domingo, 1 de abril de 2012

Veterano Don Frye dispara: 'Dana White rouba os lutadores do UFC'

Ex-campeão do UFC diz que dirigente paga pouco em comparação ao que recebe dos patrocinadores, e diz que sente falta de voltar a lutar pelos fãs

Por SporTV.com Arizona, EUA
O instinto assassino de Don Frye permanece intacto. Campeão do UFC na época em que se lutava três vezes por noite antes de ficar com o cinturão, o "Predador" marcou época como um dos lutadores mais duros e agressivos da história do MMA. Aos 46 anos - 16 mais velho do que quando estreou no MMA, enfrentando Thomas Ramirez, no UFC 8 - Frye mantém a língua afiada, e as opiniões sobre quaisquer assuntos são tão diretas quanto os socos que desferia em seus adversários. Em entrevista ao programa de rádio "Savage Dog Show”, o ex-lutador fala sobre a evolução do UFC como negócio, dos valores pagos aos atletas, dos seus problemas de saúde e se ainda sente falta de lutar.
Don Frye, lutador de MMA (Foto: Divulgação)Don Frye acusa Dana White e o UFC de roubarem os lutadores, mas revela sentir saudade dos tempos de lutador e dos fãs. Ex-campeão revela que poderia voltar ao octógono (Foto: Divulgação)
Confira os principais trechos da entrevista:
Assistir MMA na TV
Não consigo, é muito caro para mim. Quando é transmitido em TV aberta eu assisto. Eles são grandes atletas. É incrível como o esporte mudou. Eu já disse isso muitas vezes, é como a Nascar. Eu sou daqueles caras que ficavam no carro namorando à luz da lua, e hoje o que se vê são máquinas com motores de 500 cavalos de força. São tecnicamente fantásticos. É como os lutadores de MMA hoje em dia. Faço de tudo para assistí-los em ação.
Obrigação de dar espetáculo no octógono
Algumas vezes eu não consegui. Mas não sou como Brock Lesnar, que deixa um rastro de urina do vestiário até o octógono. Eu vou lá e luto. Não entro em um torneio em busca de um lugar confortável para me acomodar.
Motivação para lutar
Sim, e ela se chama carteira vazia.
O que teria que mudar em si mesmo para voltar a lutar
Eu teria que levar a luta a sério. Na última vez que lutei, não respeitei o esporte e nem o meu adversário, e ele me aniquilou. Mas eu mereci aquilo. Ruben Villareal me deu uma surra muito merecida, porque eu pensei que chegaria lá como o "grande Don Frye", com meus recortes de jornal debaixo do braço, e que aquilo o intimidaria. Aparentemente ele não sabia ler, e não se impressinou com meus jornais.
Treinamento
Não treino desde que levei aquela surra de Ruben Villareal em dezembro de 2011, quando fui nocauteado no primeiro round. Só ando a cavalo. Meus últimos oito anos foram muito ruins. Acho que arrebentei as minhas costas em 2003, e não fiquei sabendo disso. A coisa piorou, mas eu pensei que fosse por estar ficando velho. Com o passar do tempo, as dores foram aumentando, e no ano passado... em que ano estamos? 2012? Pois bem, entre maio de 2010 e maio de 2011 eu passei por cinco cirurgias nas costas, e finalmente fiquei curado. Mas com o ego que eu sei que tenho, pensei: "Já se passaram seis meses e meio. Já posso lutar." Mas não treinei, fiz apenas musculação, e isso fez uma diferença enorme. Fomos para a pesagem, e quando Ruben tirou a camisa, ele parecia o Tarzan. Se eu tivesse um carro naquele momento, eu me jogaria dentro dele e iria embora o mais rápido que pudesse.
Saudade de lutar
Muita, de verdade. Eu me diverti muito. Os fãs são fantásticos. Mas o fato é que Dana White acabou com o esporte. Sendo mais específico, ele acabou com o esporte para mim. Eu pensei: "Por que deixo um idiota como esse ditar os rumos da minha vida e me tirar toda diversão dela? Passei a ignorá-lo e seguir adiante. Eu poderia voltar ao octógono se quisesse, só para provar que ele não acabou com o esporte. Mas prefiro ignorá-lo e tocar a minha vida.
Pouco dinheiro para os lutadores
O que se faz lá é um crime. Você vê alguns atletas ganhando dois ou três mil dólares, enquanto Dana White se gaba de ter 30 Ferraris. Ele cobra cerca de 150 mil dólares dos patrocinadores para exporem suas marcas nos calções e camisas dos lutadores, e só repassa a eles dois ou três mil dólares? Isso é roubar os atletas.
Fim do Pride
Fiquei muito triste com isso. Foi um choque para mim. Tive uma reunião com os executivos do Pride quatro dias antes do último torneio, e eles falaram sobre eu voltar a lutar lá. Eu fui, lutei e fui espancado por James Thompson, e eles não me pagaram. De certa forma, eu fiquei triste pelo fim do Pride. Mas depois do que fizeram comigo, eles podem ir para o inferno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário