sábado, 13 de maio de 2017

O gigante e a baixinha: os contrastes entre Junior Cigano e Jéssica Andrade

Neste sábado, brasileiros disputam os cinturões das categorias nos dois extremos de peso do UFC. Confira as diferenças no estilo e na preparação dos dois lutadores

Por Direto de Dallas, EUA
Nas duas lutas principais do UFC 211 deste sábado, em Dallas, os fãs farão um passeio da categoria mais leve da organização à mais pesada. O coevento principal é a disputa do cinturão peso-palha, entre a campeã Joanna Jedrzejczyk e a desafiante brasileira Jéssica Andrade, e a luta principal destaca o campeão dos pesos-pesados, Stipe Miocic, contra o brasileiro Junior Cigano. Os contrastes entre as duas categorias são enormes e exemplificam as infinitas possibilidades das artes marciais mistas.
A principal diferença é, claro, no peso, e isso afeta a preparação de ambos os lutadores. O peso-palha tem o limite de 52,2kg, o mais baixo do UFC, e Jéssica Andrade, que anda normalmente com cerca de 63kg, precisa passar por uma dieta restrita na última semana antes do combate para alcançar esse valor. A lutadora come três refeições diárias, com salada, legumes, verduras, ovos cozidos e frango, além de suco verde e chá de repolho. Se acorda um pouco acima do planejado, isso é reduzido para apenas duas refeições. A 24 horas da pesagem, Jéssica toma café da manhã, mas não tem almoço, corta água e faz treinamentos para suar.
- Nesse último dia é o que ficamos mais tristes, preocupadas em tomar água. Bate um "desesperozinho", mas nada que afete o humor. Eu continuo feliz, mas fico ansiosa para tomar água. Geralmente, não consigo dormir, só das 5h em diante. Na última luta, eu rolava para um lado, rolava para o outro, levantava, deitava no chão, deitava no chão do banheiro e parecia que nada resolvia! Consegui dar uma cochilada depois, fui para a pesagem e foi só alegria - relata Jéssica.
O peso-pesado, por sua vez, tem um limite bem mais relaxado, de 120,2kg, quase 30kg acima da categoria mais próxima, o peso-meio-pesado (até 93kg). Junior Cigano está entre os lutadores mais leves de sua divisão, então não enfrenta as agruras do corte de água para ficar no peso. Isso, entretanto, não significa que o catarinense possa comer o que quiser.
- Eu como um pouco de tudo. Eu gosto muito de arroz e feijão (risos). É o meu prato predileto, eu adoro. Eu evito muito alimentos com glúten e lactose, porque me deixam um pouco inchado. Tenho uma intolerância pequena. E qualquer coisa tipo fritura, esses molhos muito pesados e gordurosos, esse tipo de coisa, eu tiro tudo. Eu tenho o melhor nutricionista do mundo, o dr. Marcelo Guedes, que me ajuda muito, junto com a dra. Maria Bogéa. Eles são o meu segredo, eu falo claramente porque é verdade. Depois que comecei a me tratar com eles, me senti muito bem. Se vocês perceberem, nessa luta, vai ser uma das melhores formas que vou entrar. Estou me sentindo muito bem, estou um pouco mais pesado, mas forte, com um percentual de gordura baixo, entre 9 e 10%, então está tudo ótimo, tudo perfeito - contou.
Info Jéssica Andrade Junior Cigano UFC 211 (Foto: infoesporte)
Se Cigano tem a vantagem de comer à vontade, ele não experimenta um dos poucos lados positivos do corte de peso: a preparação mental para a batalha. Bate-Estaca começa a visualizar a luta conforme seu corpo vai perdendo água.
- A primeira guerra é contra a balança. Somos profissionais, temos que bater o peso. A nossa prioridade é essa e estar bem. Assim, mentalizamos: "Sofri para bater o peso, com dieta, e vou deixar alguém ganhar de mim?" O nosso mental começa na parte da dieta. Quando entramos no octógono, falo que é a hora de brincar, é só felicidade - explica Jéssica.
Outra enorme diferença entre as duas divisões é o estilo de luta. No peso-palha, são lutadoras mais baixas, e Bate-Estaca é uma das menores, com apenas 1,57m de altura. Isso se manifesta em lutas mais dinâmicas, de maior movimentação, e mais longas. De acordo com o site "Fight Matrix", 63% dos combates da categoria no UFC são decididos por pontos, e apenas 8,2% deles tiveram um nocaute ou nocaute técnico.
- Eu acho que a velocidade (é nossa principal característica). Geralmente, somos muito rápidas, temos vontade de ir para cima e um gás melhor para aguentar os rounds - analisa Andrade.
Já os pesos-pesados costumam ser lutadores grandes. Cigano tem 1,93m, mesma altura de seu adversário neste sábado, o campeão Stipe Miocic. Com uma "carcaça maior" para carregar, os atletas costumam se movimentar menos, jogar menos golpes e ser menos velozes. Quando acertam, porém, costuma ser mortal: 50,7% de suas lutas terminam em nocaute, a maior porcentagem do Ultimate. A probabilidade de um nocaute na luta de logo mais é ainda mais acentuada, já que Miocic venceu venceu 12 de suas 16 vitórias desta forma, e Cigano nocauteou em 12 de seus 18 triunfos.
- Acho que não tem dois pesos-pesados melhores que pudessem ter escolhido para uma luta em pé, de trocação. Eu e o Miocic. Acredito que somos os caras que mais se destacaram nesse quesito nos pesos-pesados, ou seja, tem tudo para ser uma luta muito boa. Não vai ser por pontos como a primeira, que foram cinco rounds de uma guerra, mas desta vez acaba antes - garante o brasileiro.
Combate transmite o UFC 211 ao vivo e com exclusividade neste sábado a partir de 19h15 (horário de Brasília). O Combate.com acompanha o torneio em Tempo Real e exibe as duas primeiras lutas do card preliminar em vídeo ao vivo. Confira o card completo:

UFC 211
13 de maio, em Dallas (EUA)
CARD PRINCIPAL (a partir de 23h, horário de Brasília):
Peso-pesado: Stipe Miocic x Junior Cigano
Peso-palha: Joanna Jedrzejczyk x Jéssica Bate-Estaca
Peso-meio-médio: Demian Maia x Jorge Masvidal
Peso-pena: Frankie Edgar x Yair Rodríguez
Peso-médio: Krzysztof Jotko x David Branch
CARD PRELIMINAR (a partir de 19h30, horário de Brasília):
Peso-leve: Eddie Alvarez x Dustin Poirier
Peso-pena: Chas Skelly x Jason Knight
Peso-pesado: Chase Sherman x Rashad Coulter
Peso-leve: Marco Polo Reyes x James Vick
Peso-palha: Jessica Aguilar x Courtney Casey
Peso-pena: Gabriel Benítez x Enrique Barzola
Peso-meio-pesado: Joachim Christensen x Gadzhimurad Antigulov

Nenhum comentário:

Postar um comentário