quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Ketlen Vieira vive sonho de estrear no UFC após largar faculdade de Direito

Atleta estreia neste sábado, no "UFC: Lineker x Dodson", contra Kelly Faszholz

Por Rio de Janeiro
A primeira amazonense do UFC poderia ter se tornado uma advogada. Mas foi em 2014, no oitavo período, que Ketlen Vieira decidiu largar a faculdade de Direito para se dedicar exclusivamente ao MMA. Agora, aos 25 anos, e com seis vitórias em seis lutas na carreira, a lutadora faz sua estreia na maior organização do mundo neste sábado, no UFC: Lineker x Dodson, contra Kelly Faszholz. Ela é a primeira lutadora amazonense a ingressar na organização.
- É uma felicidade muito grande. Desde que comecei no MMA, esse era meu primeiro sonho. É uma responsabilidade enorme representar as mulheres da minha terra. Tem grandes nomes no MMA masculino, como José Aldo, e eu que vou abrir as portas para as novas meninas do Amazonas. Tenho fé de que mais meninas vão seguir o meu caminho - afirma, em entrevista por telefone ao Combate.com.
Ketlen vieira (Foto: Mauro Neto/Sejel)Ketlen Vieira largou a faculdade de Direito no oitavo período para se dedicar às artes marciais (Foto: Mauro Neto/Sejel)
Ketlen conta que o desejo de lutar sempre foi algo presente em sua personalidade, apesar de nenhum familiar ou vizinho praticar esportes de combate. Ela começou no jiu-jítsu aos 12 anos, em Manaus, apoiada pela mãe, mas teve que abandonar com 16, quando o pai ficou desempregado. Sem dinheiro para pagar as aulas, a manauara entrou em uma academia que dava aulas de judô de graça, perto de onde morava.
A partir de então, continuou uma carreira na luta que, apesar de pequena, pode ser considerava vitoriosa. Ketlen já foi reserva da seleção brasileira sub-21 de judô, terceira colocada em campeonato brasileiro e olimpíada universitária na mesma modalidade, e campeã brasileira de luta olímpica. Em 2014, foi convidada por Cosme Junior, treinador de muay thai, para entrar no MMA. Depois seguiu para a filial da Nova União em Manaus, comandada por Márcio Pontes - primeiro técnico de José Aldo. A atleta largou a faculdade de Direito, na Universidade Nilton Lins, e passou a se dedicar integralmente ao esporte - decisão que parece ter sido acertada.
Ketlen Vieira (Foto: Antônio Lima/Sejel)Prestes a estrear no Ultimate, a amazonense Ketlen Vieira foi campeã de dois eventos nacionais: Mr.Cage e BWF (Foto: Antônio Lima/Sejel)
- Estava no oitavo período de Direito. Não estava conciliando. Meu pai pediu para tomar uma decisão, então, escolhi me dedicar ao MMA. Foi uma decisão difícil, mas essa é minha carreira, o que eu gosto desde criança. Sempre fui apaixonada por luta, desde os 12 anos - explica.
Para o confronto de sábado, contra a americana Kelly Faszholz, válido pelo peso-galo, Ketlen viajou ao Rio de Janeiro para se preparar com Dedé Pederneiras, na Nova União. A manauara afirma estar na melhor forma da carreira e classifica o camp realizado para o combate como "excelente".
- A gente fez um trabalho em cima do jogo da Kelly, tudo voltado para ela. Ela não é nenhuma bobinha. Estou muito bem treinada, preparada e muito confiante. Tenho certeza que para onde a luta for, eu vou. Posso vencê-la no chão ou em pé. Fiz o melhor camp da minha vida - analisa.

UFC: Lineker x Dodson1 de outubro em Portland (EUA)
CARD PRINCIPAL (a partir de 0h, horário de Brasília)Peso-galo: John Lineker x John Dodson
Peso-leve: Will Brooks x Alex Cowboy
Peso-leve: Josh Burkman x Zak Ottow
Peso-mosca: Louis Smolka x Brandon Moreno
CARD PRELIMINAR (a partir de 20h15, horário de Brasília)Peso-meio-pesado: Luis Henrique Frankenstein x Joachim Christensen
Peso-pena: Hacran Dias x Andre Fili
Peso-pesado: Shamil Abdurakhimov x Walt Harris
Peso-meio-médio: Keita Nakamura x Elizeu Capoeira
Peso-médio: Nate Marquardt x Tamdan McCrory
Peso-meio-pesado: Jonathan Wilson x Ion Cutelaba
Peso-pesado: Cody East x Curtis Blaydes
Peso-galo: Kelly Faszholz x Ketlen Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário