quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Dórea fala sobre volta de Cigano e de Minotauro: 'Vão treinar juntos no Rio'

Treinador não descarta alterações nos camps dos atletas para lutas futuras e cogita até realizar uma temporada de treinos nos EUA

Por Direto de Chicago, EUA
21 comentários
O baiano Luiz Carlos Dórea é um dos treinadores mais requisitados do mundo das lutas. Fundador da academia Champion, em Salvador,  o brasileiro, que respira artes marciais desde os 14 anos, quando começou a treinar boxe por influência do vizinho, está sempre passando adiante a experiência adquirida ao longo da carreira como atleta e como treinador de estrelas como Acelino “Popó” Freitas, Éverton Lopes e os irmãos Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro. Esta semana ele está em Chicago, nos EUA, onde acompanha o ex-TUF Brasil Hugo Wolverine, que enfrenta Junior Hernandez no card preliminar do UFC Henderson x Thomson, no próximo sábado. Experiente, Dórea conta como foi a rotina de treinamentos do pupilo e revela que Hugo está se encontrando na categoria peso-galo:
Dorea e Wolverine MMA (Foto: Evelyn Rodrigues)Luis Carlos Dórea acompanha Hugo Wolverine no UFC em Chicago (Foto: Evelyn Rodrigues)
- Hugo chegou aqui com 65 kg, ele precisa perder quatro quilos até sexta. Estamos muito confiantes, fizemos um ótimo treinamento, ótimos sparrings, ele fez uma parte do treinamento no Rio de Janeiro, se aperfeiçoando com a parte de wrestling. O camp foi todo em Salvador, mas ele passou um tempo antes do camp fazendo essa parte de wrestling, depois que se recuperou do problema no joelho. Essa é uma luta boa para o Hugo. Hernandez é um adversário bom, duro, venceu quatro lutas por nocaute, quatro por finalização, tem vitória por pontos. É um lutador completo. Vem de derrota, mas no UFC eu sempre digo que não tem atletas de nível fácil. Todos os atletas são muito duros. Então a gente tem que continuar buscando o nosso lugar. UFC não é lugar de perdedor, e para se manter aqui tem que continuar vencendo. É uma competição na qual você tem que matar um leão a cada dia. Sabemos disso, nos preparamos bem e eu acredito que essa categoria é a ideal para ele. Wolverine está mais maduro, até pela dificuldade que passou, por essa coisa da superação da contusão, isso amadurece muito o atleta. Ele está focado, contente, vem se alimentando bem, foi muito responsável na sua alimentação também. Estamos confiantes. Sabemos que o adversário é um grande atleta, mas estamos confiantes em uma grande vitória.
O treinador também aproveitou para falar um pouco sobre a sua rotina de viagens acompanhando pupilos que lutam em outras competições e revelou que deve iniciar em breve os treinos de Rodrigo Minotauro, que não luta desde junho, quando foi derrotado por Fabrício Werdum no duelo de treinadores do TUF Brasil 2 e acabou sofrendo uma lesão no braço.
- A minha vida é essa correria mesmo. Daqui vou direto para Salvador, porque tenho três atletas lutando no Junge Fight, no dia 2. Depois vou passar um tempo com o Rodrigo Minotauro, que está pensando em voltar a lutar. Ele está se recuperando, não tem data marcada ainda, mas deve voltar no fim de março, em abril ou até junho, mas já quer voltar a treinar. Então, como o Cigano não tem luta marcada, estou indo para o Rio e devo levá-lo comigo também. O Cigano vai me ajudar no treinamento do Rodrigo, os dois devem começar a treinar juntos, porque assim um ajuda o outro. Espero que, em breve, saia alguma data certa, porque não tem data ainda nem para o Rodrigo e nem para Cigano voltarem a lutar.
Junior Cigano e Rodrigo Minotauro nos Estados Unidos (Foto: Arquivo Pessoal)Junior Cigano e Rodrigo Minotauro recomeçarão seus
treinos juntos em Salvador (Foto: Arquivo Pessoal)
Dórea conta que precisa ter um cuidado especial com o treinamento psicológico de seus atletas, que vêm de revezes importantes na carreira. Enquanto Minotauro volta de mais uma lesão, Cigano tenta retomar a rotina de treinos depois de perder de forma contundente o segundo duelo pelo título de Cain Velásquez, em outubro passado:
- O psicológico certamente é o nosso maior adversário, mas tanto o Rodrigo quanto o Cigano têm uma cabeça muito boa. A gente conversa muito, existe uma confiança mútua muito grande e a gente acredita que pode ajudar tanto com ensinamentos quanto com palavras. Eles confiam em mim, acreditam no nosso projeto. Nosso trabalho é feito há muito tempo, é um trabalho de base que independe de vitória ou derrota. Nós estamos sempre buscando o melhor para eles e acreditamos que vamos voltar mais fortes. Na minha academia a gente não tem vaidade, queremos buscar sempre a evolução. Eu sou um treinador que já consegui todos os títulos do mundo, tanto como atleta quanto treinador, e sou um treinador que já fui atleta, então eu penso assim, quando um atleta ou um treinador pensa que já sabe tudo, é o início do fim dele - disse, revelando que deve fazer algumas modificações nos treinos dos lutadores:
- Você tem sempre que buscar evoluir, então estamos pensando em fazer uma parte do treinamento nos EUA, uma parte no Rio de Janeiro e  outra em Salvador. Nós sempre recebemos convites para ter treinos novos e acho que se trata de uma excelente oportunidade de fortalecimento. Nós sabemos a força do MMA no Brasil e temos muitos talentos. Nos EUA há bons lutadores de wrestling, mas nós temos no Brasil atletas de alta qualidade de outras modalidades e voltados para o MMA. Todas essas artes marciais têm que ser adaptadas para o MMA, porque, às vezes, você tem um atleta ótimo de jiu-jítsu, mas não consegue fazer esse jogo no MMA. A mesma coisa com o boxe, muay thai etc. Nós estamos trabalhando muito essa adaptação do boxe para o MMA, do jiu-jítsu para o MMA... Eu sempre fico contente quando estou treinando com Rodrigo e Cigano juntos. São dois meninos que estão comigo desde a base, começaram comigo, são formados na academia Champion, então fico contente. Vai ser um ano de muito trabalho e com muito resultado para todos nós. Vamos trabalhar para isso - finaliza.
UFC: Henderson x Thomson
25 de janeiro de 2014, em Chicago (EUA)
CARD PRINCIPAL
Peso-leve: Ben Henderson x Josh Thomson
Peso-pesado: Stipe Miocic x Gabriel Napão
Peso-leve: Donald Cerrone x Adriano Martins
Peso-pena: Darren Elkins x Jeremy Stephens
CARD PRELIMINAR
Peso-galo: Alex Caceres x Sergio Pettis
Peso-galo: Eddie Wineland x Yves Jabouin
Peso-galo: Chico Camus x Yaotzin Meza
Peso-galo: Junior Hernandez x Hugo Wolverine
Peso-leve: Daron Cruickshank x Mike Rio
Peso-meio-médio: George Sullivan x Mike Rhodes
Peso-pesado: Walt Harris x Nikita Krylov

Nenhum comentário:

Postar um comentário