quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Valentina desabafa após derrota: "Três de cinco rounds eu definitivamente ganhei"

Lutadora quirguistanesa reclama nas redes sociais que acertou golpes mais duros que Amanda Nunes: "Nossa competição não se chama 'tomar o centro do octógono e vencer'"

Valentina desabafa após derrota: Valentina desabafa após derrota:
Por Combate.com, Denver, EUA
 
A quirguistanesa Valentina Shevchenko ainda não engoliu a controversa derrota por decisão dividida para Amanda Nunes no UFC 215 do último sábado, em Edmonton, Canadá. Na noite de terça-feira, a lutadora peso-galo emitiu um comunicado em três línguas diferentes - russo, inglês e espanhol (ela morou por oito anos no Peru e atualmente reside e treina nos EUA) - nas redes sociais, no qual desabafa com os fãs e lamenta o resultado negativo.
"Eu não acho que perdi a luta, 3 ROUNDS DE 5 EU DEFINITIVAMENTE GANHEI", escreveu Shevchenko no seu comunicado. Ela admite que deslocou um dos dedos da mão esquerda no primeiro round e reconhece que Amanda pode ter vencido o quinto round por tê-la derrubado. Contudo, argumenta que acertou golpes mais contundentes do que a brasileira, a quem acusa de ter sido passiva mesmo tendo dominado o centro do octógono.
"Nossa competição não se chama 'manter o centro do octógono e ganhar.' Está a ocupar o centro do octógono, mas recebe todos os golpes possíveis. Um lutador deve e pode usar todo o perímetro do octógono de acordo com sua tática e estilo", escreveu Shevchenko, que também reclamou que, segundo as orientações dos árbitros nos bastidores, Amanda teria que fazer mais do que ficar por cima na luta agarrada para levar vantagem no quinto round.
"As novas regras que nos explicaram antes da luta dizem que se não fizeres nada quando manténs uma posição, então este controle de posição não dá a vantagem. E Nunes não conseguiu fazer nem um ataque nem um golpe no chão", reclama.
Apesar do desabafo, Valentina prometeu continuar a busca pelo cinturão dos pesos-galos, e prometeu reencontrar Amanda Nunes no octógono no futuro.
Confira o post completo traduzido:
"Em primeiro lugar, quero agradecer a todos os que me apoiaram!
Seu apoio meus queridos amigos é muito importante para mim!
Depois de 5 Rounds de luta, os juízes se dividiram na opinião e 2-1 deram a vitória a Nunes (48-47, 47-48, 47-48)
Eu não acho que perdi a luta, 3 ROUNDS DE 5 EU DEFINITIVAMENTE GANHEI.
No meio do primeiro round, depois de uma troca de golpes, articulação de um dedo no meu braço esquerdo saiu do seu lugar, por isso não pude fazer a minha vantagem desde o início da luta.
Durante o intervalo, o meu treinador Pavel Fedotov pôs o dedo no seu lugar, e desde o segundo round, consegui trabalhar com ambas as mãos.
E NO ÚLTIMO 5 Round Nunes fez uma queda contra uma meu.
Além disso, as novas regras que nos explicaram antes da luta dizem que se não fizeres nada quando manténs uma posição, então este controle de posição não dá a vantagem. E Nunes não conseguiu fazer nem um ataque nem um golpe no chão.
Durante toda a luta, não recebi um único golpe na cara dela.
Se alguém pode duvidar da minha vitória nos rounds 2, 3, 4, então com que argumento os ganhou Nunes?
Fazendo uma luta passiva, só me empurrando com "toques" na perna e não acertar um único golpe com as mãos?
Enquanto eu tinha que retaliar e atacar simultaneamente, porque ela mesma tomou uma posição passiva.
Alguns dizem que ela tomou o centro do octógono, colocando isto em uma vantagem.
Nossa competição não se chama - manter o centro do octógono e ganhar. Está a ocupar o centro do octógono, mas recebe todos os golpes possíveis. Um lutador deve e pode usar todo o perímetro do octógono de acordo com sua tática e estilo.
Por exemplo, o estilo de Mohamed ali e Mike Tyson é completamente diferente, e não podemos dizer que um é melhor do que o outro.
Esta regra do centro do octógono foi feita para quando um lutador evita e escapa a luta. Neste caso, sim, o que está no centro do octógono tem a vantagem.
Correr para uma troca aberta de golpes contra uma oponente que é mais alta e mais pesada seria tolo de mim. E já vimos muitas vezes em diferentes lutas que mal tal "correr" pode acabar.
Nas minhas lutas eu ponho ênfase na técnica, na táctica e na velocidade.
É por isso que estamos a fazer artes marciais, não para ganhar através da frente forte, e não para ganhar numa troca acidental de golpes. O objetivo é bater e não receber em troca. E isso só pode ser conseguido treinando sua arte.
É por isso que depois da luta não tenho um único arranhão na cara, mas todas as minhas mãos estão quebradas.
É uma pena que tenha acontecido, especialmente me sinto mal com as pessoas que se preocupam por mim e me apoiam.
MMA é um esporte muito interessante e diversificado, tudo pode acontecer. Claro, isso é decepcionante, mas eu não vou deixar o que eu passo separar-me da minha meta principal!
Vou descansar um pouco e começar a treinar novamente, para voltar ao octógono em um futuro próximo.
E com Nunes, nos encontraremos depois!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário