domingo, 7 de julho de 2013

Massa explica rodada e abandono: 'Pneu travou e carro ficou engatado'


Brasileiro deixa GP da Alemanha após perder controle da Ferrari na quarta volta e ver câmbio do carro travar. Vitória ficou com o piloto da casa, Vettel

Por Rafael Lopes Nürburg, Alemanha
174 comentários
Felipe Massa chegou confiante ao GP da Alemanha, mas saiu muito decepcionado. O brasileiro começou bem, ganhando uma posição e subindo para sexto na largada. Mas sua esperança de um bom resultado acabou precocemente na quarta volta, quando perdeu o controle da Ferrari na curva 1, rodou e saiu da pista. Chateado, Massa só falou sobre o assunto 1h30 depois do fim da prova vencida por Sebastian Vettel (RBR). Ele explica que rodou após travar as rodas traseiras. Na sequência, não conseguiu voltar à corrida pois o câmbio de seu carro ficou bloqueado na quinta marcha, sendo obrigado a abandonar.
- A equipe não viu nada no carro, mas sou um cara sério o suficiente para falar que travou os pneus traseiros, tentei corrigir, rodei. E quando fui sair, o carro estava engatado em quinta e não descia para primeira. É um pouco estranho ter acontecido isso. Mas a equipe não enxergou nada no carro até agora – lamentou o piloto, que, apesar do abandono, segue na sétima posição do Mundial de Pilotos, com 57 pontos.
  •  
felipe massa ferrari gp da alemanha (Foto: Agência AFP)Felipe Massa perdeu o controle do carro na quarta volta do GP da Alemanha (Foto: Agência AFP)
Felipe massa ferrari gp da alemanha (Foto: Agência AP)Câmbio da Ferrari travou na quinta marcha e piloto foi forçado a abandonar corrida (Foto: Agência AP)
Após ter obtido o sétimo lugar no treino classificatório de sábado, Massa apostava em uma estratégia diferente na escolha de pneus por parte da Ferrari para alcançar um bom resultado em Nurburgring. Seu companheiro Fernando Alonso, que havia largado uma posição atrás, chegou em quarto. Apesar das posições conquistadas pelo espanhol, Massa acredita que a tática não fez tanta diferença.
- Não acho que a tática deu tão certo pra falar a verdade. Se olhar o ritmo da Mercedes hoje, chegaríamos na frente de qualquer maneira, largando com pneus médios ou macios. Então, não sei se representou muito na corrida. Além disso, a tática dos outros também funcionou bem. Largar com pneus macios não foi ruim, mas é difícil ter certeza de qual era a melhor estratégia – admitiu.
Massa buscará recuperação na próxima etapa, o GP da Hungria, dia 28 de julho, válido pela 10ª etapa da temporada. Antes disso, ele pode voltar à pista para o teste de novatos, de 17 a 19 de julho em Silverstone, cuja participação de titulares foi liberada para ajudar no desenvolvimento dos novos pneus que serão implementados para evitar o “festival” de compostos furados vistos na Inglaterra.
Felipe massa ferrari gp da alemanha (Foto: Agência AP)Brasileiro volta de carona para os boxes, enquanto RBR passa pela pista (Foto: Agência AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário