terça-feira, 1 de julho de 2014

BJ Penn comemora exames mais rígidos: "Vão pensar duas vezes"

Havaiano diz que sabia que lutadores abusavam de EPO e HGH e faz piada com desculpas de Sonnen; Lyoto Machida não mostra confiança nos testes

Por Las Vegas
8 comentários
Os resultados positivos para doping em seguidos exames surpresa feitos por Vitor Belfort e Chael Sonnen sinalizaram uma maior rigidez nos testes realizados pela Comissão Atlética do Estado de Nevada com os lutadores do UFC. O segundo resultado positivo de Sonnen, revelado no último sábado, particularmente, sinalizou para BJ Penn, que enfrenta Frankie Edgar no próximo domingo pelo TUF 19 Finale, uma evolução na seriedade com que a segurança dos atletas é tratada no MMA.
Montagem Sonnen e Bj penn  (Foto: Editoria de arte)BJ Penn (dir.) é amigo de Chael Sonnen, mas comemorou a rigidez dos exames que flagraram o "Gângster Americano" (Foto: Editoria de arte)
Após falhar em um exame surpresa a que foi submetido em 23 de maio, Chael Sonnen foi pego em um segundo exame realizado em 5 de junho com quatro substâncias proibidas, incluindo EPO (eritropoietina) e HGH (hormônio do crescimento), hormônios de melhoras de rendimento que já estiveram no centro de polêmicas no beisebol, ciclismo e atletismo. Veterano do esporte (luta profissionalmente desde 2001), Penn afirmou que sabia que outros lutadores usavam esse tipo de doping e comemorou que essas substâncias estão sendo detectadas em exames no MMA também.
- Estou muito empolgado que podem testar para HGH e EPO, sempre suspeitei que as pessoas estavam usando isso e não só esteroides. É muito empolgante e gratificante que estão fazendo isso. As pessoas vão pensar duas vezes antes de trapacear e vai haver mais equilíbrio entre os atletas. Sou amigo pessoal do Chael Sonnen e é duro vê-lo passando por isso, mas vai ser ótimo para o esporte e para a segurança dos atletas. Sempre fui contra o doping, e isso põe um sorriso no meu rosto - afirmou Penn, durante teleconferência de imprensa para promover o UFC 175 e o TUF 19 Finale, que acontecem neste fim de semana em Las Vegas.
Apesar da amizade com Sonnen, o peso-pena havaiano não se segurou ao comentar a desculpa de Sonnen no seu primeiro exame antidoping positivo, de que estava usando as substâncias apontadas, clomifeno e anastrozol, para ajudar com problemas de fertilidade.
- EPO certamente dá mais resistência na cama, né? (risos) Só estou falando por mim, estou no esporte há muito tempo, já passei em muitas academias, vi todo tipo de coisa. Falando por mim, a moral de cada um é diferente, cada um justifica da forma que quer, (diz) "Se eu não tivesse feito, seria cortado e não teria mais esta grande casa"... Mas minha moral é da moda antiga - disse Penn.
Lyoto Machida, que também participou da teleconferência, se recusou a julgar Sonnen pelo uso das substâncias proibidas, mas não mostrou plena confiança nos exames conduzidos pela Comissão Atlética do Estado de Nevada.
- Acho que o exame de doping vem para ajudar o esporte, mas é dificil de falar. Acho que tem que botar todo mundo igual, o objetivo é esse, mas é difícil de falar se está sendo efetivo tão efetivo assim, ou se está mascarando algo que existe, não sei. É difícil falar - declarou o brasileiro, que enfrenta Chris Weidman no UFC 175, no sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário