quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

TUF 17: Time de Chael Sonnen vence luta de abertura e fica em vantagem

Inglês Luke Barnatt nocauteia Gilbert Smith e põe equipe de Jon Jones em crise logo no início do show. Exterminador será revelado no terceiro episódio

Por SporTV.com Rio de Janeiro
20 comentários
Gilbert Smith x Luke Barnatt tuf ufc (Foto: Reprodução)Luke Barnatt comemora a vitória por o nocaute sobre
Gilbert Smith no TUF 17 (Foto: Reprodução)
O segundo episódio da 17ª edição do reality show "The Ultimate Fighter" apresentou a primeira luta do programa, tendo o inglês Luke Barnatt, da equipe de Chael Sonnen, contra Gilbert Smith, comandado por Jon Jones. Desacreditado por sua equipe pela falta de conddicionamento físico e instabilidade emocional, Smith não resistiu à maior envergadura do invicto Barnatt e foi derrotado por nocaute, com uma joelhada voadora, no segundo round. A derrota tirou de Jon Jones a vantagem de poder escolher os combates, que passou a ser de Chael Sonnen. Ao final do episódio, Sonnen escolheu a segunda luta do programa, entre o seu comandado Uriah Hall e Adam Cella, da equipe de Jon Jones.
O programa começou com as duas equipes entrando na casa e se maravilhando com o luxo e o conforto. Ao mesmo tempo, os comandados de Jon Jones não se mostravam felizes pela escolha da luta, uma vez que consideravam Gilbert Smith mal fisicamente e instável emocionalmente.
- Acho que não foi uma boa escolha. Smith é um bom lutador, mas claramente está fora de forma, e poderia ter mais tempo para se condicionar aqui dentro. Ele fica emocionado quando fala da sua família, chora com faciliddade, e isso não é bom logo no início da competição. Acho que Barnatt, por ser muito mais alto e aparentemente mais frio, pode levar vantagem - disse Josh Samman.
Equipe de Jon Jones discorda da escolha do treinador
Outro que se mostrou desconfortável com a escolha de Smith para encarar Barnatt foi Bubba McDaniel.
- Eu não quero perder o controle do que vim fazer aqui. Perder essa luta vai fazer isso, e eu estou preocupado, porque acho que Gilbert Smith não está preparado ainda para lutar.
Voltando dos treinamentos, Smith interpelou os companheiros na van que os levava de volta para casa, e ficou incomodado com o que ouviu.
- O que vocês estão dizendo não é nada motivador. Isso me deixa triste - disse o lutador.
Do outro lado, Barnatt era encorajado por Chael Sonnen, que dizia achar difícil ele perder o combate.
- É fácil ver quando você é o favorito para uma luta: todos ao seu redor acreditam de verdade que você vai vencer. E o que vemos aqui é que todos aqui realmente acham que você não tem como perder essa luta. Smith é muito mais baixo, e acho que pode tentar te acertar. Acho até que pode conseguir, mas não mais que uma vez.
À noite, no gramado, conversando com Adam Cella, Smith emocionou-se falando da falta que sua família faz.
- Quando eu luto, gosto de olhar em volta e ver nos olhos de quem está comigo, da minha família, que eles estão me apoiando. Aqui, acho que, quando olhar para o meu córner, verei olhares de apreensão. Isso é duro, porque já estou sentindo falta de quem eu amo lá fora - disse o lutador, que começou a chorar.
Barnatt se mostrava tranquilo
No dia seguinte, no vestiário, Smith conversou com os companheiros de equipe e expôs a sua insatisfação com a falta de confiança que eles demonstravam. Do lado de fora, Jon Jones e seus treinadores ouviam a conversa. Após algum tempo, Jones entrou na sala e declarou seu total apoio a Smith, dizendo que confiava nele e que não havia razão para se preocupar. Antes, no entanto, em conversa com seus auxiliares, o campeão dos meio-pesados ouviu que todos estavam preocupados com a forma de Gilbert Smith, principalmente com o seu fôlego.
Na casa, Barnatt conversava tranquilamente com seus companheiros de equipe.
- Eu estou muito confiante. Se ele vier com a cabeça baixa, vou segurá-la e aplicar cotoveladas. Isso dói, não tem como não machucar. Eu não vim aqui pra brincar. Vim para vencer, e vou encontrar um jeito de fazer isso sempre. Eu até gostaria que alguns caras da equipe deles vencesse algumas lutas, porque não quero ter que lutar contra vocês - disse o inglês.
Após a pesagem, na qual Gilbert Smith brincou fazendo poses de fisiculturista na balança, e Luke Barnatt manteve-se sério e concentrado, Dana White disse não entender a escolha de Jon Jones.
- Acho que Jon errou na escolha da luta. Barnatt tem uma imensa vantagem de envergadura e altura, e não sei  por que ele escolheu Smith para enfrentar o inglês. Vamos ver o que acontece.
SporTV.com/Combate: confira as últimas notícias do mundo do MMA
A luta
Gilbert Smith x Luke Barnatt tuf ufc (Foto: Reprodução)Jon Jones dá instruções a Gilbert Smith no intervalo
do primeiro para o segundo round (Foto: Reprodução)
O primeiro round começou morno, com Barnatt aproveitando a maior envergadura para aplicar socos de longa distância. Smith conseguiu encurtar a distância e levar o inglês para as grades, mas sem muita efetividade. Melhor na luta agarrada, Barnatt foi melhor também no chão, e dominou o round, mantenddo o rival sob controle. No intervalo, Jon Jones disse a Smith que aplicasse mais socos no rosto do adversário. Na volta para o segundo round, Smith tentou fazer o que lhe foi instruído, mas Barnatt estava preparado para a estratégia e novamente manteve o representante de Jon Jones à distância.
Na medida em que o combate se desenvolvia, Barnatt evitava o wrestling de Smith e levava a luta para a trocação, sendo aplaudido por Sonnen. Na metade final do round, Smith finalmente conseguiu acertar alguns bons golpes no rosto do inglês, ganhando confiança. No entanto, ao buscar novamente levar a luta para o chão, Smith baixou muito a cabeça e recebeu uma forte joelhada voadora, que o deixou inconsciente, forçando o árbitro Steve Mazagatti a interromper o combate, dando a vitória a Luke Barnatt. Enquanto os lutadores voltavam para o vestiário, Bubba McDaniel, da equipe de Jon Jones, aproveitou para desafiar Kevin Casey, tentando levantar o ânimo de sua equipe. O desafio foi visto como desrespeito por Casey.
Após o combate, enquanto chorava muito no vestiário, Smith era consolado por Jon Jones. O treinador dizia à sua equipe o que esperava deles dali para diante.
- Espero que todos estejam chateados por tudo o que aconteceu aqui. Nosso objetivo era ser a primeira equipe a vencer todas as lutas preliminares e fazer 7 a 0. Isso não vai mais acontecer. Agora é fazer o melhor possível. Usem a irritação que vocês estão sentindo agora para isso - disse o treinador.
No fim do episódio, Chael Sonnen anunciou que a próxima luta será entre seu comandado, Uriah Hall, e Adam Cella. Cella disse achar que Hall o considera um desafio menor, e adiantou que tentará mexer com o lado psicológico do rival. O anúncio do terceiro espisódio deu a dica de que Hall pode ser o exterminador que Dana White anunciou que havia na casa. A luta entre ele e Cella terminará com o que o presidente do UFC disse ser um dos nocautes mais impressionantes que já viu na sua vida. A cena de um dos lutadores colocado em uma ambulância encerrou o programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário