sábado, 12 de janeiro de 2013

BJ Penn insinua aposentadoria ao anunciar fim do contrato com o UFC

Ex-campeão dos pesos-meio-médios e dos pesos-leves, havaiano já havia anunciado fim da carreira em 2011, mas voltou ao octógono no final de 2012

Por SporTV.com Rio de Janeiro
5 comentários
Lenda viva do MMA e um de apenas dois lutadores a conquistarem cinturões do UFC em duas categorias diferentes, o lutador americano BJ Penn insinuou na noite de sexta-feira que está se aposentando do esporte. O ex-campeão dos pesos-leves e pesos-meio-médios anunciou, numa troca de mensagens com seus seguidores no Twitter, que seu contrato com o Ultimate terminou.
- Estou feliz em ter terminado meu contrato de oito lutas com o UFC - escreveu Penn, em resposta a um seguidor que perguntava se ele tinha planos de lutar em 2013.
UFC Bj penn (Foto: Agência Getty Images)BJ Penn (Foto: Getty Images)
Em outras mensagens, porém, o havaiano deixou em aberto a possibilidade de tentar reconquistar o cinturão peso-leve da organização. Mas com ressalvas:
- Teria que valer muito a pena, o UFC é trabalho duro - afirmou. Ele também disse que espera continuar fazendo aparições promocionais pela companhia.
Blog UltiMMAto: notícias, vídeos e curiosidades do mundo do MMA
Rory MacDonald acerta BJ Penn UFC (Foto: Getty Images 	)BJ Penn foi derrotado por Rory MacDonald em seu
último combate (Foto: Getty Images )
BJ Penn já lutou fora do UFC, logo após conquistar o cinturão peso-meio-médio, em 2004, e anunciou sua aposentadoria logo após sua derrota para Nick Diaz em outubro de 2011, no UFC 137, mas, desta vez, parece mesmo estar "pendurando as luvas" de vez. Nomeado Jay Dee Penn e apelidado de "Baby Jay", o lutador conquistou a faixa-preta do jiu-jítsu em apenas três anos e foi o primeiro campeão mundial faixa-preta não-brasileiro e nascido nos EUA, em 2000.
Penn começou a carreira no MMA já no Ultimate, com uma vitória por nocaute sobre Joey Gilbert no UFC 31, em 2001. Ele disputou o cinturão dos pesos-leves duas vezes, com uma derrota para Jens Pulver e um empate contra Caol Uno, antes de subir de peso e conquistar o título peso-meio-médio contra Matt Hughes, que fazia sua sexta defesa de cinturão consecutiva, numa das maiores zebras da história do UFC. Citando uma falta de desafios para ele na organização, o havaiano deixou a companhia e rumou para o Japão, onde assinou com o K-1 e enfrentou Duane Ludwig e Lyoto Machida. No interim, venceu Rodrigo Gracie e Renzo Gracie.
O lutador voltou em definitivo para o UFC em 2006 e, após derrotas para Georges St-Pierre e Matt Hughes, desceu de novo para o peso-leve. BJ Penn dominou a categoria entre 2007 e 2009, com cinco vitórias. Ao bater Joe Stevenson no UFC 80, em janeiro de 2008, tornou-se o segundo lutador da história a conquistar títulos do Ultimate em divisões diferentes - o primeiro foi Randy Couture, campeão peso-pesado em 1997 e peso-meio-pesado em 2003. O havaiano fez três defesas de cinturão bem sucedidas, mas perdeu o título em 2010 para o americano Frankie Edgar e, após ser derrotado numa revanche imediata, subiu para os meio-médios. Penn venceu o "tira-teima" contra Hughes, mas, posteriormente, empatou com Jon Fitch e perdeu consecutivamente para Nick Diaz e Rory MacDonald. No total, ele tem 16 vitórias, nove derrotas e dois empates, e participou de 11 combates valendo títulos do UFC, sendo cinco vitórias, cinco derrotas e um empate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário