quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Shaun White erra, fica fora do pódio, e russo-suíço atrapalha festa dos EUA

Iouri Podlatchikov bate prodígio japonês Ayumu Hirano, que leva prata, e astro americano não consegue tri olímpico. Taku Hiraoka, também do Japão, é bronze

Por Direto de Sochi, Rússia
Comente agora
decepçãoShaun White comete erros nas duas
voltas no halfpipe
ouroZebra! Suíço Iouri Podladtchikov se dá bem em Sochi
prodígioAyumu Hirano, de 15 anos, fatura a medalha de prata em Sochi


Shaun White abriu mão de disputar o snowboard slopestyle em Sochi 2014 para focar apenas no tricampeonato olímpico no halfpipe. Pela confiança no rosto dos torcedores, parecia ser apenas uma questão de tempo. Para os japoneses, o prodígio Ayumu Hirano, de apenas 15 anos, era a surpresa a ser vista. Mas um produto local fez a diferença na noite desta terça-feira. Nascido na Rússia e naturalizado suíço, Iouri Podlatchikov arriscou tudo que tinha para fazer uma grande descida, tirar 94,75, e levantar duas torcidas no Parque Rosa Khutor. White não conseguiu. Com erros nas duas tentativas, frustrou americanos e não conseguiu nem um lugar no pódio.
Com 93,50, Hirano levou a prata e se tornou o mais jovem medalhista em esportes de neve da história. O também japonês Taku Hiraoka completou o pódio com uma nota 92,25.
- Eu não acho que esta noite define ou acaba com minha carreira. Pratico snowboard há tanto tempo e eu amo isso. Estou feliz por ver isso da maneira que é e seguir em frente. Vou querer sempre ser lembrado como mais do que um snowboarder. Tenho tanta coisa acontecendo. Eu sei onde tenho que ir daqui, e é em turnê com minha banda Bad Things. Preciso de um tempo do snowboard, respirar, recuperar o foco. Agora quero sair com meus amigos, tocar música com minha banda, sair em turnê – afirmou White.
shaun white snowboard (Foto: Reuters)White leva a mão ao rosto sem acreditar que ficou fora do pódio (Foto: Reuters)







Dono da melhor da nota do dia, com 95,75 logo em sua primeira descida do dia na segunda bateria das eliminatórias, Shaun White não conseguiu repetir o bom desempenho na final. Depois de um erro, escapou por pouco de uma queda mais séria na primeira descida. Decidiu então arriscar um pouco mais na segunda oportunidade. Duas escorregadas, porém, renderam apenas um 90,25 e o deixaram fora do pódio <i>(assista no vídeo acima)</i>.
- Eu tinha um plano de jogo, tinha uma descida específica que eu queria acertar e não consegui, e isso é uma das coisas mais frustrantes. Se eu consigo acertar minha descida e sou derrotado, fico bem com isso, mas não foi assim. Não era minha noite, o que é muito difícil de dizer porque é uma grande noite, e estou bem com isso – disse o americano.
Apesar da frustração depois de sua segunda descida, a última da prova e a que definiu o pódio, White foi o primeiro a abraçar e parabenizar o campeão.
- Conheço ele há alguns anos. Grande cara, está sempre feliz. Ele merece uma vitória como essa. Ele tem tentado duro e é bom ver alguém que está se arriscando, fazendo novos truques e empurrando o nível no que é possível no halfpipe. Parabéns, cara.
Festa suíça e russa com o campeão em Sochi
O dia de White e Podladtchikov tiveram caminhos diametralmente opostos. Enquanto o americano começou a terça-feira com a melhor nota da competição e terminou fora do pódio, o atleta da Suíça caiu na sua primeira descida, tirando apenas 15,0, e foi melhorando aos poucos. Na primeira tentativa da final, um 86,50. Na segunda, a nota 93,50, com direito ao YOLO flip, sua marca registrada, lhe deu a liderança.
Iouri foi à loucura, jogou a prancha longe, saiu para a comemoração após sua descida. Mas ainda faltavam seis adversários, incluindo White e Hirano. Nenhum deles, porém, conseguiu evitar que  Podladtchikov soltasse o grito de campeão.
Festa suíça e russa. Iouri nasceu na Rússia, deixou o país aos quatro anos e foi para a Suíça aos oito. O snowoarder, que chegou a defender a bandeira russa em Torino 2006, comemorou com a torcida e, principalmente, com os voluntários dos Jogos.
Apesar de não estar na lista dos favoritos antes da noite desta terça, Iouri Podladtchikov é o atual campeão mundial da modalidade, com o ouro em Stoneham, em Quebec, no Canadá.
Podladtchikov snowboard (Foto: AFP)Iouri Podladtchikov comemora sua apresentação incrível e a medalha de ouro (Foto: AFP)

Além de ter deixado de competir no slopestyle alegando problemas com a pista do Parque Rosa Khutor, e de ter ficado sem medalhas no halfpipe, Shaun White ainda teve que ouvir uma declaração polêmica do compatriota Danny Davis.
- Eu acho que legal que o público americano e o mundo saibam que há outros snowboarders além de Shaun White. Shaun, não me leve a mal, você é um dos mais talentosos, dos melhores do mundo, mas há outros caras bons, se não melhores que você e, pelo menos hoje, Iouri foi o melhor snowboarder - disse o snowboarder ao "USA Today".
shaun white snowboard (Foto: Reuters)Shaun White se desespera depois de erro na final do halfpipe em Sochi 2014 (Foto: Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário