terça-feira, 20 de setembro de 2016

Médico alerta sobre anticoncepcionais: "Não facilitam a perda de peso"

Ginecologista diz ainda que algumas pílulas contraceptivas podem conter em sua composição elementos proibidos para atletas: "Camuflam substâncias dopantes"

Por Rio de Janeiro
Cris Cyborg; treino; Los Angeles (Foto: Evelyn Rodrigues)Cris Cyborg afirmou estar recorrendo a pílulas anticoncepcionais para perder peso e poder lutar em Brasília (Foto: Evelyn Rodrigues)
Uma declaração de Cris Cyborg, na última segunda-feira, deixou muitas pessoas confusas. A lutadora, que precisa perder 11,3kg até a pesagem do UFC Brasília, na manhã de sexta-feira, para bater o peso de 63,5kg, disse que começou a tomar pílulas anticoncepcionais para auxiliar no processo de perda de peso, a pedido de seu nutricionista. Em entrevista ao Combate.com, contudo, o ginecologista Roberto Antunes desmentiu o fato de que as pílulas contraceptivas ajudam a emagrecer.
- No caso da Cris Cyborg, dois pontos me chamam a atenção: o primeiro é que não cabe ao nutricionista receitar medicamentos contraceptivos hormonais. Nutricionistas não são médicos, e portanto, não são capacitados para a prescrição de tais medicações, ainda mais com uma indicação completamente controversa como essa. Esse tipo de medicação tem efeitos colaterais potencialmente perigosos, com aumento de risco de efeitos trombóticos, especialmente em pacientes que estão se submetendo a desidratações para perda de peso. E, em segundo lugar, não sei qual foi o contraceptivo prescrito para a atleta, mas como disse, ainda que seja um dos que contenham ação antiandrogênica, não vejo muita função em auxiliar na perda de peso - garantiu o doutor, que também é faixa-preta de jiu-jítsu.
Roberto alerta ainda que alguns elementos das pílulas anticoncepcionais são proibidos pelas agências antidoping, pois possuem agentes mascarantes de doping. 
- As pílulas contraceptivas com componentes que podem evitar ou diminuir o acúmulo de líquido  são aquelas que contêm drospirenona, ou as que contêm ciproterona. Mas é importante ressaltar que elas não facilitam a perda de peso, só diminuem o percentual de acúmulo de líquido que a maioria dos outros compostos tradicionalmente ocasionam. Além disso, por se tratarem de substâncias com ação antiandrogênica, não sei se são liberadas pela USADA (Agência Antidoping dos EUA) ou pela comissão de doping da CABMMA (Comissão Atlética Brasileira de MMA), já que algumas delas podem escamotear substâncias dopantes.
Combate transmite o UFC Brasília no próximo sábado, ao vivo e na íntegra. O Combate.comexibe as duas primeiras lutas do card preliminar em vídeo, e acompanha todo o evento em Tempo Real. Confira o card completo:
UFC Brasília
24 de setembro, em Brasília (DF)
CARD PRINCIPAL:
Peso-casado (até 63,5kg): Cris Cyborg x Lina Lansberg
Peso-pena: Renan Barão x Phillipe Nover
Peso-pesado: Antônio Pezão x Roy Nelson
Peso-leve: Francisco Massaranduba x Paul Felder
Peso-médio: Thiago Marreta x Eric Spicely
Peso-pena: Godofredo Pepey x Mike de La Torre
CARD PRELIMINAR:Peso-leve: Michel Trator x Gilbert Durinho
Peso-galo: Rani Yahya x Michinori Tanaka
Peso-galo: Jussier Formiga x Dustin Ortiz
Peso-meio-médio: Erick Silva x Luan Chagas
Peso-leve: Alan Nuguette x Steven Ray
Peso-meio-médio: Vicente Luque x Hector Urbina
Peso-leve: Glaico França x Gregor Gillespie

Nenhum comentário:

Postar um comentário