segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Yamaguchi Falcão 'flerta' com MMA e treina em academia do Espírito Santo

Boxeador capixaba faz treinos com equipe especializada em luta agarrada e deixou no ar possibilidade de migrar para as artes marciais mistas no futuro

Por Vila Velha, ES
Comente agora
Yamaguchi Falcão, boxeador capixaba (Foto: Richard Pinheiro/Globoesporte.com)Yamaguchi Falcão, boxeador capixaba
(Foto: Richard Pinheiro/Globoesporte.com)
Os últimos 20 dias foram decisivos para o boxeador capixaba Yamaguchi Falcão. Após decidir por deixar, pelo menos por enquanto, a ideia de estrear no boxe profissional e manter o foco apenas nas Olimpíadas de 2016, o atleta de 25 anos voltou atrás, assinou com a Golden Boy Promotions por cinco anos e se profissionalizou no esporte, deixando para trás o sonho de uma medalha de ouro olímpica.
Mesmo com essa decisão recente, o medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, pode estar dando também um grande passo rumo à outra arte marcial, o MMA. Desde a última terça-feira, o atleta está treinando na academia Vitória Combat Club, na Praia da Costa, em Vila Velha. O local é o 'quartel general' do Team Fight Society, tradicional escola capixaba de grapplers e wrestlers, que formou, entre outras feras da luta agarrada, o peso-médio do UFC, Marcelo Guimarães. Sem confirmar uma data, até mesmo porque firmou compromisso longo no boxe profissional, Yamaguchi deixou no ar a possibilidade de migrar para o MMA futuramente.
- Olha, com certeza é uma coisa que pode acontecer no futuro. Eu procurava uma academia que pudesse me dar estrutura de treinamento e a Vitória Combat tem uma ótima estrutura, tem os atletas de alto nível para treinar comigo e isso é muito bom para mim, porque estar no meio deles pode me deixar mais perto do MMA. É o sonho do meu pai, ele ainda sonha comigo no MMA, então quem sabe. Eu posso dizer que não está muito longe. Talvez o Yamaguchi possa estrear no MMA. Tudo é decisão e propostas. Tudo é questão de treinamento, ver a hora certa e esperar uma proposta boa.
Yamaguchi Falcão (de azul, ao centro) e os lutadores da equipe Fight Society (Foto: Richard Pinheiro/Globoesporte.com)Yamaguchi Falcão (de azul, ao centro) e os lutadores da equipe capixaba de MMA Fight Society (Foto: Richard Pinheiro/Globoesporte.com)
Caso chegue a lutar MMA, Yamaguchi Falcão irá seguir os passos de outros atletas que após anos empunhando luvas de oito e dez onças, decidiram enfrentar o desafio de se testar nas artes marciais mistas ao redor do mundo. Alguns boxeadores que migraram para o MMA são os brasileiros Rogério "Minotouro" Nogueira (medalhista de bronze no Pan-Americano do Rio de Janeiro - 2007) e Fábio Maldonado, os norte-americanos Nick Diaz e KJ Noons, além da atual participante do TUF 18, Jessica Rakoczy, boxeadora profissional e que já venceu uma luta no reality show de MMA, exibido pelo Canal Combate. Exemplos a serem seguidos por Yamaguchi Falcão, que afirma já saber alguma coisa sobre outro pré-requisito para lutadores de MMA, a luta agarrada, que foi ensinada por seu pai, o lendário Touro Moreno.
- Estou treinando, 'dando uns pegas' aí também e já conheço alguma coisa de chão. Não sou aquele fenômeno, mas sei me virar um pouquinho no chão. Sei um pouco de jiu-jítsu e judô. Meu pai já foi roupeiro dos Gracies numa época e ele nos passou muitas coisas de chão, como finalizar um adversário e como sair de um golpe, coisas simples, bem básicas. Como no boxe eu tenho um bom nível e consigo me desenvolver ainda mais, meu pai me fala que eu não posso deixar que me agarrem e quando me agarrarem, que eu possa conseguir sair. Então é algo que eu levo comigo. Eu treino com o pessoal aqui e eles me ensinam alguma manha, da mesma forma que eu passo algumas coisa do boxe. Isso é muito bom, porque a gente vai aprendendo um com o outro.
Yamaguchi Falcão, ao lado do líder da equipe Fight Society, Alexandre Kaveira e dos pais (Foto: Richard Pinheiro/Globoesporte.com)Boxeador capixaba Yamaguchi Falcão com o líder da equipe Fight Society, Alexandre Kaveira e os pais (Foto: Richard Pinheiro/Globoesporte.com)
O líder da Fight Society, Alexandre Kaveira fez questão de elogiar muito essa nova aquisição na equipe. O head coach do time capixaba de MMA acredita que a chegada de Yamaguchi Falcão será benéfica para ambos os lados, além de também servir como uma reciclagem nos treinos de boxe da sua academia.
- É uma parceria muito importante, porque é um cara que vem com todo um know-how de olimpíadas nas costas, é um cara casca-grossa da pesada no boxe, filho de uma lenda da luta, não só do boxe, porque o Touro Moreno começou no MMA também. Ele vem somando hoje só com a presença dele, que é uma coisa positiva aqui na academia. A gente olhando o método que ele usa para treinamento, a gente olha a velocidade dele e vemos também quais são os nossos erros, vendo ele fazer direito. Então tecnicamente, ele é um cara que a gente não tem o que falar, é muito bom realmente, tem uma pegada muito forte e eu não tinha noção que ele era tão forte assim e disposto, porque é um cara que está aí, se encontrando nessa nova mete dele. A gente torce que essa parceria seja duradoura, porque se os meninos da academia pegarem 5% da mão desse cara, vai acabar o estado.
Quem também pode seguir os passos do irmão e assinar com o boxe profissional é Esquiva Falcão, medalhista de prata em Londres. O atleta revelou que caso não receba o benefíco chamado de Bolsa Pódio, pode migrar para o profissionalismo na nobre arte. Este incentivo é dado aos atletas com chances de conquistarem medalhas olímpicas em 2016, no Rio de Janeiro.
Para ler mais notícias do Globo Esporte Espírito Santo, clique em globoesporte.globo.com/es. Siga também o GE ES no Twitter e por RSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário