sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Cenário do Rio de Janeiro serve de inspiração para feras da MegaRampa

Skatistas comemoram mudança da competição para a Cidade Maravilhosa

Por Ana Carolina Fontes Rio de Janeiro
Comente agora
Nada de alegorias ou adereços e muito menos guitarras ou contrabaixos. Berço do samba e às vezes palco do rock and roll, a Apoteose deixará a barulheira de lado para dar lugar a skates e bicicletas. Numa pista de 112m de comprimento por 27m de altura, as maiores feras do Skate e do BMX irão participar da MegaRampa, que terá uma estrutura única no Hemisfério Sul, neste fim de semana. Durante a entrevista coletiva do evento, realizada nesta quinta-feira, no Sambódromo, autoridades e competidores destacaram a cidade do Rio de Janeiro como principal cenário esportivo da atualidade.
MegaRampa 2012 (Foto: Divulgação)A Apoteose, no Sambódromo do Rio de Janeiro, receberá a edição 2012 da MegaRampa  (Foto: Divulgação)
- Esse lugar é um santuário e um dos símbolos do Rio de Janeiro, que vai receber a maratona dos Jogos Olímpicos de 2016. Existem mais de 4 milhões de skatistas no Rio de Janeiro e a MegaRampa coroa um cilclo esportivo que teremos no Brasil, que tem a Copa do Mundo como destaque. O skate e o BMX são modalidades com a cara da nossa cidade e esperamos receber mais competições desse tipo - destacou a secretária de Esportes e Lazer do Rio de Janeiro, Márcia Lins.
Atual tricampeão da competição e maior expoente da modalidade, Bob Burnquist comemorou a mudança da MegaRampa para o Rio de Janeiro antes de enaltecer que o evento é uma verdadeira prova de coragem e superação.
- Queria agradecer o apoio das pessoas que fizeram essa MegaRampa acontecer aqui no Rio de Janeiro. Tenho treinado muito na rampa da minha casa e estou empolgado para competir na Cidade Maravilhosa, que sediou o Vert Jam recentemente. A MegaRampa saiu do samba paulista (a última edição realizada no Brasil foi no Amhembi) para o samba carioca. Poucos skatistas encaravam a MegaRampa, mas para provar que estar num pista como essa já é motivo de superação, o Ítalo, que é biamputado, e o Aaron, que é cadeirante, irão fazer demonstrações antes do evento.
Feliz com a participação dos amigos, Bob lembrou de um episódio no quintal de sua casa nos Estados Unidos que o deixou de queixo caído.
- O Aaron me impressionou quando conheceu a rampa da minha casa. Na primeira descida,  ele caiu e quebrou todos os dentes da frente. Ele catou tudo no chão e mandou uma foto para o dentista dele se desculpando, pois ele já havia quebrado os dentes antes. Não satisfeito, mesmo bangela, ele subiu na cadeira de rodas e desceu de novo, só que desta vez a cadeira quebrou e ele teve que voltar para casa, em Las Vegas, sem realizar sua vontade.
Mitchie Brusco skate MegaRampa (Foto: Ana Carolina Fontes)O fenômeno Mitchie Brusco, de 15 anos, quer se
divertir no Rio (Foto: Ana Carolina Fontes)
Sem a mesma pressão do rival e do mentor Bob, apesar de ser apontado por todos como o novo fenômeno da modalidade, o americano Mitchie Brusco, mostrou toda a pureza de seus 15 anos com uma declaração extremente sincera.
- Mesmo se não vencer no Rio de Janeiro será uma experiência maravilhosa, pois eu amo essa cidade. Tenho certeza de que o Bob vai fazer tudo o que ele sabe na pista para vencer, mas eu vim mesmo para andar de skate. Eu ainda sou uma criança e só quero me divertir muito - disse o menino de Washington.
Uma das esperanças brasileiras no BMX, Douglas Leite, o Douguete, também não vê a hora de subir na MegaRampa. Atual campeão do evento na sua especialidade, ele espera que os treinos no half pipe não atrapalhem seu desempenho numa pista completamente diferente.
- Será incrível competir na MegaRampa, pois estou esperando por isso há um ano. Apesar de não ter conseguido treinar em nenhuma MegaRampa, trabalhei muito no vertical, que é a minha base, e espero mostrar minha evolução mesmo sem ter me preparado para esse tipo de pista. Vou buscar o meu limite e quero saltar acima dos 6m20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário