quarta-feira, 4 de julho de 2012

A Chance: Lulinha e Beijoca lembram início de carreira e aconselham jovens

Meia do atual time e ídolo da Bahia subiram cedo para o time profissional e apontaram a tranquilidade de jogar como segredo para sucesso na peneira

Por Daniel Cardoso e Pedro Veríssimo Salvador
Comente agora
A Chance Salvador Lulinha Beijoca  Bahia (Foto: Daniel Cardoso)Entre uma palestra e outra,  Lulinha e Beijoca se
encontram no Fazendão (Foto: Daniel Cardoso)
Passado e presente do Bahia marcaram presença na etapa de Salvador de A Chance. Lulinha, atual meia do Tricolor, e o folclórico ex-atacante Beijoca foram até o CT do Fazendão para acompanhar a peneira que selecionou cinco jovens para final nacional, que será realizada na Granja Comary. Em uma rápida palestra, eles relembraram o início de suas carreiras e deram dicas para os candidatos que sonham com o futuro no futebol.
Lulinha e Beijoca têm em comum o ingresso precoce no futebol profissional. Se o meia-atacante foi promovido para o time principal do Corinthians com apenas 17 anos de idade, em 2007, o ídolo do Bahia marcou os primeiros dos seus 106 gols com a camisa tricolor quando tinha um ano a menos.
- Na minha época, não tive a oportunidade de encontrar esta estrutura para buscar jogadores. Eu era peladeiro de praia e futebol de salão. Ainda nem era futsal. Tinha 15 anos de idade e acharam que eu poderia ser jogador. Fiz um teste e passei. Era uma quarta-feira e já joguei a preliminar no domingo seguinte. Eram jogadores até 20 anos e ganhamos o jogo de 4 a 3. Quem fez os quatro gols? - indagou Beijoca, arrancando risadas dos rapazes.
A Chance Salvador Beijoca Bahia (Foto: Daniel Cardoso) Nos braços da garotada de A Chance, ídolo Beijoca quase não aparece na foto (Foto: Daniel Cardoso)
Um dos maiores camisas 9 da história do Bahia, ele falou com orgulho dos primeiros feitos da carreira.
- O treinador do profissional estava olhando e, na reapresentação, ele me puxou e não desci mais. Me tornei profissional dos 15 anos de idade. Titular dessa nação com 16. Fui o jogador mais jovem a disputar o Campeonato Brasileiro. Cheguei a jogar contra o Pelé - ressaltou.
Maior artilheiro das categorias de base do Corinthians, com 297 gols, Lulinha não é muito mais velho que a maioria dos jovens que participam de A Chance. Aos 22 anos, ele é um dos destaques do Bahia neste Brasileirão e, para incentivar os candidatos, usou sua própria vida como exemplo de oportunidade bem aproveitada.
- Minha primeira chance foi bem engraçada. Jogava futsal com um amigo meu em São Caetano do Sul, e ele jogava futebol de campo em outro clube. Ele foi jogar contra o Corinthians e, como sempre pegava carona, fui junto. Ele foi muito bem no jogo e foi chamado para fazer um teste. Fui junto de novo. Chegando lá, o treinador passou por mim e perguntou se não ia fazer o teste. Disse que ia só acompanhar meu amigo. Perguntou de que categoria eu era e, como era 90 (meninos nascidos em 1990), me chamou para fazer. Estava de calça e tênis, totalmente desapropriado. Ele falou para eu voltar na semana seguinte. Abracei essa oportunidade, voltei e, uma semana depois, estava inscrito em um campeonato - narrou.
A Chance Salvador Lulinha Bahia (Foto: Daniel Cardoso) À vontade entre os candidatos, Lulinha deu dicas para eles passarem na peneira (Foto: Daniel Cardoso)
Experiente apesar da pouca idade, Lulinha aconselhou os rapazes a nunca perder a esperança de brilhar no mundo da bola. Ele lembrou o exemplo do pentacapeão Cafu, dispensado em nove peneiras antes ser selecionado.
- Muitos vão ficar pelo caminho, mas vocês não podem deixar de sonhar. Futebol é isso. Muitos jogadores tiveram chance de desistir e não desistiram.
Além de manter o sonho vivo, o segredo para passar em uma peneira passa pela tranquilidade para jogar. Personagem marcante do futebol brasileiro nas décadas de 70 e 80, Beijoca garantiu que a essência do esporte continua a mesma e pregou simplicidade como receita para o sucesso.
- É relaxar e jogar. Quem sabe não tem que inventar. O futebol da minha época e o de hoje, não mudou nada. É a mesma coisa. Muitas vezes o treinador pega uma porção de cones - nada contra, mas... - bota para lá, bota para cá, mas, quando chega no campo, os cones não jogam. Quem joga, são vocês. Relaxem, e procurem focar que vai dar certo - concluiu.
A Chance é uma grande peneira mundial organizada pela Nike. Em 50 países estão sendo realizados testes eliminatórios com jogadores de futebol amadores em busca de vagas na final mundial que acontecerá no La Masia, CT do Barcelona em setembro. Dois brasileiros serão selecionados na final nacional em junho na Granja Comary e terão a oportunidade de jogar essa final. O grande prêmio é ser escolhido para entrar no plantel da Nike Academy, equipe da Nike estabelecida na Inglaterra que joga amistosos com grandes equipes do mundo todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário