sexta-feira, 13 de junho de 2014

Dana White: "Comissão Atlética de Nevada vai enterrar Wanderlei Silva"

Presidente do UFC acredita que lutador será punido duramente pela entidade por recusa a exame antidoping surpresa e admite planejamento ruim pós-TRT

Por Vancouver, Canadá
58 comentários
Wanderlei Silva treino MMA (Foto: Evelyn Rodrigues)Wanderlei Silva vai ser julgado pela comissão de
Nevada na terça-feira (Foto: Evelyn Rodrigues)
O presidente do UFC, Dana White, está pessimista sobre o futuro de Wanderlei Silva. O lutador brasileiro foi chamado pela Comissão Atlética do Estado de Nevada (NSAC) para uma audiência na próxima terça-feira, para esclarecer sua recusa a se submeter a um exame antidoping surpresa em maio. White, todavia, não acredita que a entidade será leniente com o "Cachorro Louco".
- Não há pontas soltas com Wanderlei. Acho que as coisas não vão terminar bem para o Wanderlei. Sabemos como é séria essa comissão, e quando você é pego usando drogas de melhora de rendimento, você é suspenso por quase um ano. Sinceramente, não sei nada sobre o que vai acontecer, mas acho que eles vão torná-lo um exemplo. Não há nenhuma forma que eles vão deixá-lo escapar. Eles vão enterrar Wanderlei Silva. Enterrar - exclamou o dirigente durante coletiva de imprensa de promoção do UFC 174, nesta quinta-feira, em Vancouver, Canadá.
Wanderlei não foi pego no doping, até porque não se submeteu ao exame. Para White, porém, a suposta fuga do lutador brasileiro quando abordado por representante da comissão em sua academia configura uma admissão de culpa por uso de substância proibida. Wand alegou que o funcionário da entidade apareceu sem identificação e com documentação em inglês, que o lutador se recusou a assinar sem a presença de seu advogado devido à falta de confiança em seu conhecimento da língua. O presidente do UFC não aceitou a justificativa.
- (Ele poderia ter dito) "Espere", "deixe-me chamar meu advogado no telefone", "deixe-me arrumar algum tradutor". Amo o Wanderlei, ele sempre foi um grande cara, mas você não foge de um exame antidoping, especialmente em Nevada - advertiu White.
Dana White UFC MMA (Foto: Evelyn Rodrigues)Dana White reconheceu que não sabia como seria
após banimento do TRT (Foto: Evelyn Rodrigues)
Na mesma reunião, o americano Chael Sonnen será julgado por ter sido flagrado no mesmo exame surpresa com duas substâncias proibidas em seu organismo. O lutador, que enfrentaria Wanderlei Silva originalmente no UFC 175, em 5 de julho, anunciou sua aposentadoria na quarta-feira, mas Dana White ainda espera que ele seja punido da mesma forma.
No final das contas, Vitor Belfort, que entrou no lugar de Wanderlei Silva quando este faltou ao exame antidoping, ficou sem adversário e foi retirado do UFC 175. White disse que ainda tentou buscar um substituto para Sonnen, mas não conseguiu devido ao pouco tempo de sobreaviso, cerca de três semanas. Belfort também tem seus próprios problemas para lidar com a comissão de Nevada; ele foi pego com níveis elevados de testosterona em seu exame surpresa realizado em fevereiro, pouco antes de a entidade vetar as isenções para uso da polêmica terapia de reposição de testosterona (TRT). Segundo White, Belfort precisa ser licenciado pela NSAC para voltar a lutar no UFC.
O presidente admitiu que a companhia não se planejou corretamente para lidar com o fim do TRT, que era usado por Belfort, Sonnen e outros 10 lutadores de MMA.
- Quando aconteceu, a primeira coisa que disse foi, "Acabou! Foi embora!" Estava errado. Eu não acho que pensamos direito nisso, não pensamos nas repercussões desses caras saindo (do TRT) e do que teriam que tomar. É uma coisa de educação, somos todos muito leigos sobre esse assunto. Deveria ter havido um plano melhor. Achei que tinha acabado, todos achamos. Estou feliz que isso acabou, que as pessoas não podem mais usar, e quando terminarmos com isso, vai ficar tudo bem - concluiu White.

Nenhum comentário:

Postar um comentário