domingo, 10 de março de 2013

Del Bosque e Bobby Charlton apoiam decisão de Neymar continuar no Brasil

Espanhol elogia nível do Brasileirão, mas cobra atuações convincentes pela Seleção: ‘Não tem por que sair obrigatoriamente para a Europa'

Por Cahê Mota e Márcio Iannacca Rio de Janeiro
87 comentários
Neymar no jogo amistoso do Brasil x Inglaterra (Foto: Reuters)Del Bosque cobra melhores atuações de Neymar
com a camisa amarelinha (Foto: Reuters)
A pergunta é recorrente: Neymar precisa jogar na Europa para se consolidar como um dos melhores jogadores do mundo? No Brasil, o ex-treinador da Seleção, Mano Menezes, criou polêmica ao dizer que sim, mas neste domingo o Santos ganhou colaboradores de peso na missão de manter pelo maior tempo possível o craque na Vila Belmiro. No Rio de Janeiro para o Laureus, o “Oscar do Esporte”, Vicente Del Bosque, técnico da Espanha, e Bobby Charlton, ex-jogador inglês e dirigente do Manchester United, apoiaram o atacante na decisão de permanecer "em casa".
Expoente no país apontado como destino iminente de Neymar, seja para defender Real Madrid ou Barcelona, Vicente Del Bosque demonstrou conhecimento sobre os feitos do santista e lembrou que o Brasileirão tem crescido em prestígio a cada ano. Ex-jogador e treinador merengue, o espanhol acredita ainda que o atacante carece apenas de atuações mais convincentes com a camisa do Brasil para que se estabeleça também internacionalmente como um dos melhores.
- Está jogando em seu país, está se desenvolvendo como jogador e não tem por que sair obrigatoriamente para o futebol europeu. Está muito bem em seu clube. Muitos jogadores também estão voltando. O Brasil tem uma liga caseira importante. O que falta é um pouco de constatação como jogador da seleção brasileira. Melhores atuações. Eles acabaram perdendo as Olimpíadas - lembrou o campeão mundial e europeu com a Fúria.
Já Sir Bobby Charlton não se mostrou tão bem informado sobre o jovem do Santos. Em um primeiro momento, até perguntou “quem?” ao ouvir o nome de Neymar para em seguida se desculpar e explicar que imaginou que tratar-se de algum atleta da Premier League. Após identificar o brasileiro, o campeão do mundo em 1966 pela Inglaterra adotou tom político, mas seguiu a linha de raciocínio de Del Bosque ao dizer que o status independe do país onde o atleta está jogando.
- Talvez algumas pessoas criticam, falam que ele deve jogar fora para alcançar o melhor futebol, mas eu não posso falar isso. Não posso falar muito sobre este assunto, até por não ser o meu time. Sou diretor de um time, que é o Manchester United. Então, não seria correto falar nada sobre negociações. Se ele me perguntasse, diria que se ele tiver um bom treinador e amor pelo jogo, ele pode alcançar um grande nível.
Constantemente especulado no futebol europeu, principalmente espanhol, Neymar tem contrato com o Santos até a metade de 2014. Recentemente, no entanto, ele já admitiu a possibilidade de deixar o clube antes. O atacante está entre os indicados ao prêmio de revelação do ano no Laureus, o "Oscar do Esporte", que será entregue segunda-feira no Rio de Janeiro.
Vicente Del Bosque, Bobby Charlton e Franz Beckenbauer em coletiva do Laureus (Foto: Cahê Mota)Vicente Del Bosque, Bobby Charlton e Franz Beckenbauer em coletiva do Laureus (Foto: Cahê Mota)

Nenhum comentário:

Postar um comentário