sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Após queda em 2011, Lincoln Ueda planeja manobra complexa na Mega

'Japonês Voador' faz parte de geração que alçou voos maiores para o Brasil
no exterior. Na 1ª competição internacional, o Mundial de vertical, ficou em 4º

Por Ana Carolina Fontes Rio de Janeiro
11 comentários
Um dos maiores nomes do skate brasileiro, Lincoln Ueda foi um grande desfalque da MegaRampa 2011, em São Paulo. O paulista, conhecido como "Japonês Voador", sofreu uma forte queda ao tentar executar um giro de 540º no quarter pipe (a rampa final) nos treinos e ficou fora da disputa. Ueda saiu da pista sentindo dores no quadril e na mão esquerda. Recuperado, ele quer surpreender o público na quarta edição do evento mais radical da modalidade, neste fim de semana, no Sambódromo do Rio, com uma manobra inédita na Big Air.
Lincoln Ueda em Ludhiana (Foto: André Fancio)Conhecido como "Japonês Voador", Ueda tem como especialidade os altos voos (Foto: André Fancio)
- As expectativas são sempre as melhores, eu só quero sair ileso e inteiro. A qualidade da molecada está muito grande, todo mundo tem andado bastante em minimega, mega, então eu acho que o nível vai ser bem maior do que no ano passado.
Radicado há mais de 10 anos nos Estados Unidos, o brasileiro ganhou o respeito de lendas do skate  como Christian Hosoi e Tony Hawk. Com um estilo inconfundível, ele foi um dos precursores da modalidade no país. A especialidade são os aéreos. E se ele já voava alto no half pipe, imagine em uma pista de grandes proporções. Em busca do lugar mais alto do pódio, ele vai arriscar uma das primeiras manobras que aprendeu, o body jar, nunca executada em uma megarrampa.
Lincoln Ueda skate brasileiro MegaRampa  (Foto: Ana Carolina Fontes)NA Apoteose, Ueda vai arriscar manobra inédita
em megarrampas (Foto:Ana Carolina Fontes)
- Quem anda de skate sabe a dificuldade da body jar. Depois de um aéreo de aproximadamente 15 pés (4,5m), eu preciso bater com o skate na borda da pista e descer. Você tem poucos centímetros de madeira, tem que acertar o alvo e sair andando.Tentei realizar essa manobra só uma vez, nos X-Games. Cheguei muito perto, mas sofri uma queda.
O talento de Ueda ganhou as telas do cinema em um documentário, lançado em 2010. O paulista foi um dos personagens do filme "Vida sobre rodas", dirigido por Daniel Baccaro, ao lado de importantes nomes do cenário nacional, como Bob Burnquist, Cristiano Mateus e Sandro Dias.
Em sua primeira viagem internacional, ele colocou o Brasil pela primeira vez no topo do skate mundial. No Mundial de vertical, disputado na Alemanha, em 1987, o "Japonês Voador" conquistou a quarta posição, superando todas as expectativas. Antes dele, nenhum brasileiro havia corrido sequer em uma semifinal da prova fora do país.
O Ueda é o meu ídolo de todos os tempos, o quarto lugar dele me deu força para seguir em frente. Nessa época, ninguém respeitava os skatistas brasileiros. Quem o conhece, sabe que ele não fala muito, mas o skate dele grita"
Bob Burnquist
A notícia despertou a atenção de Bob Burnquist, que estava em um táxi quando soube da inédita colocação do compatriota.
- O Ueda é o meu ídolo de todos os tempos, o quarto lugar dele me deu força para seguir em frente. Nessa época, ninguém respeitava os skatistas brasileiros. Quem o conhece, sabe que ele não fala muito, mas é o skate que fala por ele, o skate dele grita - comentou o tricampeão da MegaRampa.
Além de Bob e Ueda, Rony Gomes, Marcelo Kosake, Lincoln Ueda, Edgard Pereira, Martín André e Ítalo Penarrubia são os brasileiros que marcam presença na quarta edição do evento mais radcal do skate mundial. Mitchie Brusco, Noland Munroe, Adam Taylor, Elliot Sloan, Jagger Eaton, Trey Wood, Alex Sorgente e o australiano Jake Brown são os estrangeiros confirmados. A MegaRampa terá transmissão do SporTV, no sábado, e da TV Globo, no domingo, dentro do Esporte Espetacular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário