio baiano.
- A minha corrida e a do Thiago Camilo foram bem parecidas. Eu tinha muito mais a perder, mas nossa disputa foi muito leal. Meu objetivo era entrar na SuperFinal em segundo lugar, já que a pontuação do Thiago era inalcançável, e conseguimos - disse Max Wilson, campeão da Stock Car 2010 e atual vice-líder da temporada.
Os playoffs contarão com quatro corridas: Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, Londrina, no Paraná, Brasília e Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul. A primeira delas será no interior gaúcho, no dia 18 de setembro.
RESULTADO FINAL DA ETAPA DE SALVADOR
1º - Thiago Camilo (SP), RCM - 35 voltas em 50m40s093
2º - Max Wilson (SP), RC - a 1s770
3º - Átila Abreu (SP), AMG - a 5s401
4º - Luciano Burti (SP), Boettger - a 6s660
5º - Tuka Rocha (SP), Vogel - a 10s981
6º - David Muffato (PR), Boettger - a 11s309
7º - Ricardo Zonta (PR), RZ - a 11s723
8º - Duda Pamplona (RJ), Pro-GP - a 14s301
9º - Nonô Figueiredo (SP), FTS - a 17s238
10º - Giuliano Losacco (SP), Hot Car - a 18s924
11º - Cacá Bueno (RJ), RBR Mattheis - a 20s328
12º - Valdeno Brito (PB), FTS - a 20s760
13º - Alceu Feldmann (PR), A.Mattheis - a 22s039
14º - Allam Khodair (SP), Vogel - a 22s475
15º - Daniel Serra (SP), RBR Mattheis- a 22s989
16º - Ricardo Mauricio (SP), RC - a 23s940
17º - Felipe Maluhy (SP), Pro-GP - a 24s249
18º - Rodrigo Sperafico (PR), JF Racing - a 27s592
19º - Diego Freitas (BA), Scuderia 111 - a 48s021
20º - Ricardo Sperafico (PR), Scuderia 111 - a uma volta
ABANDONOS
Xandinho Negrão (SP), FullTime - a seis voltas
Popó Bueno (RJ), A.Mattheis - a seis voltas
Rodrigo Navarro (SP), JF Racing - a 13 voltas
Diego Nunes (SP), Bassani Racing - a 13 voltas
Denis Navarro (SP), Bassani Racing - a 20 voltas
Marcos Gomes (SP), FullTime - a 28 voltas
Eduardo Leite (SP), Hot Car - a 30 voltas
Serafin Jr (RJ), AMG - a 32 voltas
Julio Campos (PR), RZ - a 35 voltas

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