sexta-feira, 24 de agosto de 2012

De surpresa a favorito, Douguete não teme rivais na busca pelo bi no BMX

Em 2011, biker de São Bernardo do Campo entrou na última hora no lugar do americano Wade Morgan, que sofreu acidente na véspera da MegaRampa

Por Ana Carolina Fontes Rio de Janeiro
2 comentários
Douguete BMX MegaRampa Douglas Leite (Foto: Ana Carolina Fontes)Douguete defende o título na MegaRampa 2012,
no Sambódromo (Foto: Ana Carolina Fontes)
No ano passado, ele roubou a cena ao desbancar os gringos na competição de Big Air do BMX da MegaRampa, com um salto de 6,20m, em São Paulo. Douglas Leite, mais conhecido como Douguete, nem iria participar do evento, mas entrou na última hora no lugar do americano Wade Morgan, que sofreu um acidente na véspera. O biker nunca havia pisado em uma megarrampa e teve apenas um dia para se adaptar à pista, com uma bicicleta simples. No fim da apresentação, percebeu que o eixo da bike havia se quebrado e, por um milagre, uma tragédia não aconteceu. Nesta edição, o cenário é outro. O paulista de São Bernardo tornou-se um dos principais nomes da modalidade no país e está confiante na busca pelo bicampeonato.
O outro brasileiro na disputa é André Jesus, de 22 anos, que irá encarar pela primeira vez a estrutura de 112m de extensão e 27m de altura, o equivalente a um prédio de nove andares. Quem também marca a presença na modalidade são os estrangeiros Steve McCann, Vince Byron, Kevin Robinson, Chad Kagy, Morgan Wade, Anthony Napolitan e Colton Satterfield. A MegaRampa irá receber, neste final de semana, as maiores feras do skate e do BMX. O evento terá transmissão do SporTV, no sábado, e no domingo, da TV Globo, ao vivo, dentro do Esporte Espetacular.

- No ano passado, eu era pirata, andei com uma bicicleta simples, sem nenhuma expectativa de vencer e fui bem. Agora, estou mais tranquilo, com a adrenalina mais baixa e espero que dê tudo certo. Vou fazer as minhas manobras e a minha meta é bater a minha marca de 2011, tudo vai depender da velocidade que eu atingir (na descida, os competidores podem chegar a 70km/h). Vou tentar arriscar um double front flip no hander (duplo mortal para frente, sem as mãos) - disse Douguete, que assistiu à primeira edição da competição, em 2010, na arquibancada. Ele nem imaginava que, pouco tempo depois, seria o centro das atenções.
No ano passado, eu era pirata, andei com uma bicicleta simples, sem expectativa de vencer. Agora, estou mais tranquilo, com a adrenalina mais baixa. Minha meta é bater a marca de 2011"
Douguete
Após o título em 2011, o biker de 21 anos ganhou um outro apelido: Megarrampa. Apesar de não ter treinado na estrutura este ano, ele esteve longe de estar parado. Tudo para alcançar o melhor resultado possível e trazer mais visibilidade ao esporte e oportunidades para os seus praticantes.
- Não consegui treinar em uma megarrampa neste ano, tentei ir para a Califórnia, onde tem um centro de treinamento, com colchão de espuma e toda a infra-estrutura que um atleta precisa, mas meu visto não foi liberado. Tenho treinado no vertical, de quatro a cinco horas por dia. Quero mostrar que, mesmo sem uma preparação voltada para essa estrutura, sou capaz de ter um bom desempenho. Assim, posso ajudar no desenvolvimento do BMX no Brasil.
André Jesus e Douguete MegaRampa BMX (Foto: Ana Carolina Fontes)André Jesus e Douguete são os únicos brasileiros no BMX da MegaRampa (Foto: Ana Carolina Fontes)
Estreante na competição, André Jesus acabou de voltar de uma temporada de treinos em uma minimegarrampa na Pensilvânia, nos Estados Unidos. Sem economizar elogios ao conterrâneo, o paulista disse, em tom de brincadeira, que a meta é desbancar o atual campeão.
- A estrutura da minimegarrampa é um pouco menor, mas já dá para ter uma ideia do que vou encontrar por aqui. Não tenho medo da vala, mas espero não me machucar. Minha expectativa é ganhar do Douguete, que é um cara excepcional. Quero ver os brasileiros se dando bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário