terça-feira, 8 de abril de 2014

Massa e Bottas apontam desgaste de pneus como ponto fraco da Williams

Após problemas no Bahrein, dupla titular diz que equipe inglesa precisa conseguir fazer apenas dois pit stops durante as corridas se quiser ficar mais competitiva

Por Sakhir, Bahrein
Comente agora
Apesar da rivalidade cada vez mais acirrada dentro das pistas, Felipe Massa e Valtteri Bottas concordam em pelo menos uma coisa sobre o GP do Bahrein. A dupla da Williams aponta o desgaste dos pneus traseiros como maior fraqueza do FW36. De acordo com os pilotos do time de Grove, a falta de pressão aerodinâmica na traseira também comprometeu o potencial do carro.
- Nós brigamos com a Force India durante toda a corrida, mas eles foram muito superiores a nós na utilização dos pneus traseiros. E eles conseguiram fazer apenas dois pit stops, enquanto nós não fomos capazes disso. Ainda há muito para melhorarmos no carro, porque nós vimos carros que estão aptos a fazer apenas duas paradas durante as corridas - analisou Massa.
Mecânicos da Williams durante pit stop de Felipe Massa no Bahrein (Foto: Divulgação )Mecânicos da Williams durante pit stop de Felipe Massa no Bahrein (Foto: Divulgação )











Valtteri Bottas piloto finlandês Williams  (Foto: Getty Images)Valtteri Bottas piloto finlandês Williams (Foto: Getty Images)
- O desgaste dos pneus, especialmente os traseiros, foi muito maior do que esperávamos. Nós realmente estávamos visando uma estratégia de duas paradas, mas tivemos que mudar para três muito cedo, e isso realmente fez a diferença no final, principalmente após a entrada do safety car. Parece que os carros da Force India tinham mais tração nas saídas das curvas - completou Bottas.
A briga com os carros da Force India tomou boa parte da corrida da Williams, mas a entrada do safety car após o acidente entre Pastor Maldonado e Esteban Gutiérrez beneficiou os rivais de Massa e Bottas, que puderam economizar pneus. O brasileiro acabou então em sétimo, e o finlandês ficou com o oitavo lugar, atrás também das RBR de Daniel Ricciardo e Sebastian Vettel. O mexicano Pérez ficou em terceiro e completou o pódio dominado pelas Mercedes de Lewis Hamilton e Nico Rosberg.
No Bahrein, o time inglês teve a estreia do ex-engenheiro de prova de Massa na Ferrari, o britânico Rob Smedley. Agora ocupando o cargo de Chefe de Performance de Veículo, o especialista se mostrou "razoavelmente satisfeito" com o resultado, mas acredita que a aerodinâmica não é a única área que necessita de melhorias.
- É muito importante que nós não estejamos preocupados com apenas um aspecto. É uma fórmula aerodinâmica, mas precisamos olhar para centenas e até milhares de outros detalhes minuciosos. Sem o safety car, nós teríamos terminando em uma posição melhor, mas isso acontece na F-1. Com a estratégia que fizemos, posso dizer que estou "razoavelmente satisfeito" - disse Smedley.
Apesar de terem brigado pelo pódio durante a corrida, Felipe Massa e Valtteri Bottas terminaram em 7º e 8º, respectivamente (Foto: Getty Images)Apesar de terem brigado pelo pódio durante a corrida, Felipe Massa e Valtteri Bottas terminaram em 7º e 8º, respectivamente (Foto: Getty Images)

A Fórmula 1 volta daqui a duas semanas com o GP da China, dia 20 de abril. A TV Globo transmite as emoções da prova ao vivo às 4h da manhã (horário de Brasília), e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário