quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Joia 2015: famoso na base, Gabriel Jesus é "fenômeno" do Palmeiras

Atacante faz sucesso sem nunca ter atuado no profissional e é saudado por torcedores alviverdes. Contrato foi renovado por mais três anos

Por São Paulo
Gabriel Jesus Palmeiras (Foto: Fabio Menotti / Ag. Palmeiras / Divulgação)Gabriel Jesus, durante treino no Palmeiras
(Foto: Fabio Menotti / Ag. Palmeiras / Divulgação)
Gabriel Jesus tem apenas 17 anos, mas é um dos jogadores mais famosos do atual elenco do Palmeiras. Em meio a uma temporada complicada para a equipe profissional, o atacante se destacou no Campeonato Paulista sub-17 – no qual o Verdão foi vice-campeão, perdendo a final para o Santos. O jovem atacante marcou nada menos do que 37 gols em 22 partidas disputadas. Seu nome ficou conhecido entre os torcedores.
Considerado a principal aposta das categorias de base do clube, o garoto carrega a expectativa de ser utilizado logo entre os profissionais - fato que deve ser consumado neste ano. 
Após treinar com a equipe principal à época em que o argentino Ricardo Gareca era o treinador, Gabriel voltou à base e passou a ser preservado pelo clube na categoria amadora.
A situação difícil do Palmeiras no Campeonato Brasileiro, com possibilidade de rebaixamento até a última rodada, anulou qualquer possibilidade de utilização do jovem atleta no elenco do ex-técnico Dorival Júnior, embora esse fosse o desejo de alguns torcedores.
É o clube que me abriu as portas, sou muito grato ao Palmeiras. Graças a Deus estou conseguindo fazer a minha história aqui e é aqui que quero realizar meu sonho, que é ser jogador e dar muita alegria ao torcedor palmeirense
Gabriel Jesus, atacante do Palmeiras
A renovação do contrato de Gabriel, que terminava em dezembro de 2015, foi colocada entre as prioridades da diretoria do Palmeiras. Diversas reuniões foram feitas com representantes do jogador, até que o acordo foi selado: três anos de vínculo, com opção de renovação para mais dois ao final do compromisso. Um alívio para os torcedores.
– É o clube que me abriu as portas, sou muito grato ao Palmeiras. Graças a Deus estou conseguindo fazer a minha história aqui e é aqui que quero realizar meu sonho, que é ser jogador e dar muita alegria ao torcedor palmeirense – disse Gabriel.
O técnico do sub-17, Bruno Petri, havia defendido anteriormente que o jogador não fosse integrado imediatamente aos profissionais.
– Ele tem de entender que é bom jogador, mas precisa ter paciência. Quando voltou do profissional, ficou um pouco perdido. Precisamos blindá-lo dizendo que ele é igual a todos – avaliou o treinador.
O primeiro grande teste com mais visibilidade será na Copa São Paulo. A estreia será na segunda-feira, contra a Desportiva Ferroviária, em Limeira.
– Fazendo uma boa Copinha, todos do elenco sub-20 têm chances de subir,  mas é preciso fazer um bom trabalho não só nesse campeonato e sim durante todo o período da base, não importa o tempo que demore para subir – disse Gabriel.
O momento é bom para a base do Palmeiras. A equipe terminou a temporada com cinco “pratas da casa” entre os titulares: os laterais Victor Luis e João Pedro, o zagueiro Nathan e os volantes Gabriel Dias e Renato. O novo técnico, Oswaldo de Oliveira, já deixou claro que pretende trabalhar com os jogadores revelados pelo clube, combinando-os a atletas mais experientes ao renovar o elenco alviverde para 2015.
Entre as categorias inferiores, principalmente no sub-11, Gabriel é tratado como exemplo da base palmeirense. Apelidado de Borel, em função da semelhança com o funkeiro carioca homônimo, o jovem atacante tem Ronaldinho Gaúcho como ídolo no futebol e chegou a ser motivo de um abaixo-assinado feito pela torcida no fim do Brasileirão. Se a expectativa se transformar em realidade, o garoto, definitivamente, se tornará ídolo.
Como está a Joia 2014
O zagueiro Thiago Martins era a grande promessa da base para a temporada 2014. Mas, apenas quatro dias após a publicação da reportagem que o destacava como "joia", o jogador sofreu uma grave lesão no joelho direito. Passou por cirurgia e perdeu o restante da temporada. Não fosse por isso, é possível dizer que seria ele a herdar uma vaga na defesa palmeirense, e não Nathan, que terminou o ano como titular.
Gabriel Fernando acena para a torcida após vitória na Javari (Foto: Rodrigo Faber)Gabriel Jesus acena para a torcida após vitória em jogo do sub-17 (Foto: Rodrigo Faber)

Nenhum comentário:

Postar um comentário