quarta-feira, 26 de julho de 2017

Organizadora do 1º Gracie Pro, Kyra celebra sucesso do evento: "Foi épico"

Pentacampeã mundial de jiu-jítsu revela ansiedade da família antes da luta principal 
e decreta: "Após a vitória, Roger se consolidou como o grande nome da geração"

Por Rio de Janeiro
Casa dos Jogos Rio 2016, o Parque Olímpico foi palco no último final de semana da primeira edição do Gracie Pro, evento de jiu-jítsu que trouxe de volta à Cidade Maravilhosa os "tempos áureos" da arte suave. Com grandes nomes do esporte, além de outros atletas de alto nível do MMA, como, por exemplo, a peso-palha Jéssica Bate-Estaca, a luta que todos os presentes na Arena Carioca 1 aguardavam foi realizada entre Roger Gracie e Marcus Buchecha, únicos lutadores decacampeões mundiais.
O tira-teima entre Roger e Buchecha (os dois empataram no Metamoris, em 2012) fez com que a Arena Carioca 1 fosse tomada por um (sadio) clima de "clássico no Maracanã". Apesar da ampla maioria do público expressar efusivamente sua torcida pelo "atleta da casa", os torcedores de Marcus Buchecha faziam bastante barulho no Parque Olímpico, com camisas personalizadas, promovendo uma bonita rivalidade nas arquibancadas. A vitória de Roger Gracie, aos 6m52s, por finalização (estrangulamento), no entanto, fez o ginásio explodir em alegria.   
Kyra Gracie Pro (Foto: Alexandre Fernandes)Kyra organizou a primeira edição do Gracie Pro, no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro (Foto: Alexandre Fernandes)
Organizadora do evento, Kyra Gracie fez um balanço positivo desta primeira edição do Gracie Pro. Com status de "pop star", ouvindo gritos e pedidos de fotos das crianças que se espalhavam pelas arquibancadas da Arena Carioca 1, a pentacampeã mundial de jiu-jítsu já faz planos para que o evento volte em 2018 com o mesmo apelo da estreia. 
- O evento começou com o pé direito, realmente. Pelo feedback dos atletas, do público em geral, posso afirmar com certeza que foi o evento de jiu-jítsu mais organizado que teve no Brasil. Trouxe uma emoção para torcer pelos melhores atletas do mundo, teve a luta que o público esperava há muito tempo e foi histórico. Queria agradecer aos atletas por acreditarem no meu trabalho e, agora, o problema vai ser ter uma segunda edição com uma luta que possa barrar, em termos de importância e expectativa, essa que foi entre o Roger e o Buchecha - afirmou Kyra ao Combate.com, antes de completar.
- Meu objetivo era trazer um evento inovador para o esporte. Sou apaixonada pelo jiu-jítsu e é minha missão elevar o nível das competições. O jiu-jítsu nasceu no Brasil, se consolidou no Rio de Janeiro, temos histórias de grandes lutas realizadas aqui e, principalmente, com membros da família Gracie. Então, ter o Roger como o campeão dessa geração, foi muito bom ter ele para dar essa luz nessa primeira edição. Quero colocar o Gracie Pro no calendário do Rio de Janeiro. A gente vive uma situação bem delicada no país, é muito difícil conseguir um patrocínio, mas eu acredito no jiu-jítsu, acredito que nosso país vai dar a volta por cima, espero que as coisas melhorem e a gente tem que trabalhar e correr atrás das coisas. 
Roger Gracie Pro (Foto: Alexandre Fernandes)Roger Gracie finalizou Marcus Buchecha na "super luta" do Gracie Pro (Foto: Alexandre Fernandes)

No fim, com a vitória de Roger Gracie na luta principal do evento, Kyra revelou que o clima nos bastidores era de apreensão, dado o alto nível do combate. Deixando o lado empresarial um pouco de lado, a comentarista do Canal Combate falou da emoção em entrar no tatame com o tio Renzo e o avô Robson, e decretou: "Roger se consolidou como o grande nome da geração na família". 
- A família Gracie estava toda lá, foi uma luta muito importante para a história da minha família. Era a luta mais aguardada, o Buchecha é um atleta duríssimo, decacampeão mundial e estávamos todos apreensivos nos bastidores, justamente porque é aquele tipo de luta que os dois têm condições de vencer. Não tem favorito nunca. E a vitória do Roger, pela maneira como aconteceu, foi épico. Ele já estava na história da família e, agora, se consolidou como o grande nome da família nessa geração. É sempre uma emoção muito grande representar a minha família, estar com eles, estamos na 5ª geração da família Gracie e a nossa missão sempre foi fazer o jiu-jítsu competitivo, formar campeões, dar oportunidade aos atletas, então foi muito bom. Foi maravilhoso estar com meu avô, agora patriarca, meus tios e sobrinhos - concluiu Kyra.
Kyra Gracie Pro (Foto: Alexandre Fernandes)Família Gracie presente no evento  (Foto: Alexandre Fernandes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário