domingo, 10 de março de 2013


Walter e Amaral marcam, Goiás vence clássico e complica situação do Vila
Equipe esmeraldina chega aos 26 pontos e se mantém isolada na ponta do Campeonato Goiano. Rival pode ser ultrapassado pelo Dragão e sair do G-4
 
 
A CRÔNICA
por Fernando Vasconcelos
42 comentários
Faltava um clássico para Walter. Artilheiro e ídolo da torcida esmeraldina, o atacante ainda não havia enfrentado nenhum rival jogando pelo Goiás, mas a oportunidade surgiu neste domingo. Sem decepcionar, Walter marcou um dos gols da vitória por 2 a 0 contra o Vila Nova e ajudou sua equipe a manter a liderança isolada do Campeonato Goiano, agora com 26 pontos. O gol marcado no Serra Dourada foi o sexto do ‘Tufão’ em três partidas como titular. Ele se iguala a Júnior Viçosa na artilharia do Goianão.
Amaral, de cabeça, fechou o placar já no fim do segundo tempo. O resultado fez a alegria da maioria dos 10.057 pagantes, pois a torcida do Goiás marcou presença em maior número. Já o Vila Nova, que perde mais um clássico, acumula duas derrotas seguidas e sairá do G-4 se o Atlético-GO vencer a Aparecidense nesta segunda-feira. O Tigre ocupa o quarto lugar exatamente com a metade da pontuação do Goiás – 13 pontos.
A vitória neste domingo seria importante não só para melhorar a situação colorada na tabela de classificação, mas também para amenizar o retrospecto negativo diante do rival. Em 190 confrontos entre Goiás e Vila Nova em Campeonatos Goianos, o Esmeraldino venceu 96. Foram ainda 49 empates e 45 vitórias coloradas. O Tigre voltará a campo no próximo domingo, contra o Grêmio Anápolis, fora de casa, enquanto o Goiás receberá o Anápolis, segunda-feira (18), no Serra Dourada.
Walter comemora gol contra o Vila Nova (Foto: Cristiano Borges/O Popular)Walter deixa sua marca e comemora primeiro gol no clássico (Foto: Cristiano Borges/O Popular)
Superioridade esmeraldina
Logo nos primeiros minutos de partida o Goiás apresentou uma equipe mais entrosada e tranquila em campo. Thiago Mendes e Renan Oliveira, que estiveram no departamento médico recentemente, voltaram ao time titular nas vagas de Dudu Cearense e Eduardo Sasha e não deixaram o nível técnico cair. Do outro lado, o Vila tinha um time bem posicionado na defesa, mas desde o início apresentava enormes dificuldades para trocar passes no campo de ataque.
O primeiro bom lance do Goiás ocorreu aos quatro minutos. Após troca de passes entre William Matheus, Renan Oliveira e Walter, a bola chegou ao lateral-esquerdo esmeraldino, que foi derrubado na entrada da área. A arbitragem mandou o jogo seguir. No minuto seguinte, Renan Oliveira cobrou falta, Neto Baiano cabeceou e Vinícius fez boa defesa.
Uma das opções feitas por Darío Pereyra ao longo da semana foi substituir Ernani pelo jovem Alan. O jogador de 20 anos logo percebeu que não teria vida fácil. Do outro lado, Vítor estava afim de jogo e levava a melhor em quase todas as jogadas contra o lateral colorado. O Tigre tentava atacar apenas em lances isolados, como em cobranças de falta a longa distância ou em cruzamentos, mas não ameaçou o goleiro Harlei no primeiro tempo.
Walter, livre, deixa sua marca
Em contrapartida, o Goiás aumentou seu volume de jogo com o passar do tempo e martelou até abrir o placar aos 30 minutos. Em boa jogada pela direita, Vítor tocou para Renan Oliveira, que cruzou na segunda trave. O zagueiro Neto Gaúcho, que se mostrou eficiente em campo, marcava Neto Baiano. Enquanto isso, Walter estava livre para finalizar de primeira, sem chances para Vinícius: Goiás 1 a 0. Foi o sexto gol de Walter em três jogos como titular no Campeonato Goiano.
O gol deu ainda mais ânimo ao time do técnico Enderson Moreira, que por pouco, não ampliou o placar antes do intervalo. Um minuto depois do gol, Walter recebeu em profundidade, chegou antes do goleiro adversário, mas chutou fraco. Neto Gaúcho evitou que a bola chegasse ao gol. Em seguida, Neto Baiano arriscou de longe, e Vinícius defendeu com dificuldade. A primeira etapa foi encerrada sem que Harlei tivesse feito nenhuma defesa sequer.
  •  
Vila Nova x Goiás Goianão 2013, Hyantony, Ernando (Foto: Cristiano Borges/O Popular)Hyantony e Ernando disputam jogada em clássico no Serra Dourada (Foto: Cristiano Borges/O Popular)
O Vila Nova voltou para o segundo tempo com duas mudanças. Thiago Ramos e Marco Aurélio entraram nas vagas de Diego Paulista e Elcimar. O objetivo do técnico Darío Pereyra foi deixar a equipe mais ofensiva e com maior mobilidade no campo de ataque. Já o Goiás voltou da mesma maneira e administrou o placar no Serra Dourada. Mesmo sem pressionar como na etapa inicial, o time manteve o controle do jogo e quase não foi ameaçado.
Aos 13 minutos, Thiago Mendes arriscou da intermediária e levou perigo ao gol de Vinícius. O Tigre respondeu pouco depois, com Neto Gaúcho. O zagueiro subiu mais alto em cobrança de falta de Barboza, finalizou no canto esquerdo e viu Harlei fazer boa defesa. Porém, a arbitragem já marcava impedimento. Artilheiro do Campeonato Goiano, Walter só apareceu aos 19, quando limpou a marcação e chutou por cima do gol.
Preocupado com a queda de rendimento de alguns jogadores, o técnico do Goiás, Enderson Moreira, lançou Eduardo Sasha na vaga de Neto Baiano, que não teve boa atuação. A alteração surtiu efeito, e o Esmeraldino voltou a pressionar o Vila. Aos 24, Walter ganhou disputa de bola dentro da área, e Sasha, que acertou a trave.
Em seguida, após cruzamento de Ramon, Renan Oliveira pegou de primeira e, por pouco, não marcou o segundo do Goiás. O golpe de misericórdia saiu aos 44 minutos. Dudu Cearense, que entrou no segundo te

Nenhum comentário:

Postar um comentário