sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Popó rouba cena no Jungle e diz que lutaria MMA se fosse mais bem pago

Ex-lutador de boxe acampanha Lúcio Curado na pesagem do Jungle Fight
49. Para ele, Anderson Silva e Chael Sonnen 'ganham fácil' de Jon Jones

Por Ivan Raupp Rio de Janeiro
4 comentários
Popo Jungle Fight (Foto: Ivan Raupp)Popó observa atentamente a pesagem do Jungle
Fight 49, no Rio de Janeiro (Foto: Ivan Raupp)
Acelino "Popó" Freitas foi o grande destaque da pesagem do Jungle Fight 49, nesta quinta-feira, em um hotel no Rio de Janeiro. O ex-boxeador acompanhou seu atleta Lúcio Curado, que vai disputar o cinturão dos leves contra o americano Sean Cubby na luta principal do evento desta sexta, e falou bastante sobre MMA em entrevista ao SPORTV.COM. Popó disse, por exemplo, que aceitaria lutar na jaula, mesmo aos 37 anos, caso o esporte fosse tão bem pago quanto o boxe:
- Não lutaria porque paga muito pouco pela qualidade que tem. É uma estrutura monstra, os caras dão show, mas não é tão bem pago quanto o boxe. Se fosse, eu lutaria hoje, mesmo com 37 anos. Mas não vale a pena. Até porque minha modalidade é uma (o boxe). Eu teria que passar um ano treinando muay thai, jiu-jítsu, e o próprio MMA para juntar tudo. O (Manny) Pacquiao ganha US$ 50 milhões por luta. O boxe paga 75% do que arrecada, e o MMA paga só 7%. É um absurdo. Por isso o Tito Ortiz não aceitava algumas lutas, por causa de bolsa. Ele sabe que os caras faturam muito e pagam pouco. Ele brigou muito por causa de bolsa.
Sobre essa hipotética ida para o MMA, ele brincou ao citar os potentes chutes baixos de José Aldo, campeão peso-pena do UFC e que tem esse golpe como marca registrada:
- Se eu for para o MMA tenho que treinar muito. Se eu tomo uma lapada daquela na perna vou desmanchar todo. Se o José Aldo me dá um chute daquele vou voar longe, vou ficar mancando uns dez meses (risos).
É uma estrutura monstra, os caras dão show, mas não é tão bem pago quanto o boxe. Se fosse, eu lutaria hoje, mesmo com 37 anos"
Popó, sobre lutar MMA
O boxe há algum tempo era acompanhado de perto pelo povo brasileiro, que tinha Popó como ídolo e ainda vibrava com as lutas de Mike Tyson, Evander Holyfield, entre outros. Atualmente, o MMA praticamente ocupou o lugar do boxe, e o baiano justificou o fato com a falta de campeões de um lado, enquanto do outro estão Anderson Silva, José Aldo e Renan Barão, todos detentores de cinturão do UFC:
- Muita gente pergunta se o MMA passou o boxe. Eu sempre falo que teve a época do Guga, do Pelé, do Senna, do Popó, e hoje é a época do MMA. A gente tem que acompanhar e respeitar, porque é um dos esportes que mais cresce no mundo, e o esporte também de inclusão social, isso que é importante. O Brasil tem muitos campeões mundiais de MMA. São três campeões (Anderson Silva, José Aldo e Renan Barão), eram quatro (antes de Cigano perder o cinturão). O boxe não tem campeões, então não tem como divulgar. Você vai na Argentina e vê que o MMA não é estourado lá, muita gente não assiste, mas lá tem quatro ou cinco campeões mundiais de boxe, tem até mulher campeã mundial. É difícil você estar em um país onde não tem campeão. Pelo amor de Deus, vai divulgar quem? Já no MMA são três campeões do UFC, por isso está sendo divulgado.
Wallid Ismail, Popó, Sylvio Bhering Jungle Fight (Foto: Ivan Raupp)Popó, Wallid Ismail e Sylvio Bhering na pesagem do Jungle Fight (Foto: Ivan Raupp)
Popó contou que acompanha o MMA desde os primórdios, quando seus amigos competiam na Bahia, e elegeu o clássico do Pride Rodrigo Minotauro x Bob Sapp como sua luta preferida:
- Eu gostava muito das lutas do Pride. Gostei muito do Minotauro contra o Bob Sapp. Foi inesquecível, o Bob Sapp grandão e pegava o Minotauro como se fosse um bonequinho. Daqui a pouco o Minotauro pega e finaliza. Foi marcante por tudo o que o Minotauro fez e está fazendo.
É difícil você estar em um país onde não tem campeão. Pelo amor de Deus, vai divulgar quem? Já no MMA são três campeões do UFC, por isso está sendo divulgado"
Sobre o MMA ter tomado o lugar do boxe
Já em relação à luta que gostaria de ver, ele concordou com a maioria dos fãs de MMA ao dizer o duelo entre campeões do UFC, Anderson Silva e Jon Jones. E surpreendeu ao dizer que, em sua opinião, o americano Chael Sonnen "vai ganhar fácil" de Jones no UFC 159, dia 27 de abril, em Newark (EUA). O Spider ganhou essa mesma moral do ex-campeão mundial de boxe:
- Jon Jones x Anderson Silva, essa é a luta que eu espero. Se o Anderson não parar antes, né? Tenho certeza que ele ganharia fácil, fácil. Outro cara que digo que ganha fácil do Jon Jones é o cara que quase ganhou do Anderson, o Sonnen. Não vi nenhum cara ir para cima e botar o Jon Jones no chão. A gente também nunca viu alguém fazer o que ele (Sonnen) fez com o Anderson, que quase perdeu. Pela qualidade técnico, o Anderson se superou. É igual o Cigano agora. O Cigano ia sempre para cima, nocaute, nocaute, nocaute... Pegou o Cain Velásquez, que foi para cima e o derrubou, aí o psicológico foi embora.
Lucio Curado e Popó Jungle Fight (Foto: Ivan Raupp)Popó acompanha Lúcio Curado na hora de subir à balança (Foto: Ivan Raupp)
Popó comentou também sua relação com Lúcio Curado. O baiano tem uma academia em Brasília, na qual Lúcio foi treinar. Lá, os dois se conheceram e passaram a ser treinador e pupilo:
Tenho certeza que ele (Spider) ganharia fácil, fácil. Outro cara que digo que ganha fácil do Jon Jones é o que quase ganhou do Anderson, o Sonnen. Não vi nenhum cara ir para cima e
botar o Jon Jones no chão"
Mostrando seu lado comentarista
- Eu estou procurando consertar o Lúcio. A gente não faz nenhum campeão mundial de boxe da noite para o dia, e nenhum do MMA. Ele tem muitas habilidades, é muito bom no jiu-jítsu, e a minha ideia é aprimorá-lo tecnicamente. Eu não passei tudo que um campeão mundial passa, até porque tenho que me adequar a passar para ele as limitações dele. Só tenho que ajeitar alguns golpes dele e dar alguns golpes em termos de saída, entrada, colocação. Isso a gente conversou, e ele aprendeu, é muito inteligente.
Com Lúcio Curado x Sean Cubby na luta principal, o Jungle Fight 49 ocorre na noite desta sexta-feira, na AABB da Lagoa, no Rio de Janeiro. O canal Combate vai transmitir o evento ao vivo, a partir das 21h30m (horário de Brasília), e o SPORTV.COM transmite também ao vivo as duas primeiras lutas do card, Ary Santos x Guilherme Sawaya e Salomão Ribeiro x Fábio Marongiu.
JUNGLE FIGHT 49
Lucio Curado x Sean Cubby - peso-leve
Alexandre Capitão x Talison Soares - peso-pena
Murilo Filho x Allan Nuguete - peso-leve
Junior Abedi x Marcos Vinícius Cabecinha - peso-mosca
Ederson Lion x Rodolfo Buda - peso-médio
Salomão Ribeiro x Fábio Marongiu - peso-médio
Ary Santos x Guilherme Sawaya - peso-leve

Nenhum comentário:

Postar um comentário