sábado, 13 de fevereiro de 2016

Ex-campeão peso-pesado do UFC, Kevin Randleman morre aos 44 anos

"O Monstro" sofre insuficiência cardíaca após ser internado em hospital. Lutador realizou lutas épicas contra Pedro Rizzo, Bas Rutten e Fedor Emelianenko

Por San Diego,EUA
Kevin Randleman no World MMA Awards 2016 (Foto: Getty Images)Kevin Randleman no World MMA Awards, na semana passada: ex-atleta não resistiu à pneumonia (Foto: Getty Images)
O ex-lutador americano Kevin Randleman, ex-campeão peso-pesado do UFC, morreu na noite de quinta-feira, nos EUA, aos 44 anos de idade. Segundo o site "Bleacher Report", Randleman sofreu insuficiência cardíaca após ser internado num hospital em San Diego com pneumonia. A família de Randleman confirmou a notícia na página do lutador no Facebook.
"Com corações tristes, a família Randleman confirma o falecimento de Kevin 'The Monster' Randleman. Por trás do nome, estava uma alma gentil e um amigo leal cuja falta será sentida por muitos que o amavam além do cage. As comunidades da universidade de Ohio State, do UFC, do MMA e de Sandusky, Ohio, dividem a perda de Kevin. Enquanto viajava a negócios, Kevin ficou doente e morreu inesperadamente por conta de complicações com a pneumonia. Kevin deixa uma esposa e quatro filhos extraordinários para dividirem seu legado com o mundo que chora seu falecimento. A vida sem 'O Monstro' jamais será a mesma", diz o texto publicado pela família, que pede respeito à sua privacidade neste momento.
Kevin Randleman teve uma carreira de sucesso na luta olímpica, com dois títulos nacionais universitários pela Ohio State University antes de estrear no MMA, à época ainda chamado de Vale Tudo, em 1996, no Brasil, no Universal Vale Tudo Fighting. Em 1999, "O Monstro", como foi apelidado, fez sua estreia no UFC, com uma vitória sobre Maurice Smith. Ele logo cairia no gosto do público não só pelo físico imponente e muscular, mas também pelo visual característico, com o cabelo platinado, que inspirou vários lutadores, inclusive o brasileiro William Patolino.
Ainda em 1999, enfrentou o holandês Bas Rutten pelo cinturão dos pesos-pesados do UFC. Rutten foi anunciado vencedor numa controversa decisão dividida, que deixou Randleman furioso. O holandês, porém, abandonou o cinturão pouco depois e se aposentou, e "O Monstro" voltou a disputar o título vago, contra Pete Williams, em novembro de 1999. Desta vez, Randleman venceu na decisão dos juízes, e defendeu o cinturão em seguida contra o brasileiro Pedro Rizzo, saindo novamente com a vitória por pontos. Seu reinado se encerraria no UFC 28, em novembro de 2000, ao ser nocauteado por Randy Couture. 
Kevin Randleman Renato Babalu Sobral UFC MMA (Foto: Getty Images)Randleman e seu visual clássico, com cabelo platinado, em ação contra Renato Babalu no UFC (Foto: Getty Images)
Dois anos depois, Randleman seguiria para o Japão, onde se tornaria ídolo no hoje extinto Pride. Lá, enfrentou nomes como Murilo Ninja, Maurício Shogun, Rampage Jackson, Kazushi Sakuraba, Mirko Cro Cop e Fedor Emelianenko. Sua primeira luta contra Cro Cop é um de seus momentos mais marcantes: o croata era conhecido pelos chutes altos e perigosos, mas foi o americano quem conectou um cruzado de esquerda que derrubou o adversário, ainda no primeiro round. Em seguida, ele enfrentaria Emelianenko, que reinou absoluto no Pride por quase 10 anos. Apesar da derrota por pontos, Randleman teve o golpe mais plástico da luta, um suplê no qual jogou o russo de cabeça e pescoço na lona, um dos momentos mais memoráveis da história do MMA. Randleman encerrou a carreira em 2011, após sofrer 11 derrotas em suas últimas 14 lutas. Seu cartel no MMA ficou com 17 vitórias e 16 derrotas.
A morte de Randleman foi muito lamentada por grandes nomes do MMA mundial. "Esta é a pior notícia. Condolências a Elizabeth e aos filhos, descanse em paz, meu amigo", escreveu Rutten. "Não acredito que meu amigo morreu", escreveu Gary Goodridge, outro pioneiro do MMA. "Um espírito tão competitivo dentro de um atleta incrível. Ele realmente podia fazer o que quer que ele acreditasse que podia", disse o ex-lutador Frank Trigg. "O mundo perdeu um belo homem hoje, que usava seu coração nas luvas com energia contagiante", publicou a ex-lutadora Gina Carano. "Esse cara era tão legal! Eu lembro que ele entrou numa sala em Vegas com um monte de lutadores jovens. Ele apontou para três de nós e disse, 'Você vai ficar rico, você vai ficar rico, você vai ficar rico. Este esporte está explodindo! Então, falando nisso... Podem me emprestar US$ 50?' Todos nós caímos na risada, e ele entrou numa luta amigável de wrestling com Mark Coleman no piso de mármore", lembrou o peso-galo Urijah Faber.
Lutadores brasileiros também se manifestaram. "O mundo acabou de perder um dos caras bons e um grande homem de família. Obrigado por tudo que fez por nós, entusiastas do MMA. Como amigo, estou grato que conseguimos ter uma última conversa há menos de uma semana, no (World MMA) Awards. Sentiremos saudades", escreveu o peso-meio-pesado brasileiro Vinny Magalhães. "Muito triste essa notícia do falecimento do Kevin Randleman. Um dos caras mais legais e duros que eu tive a oportunidade em conhecer. Descanse em paz", publicou Roan Jucão, peso-médio do UFC. "Muito respeito pelo Kevin Randleman, pelo que ele fez pelo esporte. Descanse em paz, guerreiro!", acrescentou Rodrigo Minotauro. "O mundo do MMA ficou mais triste, morreu o Kevin! Que surpresa triste! Vai em paz, guerreiro!", disse Wanderlei Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário