quinta-feira, 29 de março de 2012

Projeto 'Skate Pedagógico' reúne crianças e jovens, em Manaus

São quase 70 alunos que integram o programa. As aulas ocorrem no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, zona Oeste da cidade

Por Paulo Rogério Manaus
Cerca de setenta alunos, na faixa etária de 4 a 18 anos, participam do projeto "Skate Pedagógico", no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, bairro da Compensa, zona Oeste de Manaus. O objetivo do programa é desenvolver o equilíbrio das crianças e jovens através da prática do skate, além da co-relação da vida social dos alunos dentro do cotidiano como: superação, determinação e persistência.

As aulas ocorrem de segunda a quinta, na pista de obstáculos do street e vertical que abrangem as duas modalidades. O alunos tem duas horas por dia para aprender muito mais do que os fundamentos, manobras e acrobacias do skate, mas principalmente uma verdadeira lição de vida.
Projeto Skate Pedagógico 1 ==22-03-2012 (Foto: Ney Metal/Diculgação)Alunos do projeto Skate Pedagógico se preparam para maia um dia de aula  (Foto: Ney Metal/Diculgação)
- Trabalho desde quando foi implantado o projeto. Fui idealizador da pista para os ensinamentos aqui no Centro. O esporte ensina também alguns itens fundamentais como: praticidade, dinamismo e recuperação - explicou o presidente da Federação Amazonense de Skate Street Vertical, Ney Metal, que é também idealizador do projeto que é desenvolvido pelo Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou.

Segundo Ney Metal, ele sempre procura antes de iniciar as atividades com seus aprendizes, conversar sobre a situação escolar de cada um, além de realizar uma interação em relação a outros problemas que fazem parte do cotidiano.

Projeto Skate Pedagógico=22-03-2012 (Foto: Ney Metal/Diculgação)Uma das alunas do projeto
(Foto: Ney Metal/Diculgação)
- Sempre procuro esse feedback com meus alunos. Eles comentam se aprendem ou não no colégio. Tenho percebido bons resultados pelo bom rendimento dentro da escola. Sem contar com o ensinamento que o skate oferece no desenvolvimento motor, de flexibilidade, raciocínio lógico, agilidade, visão espacial, lateralidade, entre outros aprendizados - completou.

O idealizador do projeto, lembra que realizou o mesmo programa no Centro de Convivência da Família do Mutirão, bairro Amazonino Mendes, zona Norte da capital. Para ele, a emoção é muito grande ao ver seus pupilos assimilarem as aulas e não tem preço que pague esse retorno positivo.

- A maioria das pessoas que vem para cá não sabem sequer um movimento do skate. Vejo uma evolução em muitos e outros não. Mas eles vão chegar lá. Tinha um aluno que tomava três remédios controlados. Conversei com a mãe dele, e ela disse que seu filho parou de tomar os três e agora só toma um. É um exemplo, entre tantos que o projeto conseguiu - mencionou satisfeito Ney.

Projeto Skate Pedagógico 2 ==22-03-2012 (Foto: Ney Metal/Diculgação)Professor Ney ao lado de uma das alunas do projeto
(Foto: Ney Metal/Diculgação)
Idealizador do Skate Pedagógico
Ney Metal é acadêmico do curso de Educação Física e presidente da Federação Amazonense de Skate Street Vertical. Há 16 anos ele atua no esporte. Ney iniciou a prática do skate na Vila Olímpica de Manaus. O experiente atleta já disputou várias competições estaduais e nacionais, além de ter participado de apresentações na massificação do esporte. Metal também organizou competições nos municípios de Tabatinga, Maués, Tefé, Coari, Presidente Figueiredo, Manacapuru, e Itacoatiara. Ele foi fundador da primeira escolinha de skate de Manaus, em 2004, na pista da Ponta Negra, zona Oeste da capital amazonense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário