sexta-feira, 1 de março de 2013

Panorama: após três meses 'parado', Maracanã chega a 87% de conclusão

Obra do estádio, que estava desde dezembro com 80%, avança, mas fica para trás em relação aos outros campos da Copa das Confederações

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
330 comentários
lula maracanã (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)Lula visita obra do Maracanã: ameaça de greve
acabou após acordo com governo do RJ
(Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)
Demoraram três meses, mas finalmente a obra do Maracanã "andou" em fevereiro. Sem atualizar os dados da reforma do palco das finais da Copa das Confederações e da Copa do Mundo desde dezembro do ano passado, a Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop) divulgou que a arena do Rio de Janeiro chegou a 87% de conclusão depois de ter estacionado em 80% nos últimos três meses.
Desde outubro de 2011, o GLOBOESPORTE.COM publica no primeiro dia de cada mês o panorama das obras dos 12 campos do Mundial de 2014, de acordo com informações passadas pelos comitês locais. Em 1º de dezembro de 2012, os responsáveis pelo Maracanã afirmavam que o estádio carioca havia chegado a 80%. Mesmo número da Arena Fonte Nova, em Salvador, e acima dos 70% da Arena Pernamnuco, no Recife.
Porém, neste 1º de março, enquanto o Maracanã comemora os 87% e tem abertura marcada para 2 de junho com Brasil x Inglaterra, o estádio baiano chegou a 95% (com inauguração prevista para 7 de abril) e a arena pernambucana está 90% pronta (a estreia deve ser em 14 de abril). Vale lembrar que os três campos serão usados na Copa das Confederações, assim como o Nacional Mané Garrincha (Brasília), que fechou fevereiro com 90%, e os já prontos Castelão (Fortaleza) e Mineirão (Belo Horizonte).
O maior avanço no Maracanã em fevereiro foi o início das instalações das cadeiras e da cobertura. Mas o gramado, que estava previsto para ser colocado no dia 26, só deverá chegar ao estádio na próxima semana. Durante o mês, houve uma ameaça de greve e os operários chegaram a paralisar a obra durante um dia, mas aceitaram novos benefícios oferecidos pelo governo e voltaram ao trabalho. Na última quinta, houve até visita do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. O governador do estado, Sergio Cabral, promete entregar a arena pronta até 28 de maio.
Mineirão tem problemas na inauguração
Belo Horizonte fez festa para o primeiro jogo no Mineirão, mas torcedores de Atlético-MG e Cruzeiro sofreram no clássico do dia 3 de fevereiro. Além de tumultos na entrada, as pessoas reclamaram de falta de iluminação elétrica e água nos banheiros.
O funcionamento dos bares do estádio também foi muito criticado, pois alguns não abriram no horário de costume e fecharam antes do intervalo por falta de produtos. Por causa da série de reclamações, a Minas Arena, responsável pela administração do Mineirão, foi multada em R$ 1 milhão.
Em Porto Alegre, o Internacional começou a instalação do gramado do novo Beira-Rio, que fechou o mês com 58% de conclusão. Ainda não usada no país, a grama bermuda "tifgrand" vem da Flórida, nos Estados Unidos. É do tipo verão e se entrelaça ao solo devido a uma camada de 10 cm de terra misturada a fibras elásticas, que se agarram ao material jogado pelos funcionários.
Entrada dos torcedores do Atlético-MG no Mineirão (Foto: Felippe Costa)Tumulto na entrada no clássico foi um dos problemas da abertura do Mineirão (Foto: Felippe Costa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário