terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Slater volta após lesão e vê John John mais pressionado que Medina na luta pelo título

Recordista de vitórias em Pipeline pode ser fiel da balança na briga pelo troféu nesta temporada: "Quero disputar essa final, e eu espero que seja contra um desses dois caras"

Slater volta após lesão e vê John John mais pressionado que Medina na luta pelo títuloSlater volta após lesão e vê John John mais pressionado que Medina na luta pelo título
Por Carol Fontes e Lívia Laranjeira, Direto de Oahu, Havaí
 
Nenhum outro surfista venceu mais em Pipeline do que Kelly Slater. O onze vezes campeão mundial tem sete títulos na etapa do Havaí. Recuperado da lesão no pé direito, o americano voltou a competir na ilha de Oahu depois de cinco meses afastado do Circuito Mundial. Ele se machucou em uma sessão de freesurf em Boneyards, um dos picos de Jeffreys Bay, na África do Sul. Apesar de ter surfado o "Surf Classic", evento na piscina de ondas artificiais no seu rancho, na Califórnia, Kelly ainda não tinha voltado a competir na elite do surfe. Coroou o retorno com a vitória na estreia do PIpeline Masters sobre o francês Joan Duru e o americano Kolohe Andino.
A WSL paralisou as disputas após a nona bateria da primeira fase. Haverá uma nova chamada nesta terça-feira, às 15h30 (de Brasília). O SporTV.com transmite as baterias ao vivo.
- Eu dou ao meu pé 65% (de recuperação). Eu faltei a muitas etapas, mas depois de tantos anos sem parar, dia sim, dia não, foi bom ter alguns meses de folga. É bom voltar, mas é bom se afastar de algo que você ama e voltar e apreciá-lo - disse Slater.
Torcedores de diversas gerações aguardaram para ter o seu momento com Kelly Slater no Havaí (Foto: Carol Fontes)Torcedores de diversas gerações aguardaram para ter o seu momento com Kelly Slater no Havaí (Foto: Carol Fontes)
Torcedores de diversas gerações aguardaram para ter o seu momento com Kelly Slater no Havaí (Foto: Carol Fontes)
Feliz por voltar a vestir a lycra de competição, Slater ficou cerca de 1h30 dando autógrafos e atendendo aos pedidos do público após a vitória. Uma multidão de torcedores se aglomerou para ter um momento com o ídolo. Ele avançou diretamente à terceira fase e aguarda a definição de seu rival na próxima rodada no Havaí.
O americano conquistou o Pipeline Masters pela primeira vez em 1992, quando derrotou o local Sunny Garcia na decisão. Depois, venceu três anos seguidos (1994, 1995 e 1996), passando por Vetea David, Mark Occhilupo e Sunny nas finais. Voltou a erguer a taça em 1999 na vitória sobre Shane Wehner e repetiu a dose em 2008, após a bateria decisiva com Chris Ward. O último triunfo foi em 2013 sobre John John Florence, que nunca venceu a etapa no quintal de casa.
Kelly Slater passou cerca de 1h30 distribuindo autógrafos e conversando com a torcida que se aglomerou ao seu redor (Foto: Carol Fontes)Kelly Slater passou cerca de 1h30 distribuindo autógrafos e conversando com a torcida que se aglomerou ao seu redor (Foto: Carol Fontes)
Kelly Slater passou cerca de 1h30 distribuindo autógrafos e conversando com a torcida que se aglomerou ao seu redor (Foto: Carol Fontes)
Para Slater, o atual líder do ranking e campeão mundial sofre uma cobrança maior do que Medina na corrida pelo título de 2017. Ele diz que o brasileiro não deveria se sentir tão pressionado, já que vem de uma sequência de vitórias (Future Classic, Portugal e França) e fez o quase impossível para entrar na briga pelo caneco.
- Ele estava praticamente fora da disputa pelo título e aí ele foi melhor do que qualquer outra pessoa no mundo poderia. Se ele vencer aqui e garantir o título, é algo compatível com um campeão mundial. Eu acho que ele tem que colocar na cabeça que tem uma pressão, isso deve mantê-lo focado, mas, por outro lado, ele não tem pressão, porque ele nem deveria estar nessa posição. Ele teve uma perna europeia tão boa, ganhou o evento na piscina de ondas. Acho que Tom Curren é o único na história que já venceu quatro eventos seguidos no Tour... Eu sei que no caso do Gabriel, uma das vitórias não foi no Tour, mas acho que ele devia encarar dessa forma: eu atingi o auge - analisou.
- Nesse sentido, a pressão está no John, porque se o Gabriel "roubar" esse título, cara, seria uma coisa enorme na rivalidade deles. Eu estou contente por serem eles dois. Estou contente por vê-los se enfrentando - acrescentou.
Kelly Slater vence na estreia em Pipeline; veja a melhor onda do americano
Slater pode ter um papel fundamental no desfecho da história. O americano espera disputar a final com Medina ou John John. Mas prefere não escolher lados.
- Secretamente, eu espero ser (o fiel da balança). Eu encontrei o Charles (Saldanha, pai e treinador de Medina), outro dia, e ele disse "cara, eu preciso de você, nós precisamos de você". E eu disse "eu posso ser seu inimigo ou seu amigo, vamos ver". Mas eu espero estar lá, no fim. Quero disputar essa final, e eu espero que seja contra um desses dois caras - concluiu.
Torcida encantada com Kelly Slater nas areias da praia de Banzai Pipeline (Foto: Carol Fontes)Torcida encantada com Kelly Slater nas areias da praia de Banzai Pipeline (Foto: Carol Fontes)
Torcida encantada com Kelly Slater nas areias da praia de Banzai Pipeline (Foto: Carol Fontes)
Relembre a lesão de Slater em J-Bay:
Kelly Slater mostrou a fratura no pé em raio-X em julho deste ano (Foto: Reprodução)Kelly Slater mostrou a fratura no pé em raio-X em julho deste ano (Foto: Reprodução)
Kelly Slater mostrou a fratura no pé em raio-X em julho deste ano (Foto: Reprodução)
Baterias da primeira fase:
1: Jeremy Flores (FRA) 10.17, Jadson André (BRA) 6.33, Matt Wilkinson (AUS) 4.67
2: Josh Kerr (AUS) 12.17, Kanon Igarashi (EUA) 6.10, Owen Wright (AUS) 3.37
3: Conner Coffin (EUA) 10,50, Julian Wilson (AUS) 8,00 e Stuart Kennedy (AUS) 1,50
4: Jordy Smith (AFS) 16.57, Bede Durbidge (AUS) 11.43, Ethan Ewing (AUS) 3.00
5: Miguel Pupo (BRA) 14,83, Benji Brand (HAV) 12.64, Gabriel Medina (BRA) 12.43
6: John John Florence (HAV) 13,50, Dusty Payne (HAV) 6,83, Wiggolly Dantas (BRA) 5,63
7: Caio Ibelli (BRA) 12.83, Adriano de Souza (BRA) 11,27, Jack Freestone (AUS) 7,04
8: Kelly Slater (EUA) 12,47, Joan Duru (FRA) 11,90, Kolohe Andino (EUA) 7,60
9: Ezekiel Lau (HAV) 10,50, Filipe Toledo (BRA) 2,00, Michel Bourez (TAH) 2,00
10: Sebastian Zietz (HAV), Adrian Buchan (AUS) e Ian Gouveia (BRA)
11: Joel Parkinson (AUS), Connor O'Leary (AUS) e Leo Fioravanti (ITA)
12: Mick Fanning (AUS), Frederico Morais (POR) e Italo Ferreira (BRA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário