sexta-feira, 23 de março de 2018

Bibiano Fernandes luta pelo título e contra feito histórico de Martin Nguyen no ONE

Australiano busca se tornar primeiro campeão simultâneo de três categorias. Brasileiro avisa: "Esta é minha divisão"

Bibiano Fernandes luta pelo título e contra feito histórico de Martin Nguyen no ONEBibiano Fernandes luta pelo título e contra feito histórico de Martin Nguyen no ONE
Por Combate.com, Bangkok, Tailândia
 
A luta principal do "ONE: Iron Will" deste sábado, em Bangkok, pode entrar para a história das artes marciais mistas. O australiano de raíses asiáticas Martin Nguyen, apelidado de "Situ-Asian" (trocadilho unindo as versões inglesas das palavras "situação" e "asiático"), busca se tornar o primeiro lutador da história a deter simultaneamente os cinturões de três categorias diferentes numa grande organização de MMA. Ele já é campeão dos pesos-leves (no ONE, até 77,1kg) e dos pesos-penas (até 70,3kg), e quer agora o título do peso-galo (até 65,8kg). Em seu caminho, porém, está o campeão mais dominante da história da companhia: o brasileiro Bibiano Fernandes.
Foi o próprio Nguyen que pediu a luta contra o lutador amazonense, recordista de defesas de cinturão do evento, com seis vitórias como campeão absoluto do peso-galo. A ambição do australiano não tem precedentes: ele conquistou o título peso-pena em agosto de 2017, ao nocautear o russo Marat Gafurov, único homem que já o venceu, numa revanche. Cerca de três meses depois, subiu ao peso-leve e nocauteou também Eduard Folayang pelo cinturão da categoria. Agora, pode conquistar seu terceiro título num espaço de oito meses.
Havia a dúvida se Nguyen conseguiria bater peso no sistema mais restrito imposto pelo ONE - a organização confere o peso dos lutadores no início da semana da luta, na antevéspera e na véspera do evento, além de controlar o nível de hidratação através de um teste da gravidade específica da urina. Porém, Bibiano confirmou em contato telefônico com o Combate.com que tanto ele quanto seu adversário bateram o limite de 65,8kg e foram liberados.
- Estou trabalhando 24 horas por dia para dar o melhor show da minha vida. Todas as minhas lutas terminam antes do fim do tempo normal, e planejo encerrar esta cedo também. Sei que Bibiano será o melhor oponente que já enfrentei, mas vou entrar lá e fazer o que faço. Acho que posso acertá-lo nos rounds finais, e minha juventude e atleticismo serão demais para ele. É hora de fazer história de novo - disse Nguyen, 29, durante a coletiva de imprensa do evento, nesta semana.
O veterano Bibiano, 37, aprecia o apetite do adversário por um feito histórico - ele próprio já foi campeão de duas categorias diferentes, no evento japonês Dream - mas está motivado para impedir que o australiano faça seu nome em cima dele.
- Não estou apenas competindo pelo cinturão mais, o que importa é o desafio agora. Quero me desafiar e ver até onde minhas habilidades progrediram. Martin Nguyen é um grande desafio para mim, um dos maiores da minha carreira. Todo mundo está falando sobre sua potência, e como ele vai me nocautear. Eu gostaria de ver se ele consegue. Quando ele conquistou os títulos do peso-pena e do peso-leve, foi impressionante, mas esta é minha divisão. Ele está entrando no meu território, e vou defendê-lo. Este desafio realmente me motiva a estar na minha melhor forma - afirmou Bibiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário