sexta-feira, 31 de março de 2017

Abel vê interesse justo dos Emirados e diz que fica: "Levantem meu histórico"

Comandante tricolor foi avisado por representantes do Al Jazira, seu ex-clube, de que é o primeiro da lista para assumir a seleção: "Não tenho hábito de romper contrato"

Por Rio de Janeiro
Abel Braga Fluminense Madureira (Foto: Nelson Perez/Fluminense FC)Abel Braga é o primeiro da lista de preferência da seleção dos Emirados Árabes (Foto: Nelson Perez/Fluminense FC)
Após duas derrotas nas duas últimas rodadas das Eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo da Rússia, o técnico Mahdi Ali pediu demissão da seleção dos Emirados Árabes Unidos. E o nome preferido para assumir o comando da equipe é Abel Braga, velho conhecido dos árabes e que foi sondado para o cargo. O treinador, no entanto, não pretende deixar o Tricolor.
- Eles queriam que eu pegasse lá por três jogos. Eu ganhei três títulos lá. É normal pois o meu time apresenta um futebol fantástico. Presidente da época é vice da federação. É normal. Mas vocês conhecem meu histórico. Não tenho o hábito de romper contrato. Não tenho hábito de deixar jogadores órfãos. Estou aqui para servir o Fluminense. Quero quebrar o número e ser o segundo treinador com mais jogos no clube. Fico feliz. É justo. Agora, eu ir... levantem meu histórico - disse Abel Braga, após o treino desta sexta.
Abelão tem 235 partidas no comando do Flu. Está a 65 jogos de igualar o uruguaio Ondino Vieira, segundo da lista com 300 partidas. O líder isolado é Zezé Moreira, com 474.
O atual comandante do Fluminense teve duas passagens pelo Al Jazira entre 2008 e 2011 e entre 2015 e 2016. Por lá, Abel conquistou uma copa e uma liga nacional. Além da boa passagem por lá, o atual vice-presidente da federação dos Emirados Árabes é ex-presidente do Al Jazira e conhece bem o trabalho do brasileiro.  

Em 2011, o treinador também recebeu proposta para assumir a seleção dos Emirados e preferiu ficar no Fluminense. Dois anos mais tarde, ainda no Tricolor, recebeu uma oferta do Al Ain durante a disputa da Libertadores e também recusou. 
Situação complicada nas eliminatórias
O romeno Cosmin Olăroiu, do Al Ahli, é o plano b. Os Emirados Árabes estão em quarto lugar no Grupo 2 das eliminatórias da Ásia com 9 pontos, quatro a menos do que o terceiro colocado. Na última data Fifa, a seleção perdeu dois confrontos diretos para Japão, em casa, e Austrália, fora. Agora, tem apenas mais três jogos contra Tailândia, Arábia Saudita e Iraque para tentar a classificação. 
Na Ásia, os dois primeiros colocados de cada grupo garantem vaga na Copa, e os terceiros colocados de cada grupo disputam a repescagem. A seleção dos Emirados Árabes disputou o Mundial apenas uma vez. Em 1990, treinada por Carlos Alberto Parreira, caiu ainda na primeira fase com três derrotas em três jogos.

* Estagiário, sob a supervisão de Hector Werlang

Nenhum comentário:

Postar um comentário