sábado, 25 de agosto de 2012

Pilotos fazem manifestação contra a demolição de autódromo no Rio

Com faixas e cartazes, grupo de 50 pessoas se reúne em frente ao Autódromo Nelson Piquet. Parque Olímpico será construído no local

Por Lydia Gismondi Rio de Janeiro
5 comentários
As escavadeiras já estão na pista, mas ainda há um grupo de pilotos e apaixonados por automobilismo que mantém a esperança de impedir a demolição completa do Autódromo Nelson Piquet. Neste sábado, cerca de 50 pessoas fizeram uma manifestação em frente ao histórico circuito brasileiro, no Rio de Janeiro, para reivindicar uma mudança no projeto dos Jogos Olímpicos de 2016.
Manifestação no Autódromo Nelson Piquet (Foto: Lydia Gismondi / Globoesporte.com)Pilotos e apaixonados por automobilismo fazem manifestação (Foto: Lydia Gismondi / Globoesporte.com)
O impasse é antigo, desde a escolha do Rio de Janeiro para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Pilotos e pessoas ligadas ao automobilismo são contra a destruição do autódromo localizado em Jacarepaguá e a construção de um circuito novo em Deodoro. Partes da arquibancada e da pista, no entanto, já começaram a ser retiradas.
- É completamente revoltante. Se a gente soubesse que era para um bem maior, a gente ficaria triste, mas poderia até aceitar. Só que a gente está vendo muita coisa ruim envolvida. No futuro, tudo isso aqui vai virar condomínio - disse Rafael Franco, piloto que disputa o Campeonato Estadual de Marcas na pista de Jacarepaguá.
Manifestação no Autódromo Nelson Piquet (Foto: Lydia Gismondi / Globoesporte.com)Os pilotos profissionais não compareceram no
encontro (Foto: Lydia Gismondi / Globoesporte.com)
A manifestação em frente a um dos portões do circuito neste sábado não conquistou muitos adeptos. Apenas alguns pilotos amadores e outros apaixonados pelo esporte foram ao local e levaram faixas reivindicando a mudança no projeto. O grupo, que recebeu o apoio do candidato a prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Freixo, não confia na promessa de construção de um circuito novo em Deodoro.
- Já destruíram o nosso kartódromo há 17 anos e não construíram um outro como prometeram. Então, a gente não tem muita esperança de que vão construir um novo autódromo em Deodoro. Lá tem muitos empecilhos – disse o piloto de Kart Fábio Konrad.
A solução sugerida por eles é a modificação do projeto do Parque Olímpico. A ideia é que seja possível construir as instalações planejadas para a competição sem que, para isso, precise acabar com o autódromo.
- Foi arrancado o asfalto do Setor Norte. Se for para fazer o Parque Olímpico só nessa área, é válido. A gente não está contra nada aqui. Nós queremos o evento, mas também queremos manter o autódromo. Pode ser feita uma readequação ao projeto. O de Londres foi bastante modificado. Por que não pode ter essa flexibilidade aqui? – questionou André Buriti, líder do movimento “SOS Autódromo RJ”.
Manifestação no Autódromo Nelson Piquet (Foto: Lydia Gismondi / Globoesporte.com)A ideia é que o projeto do Parque Olímpico seja modificado (Foto: Lydia Gismondi / Globoesporte.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário