domingo, 5 de fevereiro de 2012

Com degrau suave, Lotus lança carro que marca retorno de Raikkonen à F-1

Modelo E20, que será conduzido pelo campeão mundial de 2007, possui transição mais suave que modelo da Ferrari entre o bico e o topo do cockpit

Por GLOBOESPORTE.COM Enstone, Inglaterra
Responsável por trazer de volta à Fórmula 1 o campeão mundial de 2007, Kimi Raikkonen, a Lotus lançou neste domingo o modelo com o qual disputará a temporada 2012. A equipe, que a partir deste ano abandona oficialmente o nome da montadora francesa Renault, apresentou uma solução menos agressiva para ao novo regulamento, que prevê que os bicos não devem ultrapassar a altura máxima de 55cm. Ao contrário das linhas retas da Ferrari, a dianteira do novo carro faz uma transição mais suave até o cockpit. Mas as mudanças não param por aí.
Carro da Lotus para a temporada 2012 da Fórmula 1 (Foto: Divulgação)Carro da Lotus para a temporada 2012 da Fórmula 1 tem transição mais suave no bico (Foto: Divulgação)
- A mudança mais perceptítvel nas regras deste ano é a redução da altura do bico, mas ela não nos obriga a baixar também o monocoque, e optamos por este desenho. No entanto, nossas maiores alterações estão na parte traseira, com a mudança da posição dos escapamentos. Neste ano não teremos mais as saídas de calor como fonte de pressão aerodinâmica, então trabalhamos muito nesta área – explicou o diretor técnico James Allison.
Fora da categoria desde o GP de Abu Dhabi de 2009, disputado em novembro daquele ano, Kimi Raikkonen está empolgado com seu retorno. Há duas semanas, o finlandês andou em dois dias o equivalente a dois GPs, usando um modelo da temporada 2010 equipado com pneus para demosntrações. Foi apenas um aquecimento para uma Fórmula 1 que ele próprio enxerga com muitas diferenças em relação àquela que deixou.
- Voltarei em uma condição bem diferente de quando saí, em termos de regulamento, mas isso não importa. Alguns se adaptam mais rápido, outros nem tanto, mas se tivermos um bom equipamento, poderemos ser competitivos. Nosso time sabe como construir bons carros, já produziu máquinas campeãs, então estou otimista – disse Raikkonen, que está com 32 anos de idade e acelerou no Mundial de Rali nas duas últimas temporadas.
Raikkonen e Grosjean mostram carro da Lotus para a temporada 2012 da Fórmula 1 (Foto: Divulgação)Raikkonen e Grosjean mostram carro da Lotus para a temporada 2012 da Fórmula 1 (Foto: Divulgação)
O companheiro do finlandês será o atual campeão da GP2, Romain Grosjean. O francês chega com forte aporte financeiro da fornecedora de combustíveis e lubrificantes do time. O chassi que será utilizado pela equipe na temporada 2012 foi batizado como E20, numa referência à fábrica de Enstone, an inglaterra. É o 20º chassi projetado nesta sede, que já abrigou as instalações das antecessoras Benetton e Renault.
- Nosso objetivo é trazer de volta este time à linha de frente do grid, e lá permanecer por um bom tempo. Todos aqui trabalham com muita paixão pelo esporte a motor, e não podemos falhar nesse processo – frisou o diretor esportivo da equipe, Eric Boulier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário