quinta-feira, 29 de março de 2012

Campeã brasileira de kitesurfe regata vai testar equipamentos olímpicos

Paraibana Nayara Licarião viaja neste sábado para testar equipamentos na Espanha. Modalidade deve virar olímpica em 2016, no Rio de Janeiro

Por Rammom Monte João Pessoa
Uma prancha, um belo mar, bons ventos e uma pipa. É assim que a kitesurfista paraibana Nayara Licarião se prepara na Praia de Intermares para representar o Brasil na etapa de testes dos equipamentos olímpicos de Kitesurfe regata, em Santader, na Espanha. Tudo isto é devido a grande possibilidade do esporte entrar no calendário olímpico dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Ao todo, 12 atletas de diversos países viajam para a Espanha para testar os equipamentos quem devem ser usados no Rio-2016. Nayara como atual tetracampeã brasileira é a única representante do país.
Nayara Licarião teracampeã brasileira de kitesurfe (Foto: Rammom Monte)Nayara Licarião é tetracampeã brasileira de kitesurfe (Foto: Rammom Monte)
Nayara começou a praticar o esporte aos 22 anos, em 2003, incentivada pelo marido, o também kitesurfista Hugo Montenegro. Segundo ela, Hugo (que atualmente é seu técnico e que produz as pranchas com que ela compete) a ensinou tudo que ela sabe sobre o esporte. Mas se engana quem espera que vá ver Nayara dandos saltos e piruetas dentro do mar. Ela pratica a modalidade kite race, ou regatas, e não a freestyle, modalidade mais conhecida do kitesurfe.
A paraibana define a categoria como “a fórmula 1 do kitesurfe”. Segundo ela, na regata todos os competidores largam juntos e vence a etapa quem chegar em primeiro, obdecendo, é claro, uma série de regras. E é esta modalidade que está bem próxima de se tornar olímpica.
- As chances do esporte virar olímpico são de 99% - declara.
Nayara viaja neste sábado para a Espanha. O período de testes vai de 21 a 25 de março. A próxima competição que a atleta irá disputar é a primeira etapa do mundial de kitesurfe, na Venezeula, em maio.
Carreira
Nayara Licarião teracampeã brasileira (Foto: Rammom Monte)Nayara Licarião treinando em João Pessoa
(Foto: Rammom Monte)
A kitesurfista já coleciona vários títulos de expressão. Nayara conta que, em 2006, entrou em uma etapa do mundial que aconteceu em João Pessoa, apenas para “saber como era”. E ganhou. A partir de então, ela percebeu que levava jeito para o esporte e começou a se dedicar cada vez mais. Em 2007, a atleta foi terceiro lugar no brasileiro. A partir daí, só vitórias. Nayara foi tetra campeã seguida do campeonato brasileiro em 2008, 2009, 2010 e 2011.
A partir de 2009, Nayara também começou a participar de mais etapas do mundial. Em 2010 ela ficou em quinto lugar, mesmo sem ter disputado algumas etapas, e em 2011 foi terceiro lugar na Alemanha. Apesar de todos estes títulos, a atleta ainda sofre de um mal que atinge a vários atletas na Paraíba: a falta de patrocínio.
- Infelizmente a gente ainda tem esse tipo de problema. Eu queria aproveitar que o esporte está prestes a se tornar olímpico, para pedir que invistam na modalidade. Não só para mim, mas também para outro atletas da Paraíba, que é um local de onde sai vários ótimos atletas em todos os esportes à vela, não só no kitesurfe – desabafou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário