domingo, 10 de junho de 2018

"A maioria dos lutadores quer", diz Dana sobre volta da pesagem oficial à tarde

Presidente do UFC não garante mudança rápida, mas revela ter pessoas trabalhando pelo fim da pesagem oficial pela manhã: "Vamos voltar para o velho sistema"

Por Adriano Albuquerque, Ana Hissa, Evelyn Rodrigues e Zeca Azevedo, Direto de Chicago, EUA
 
Dana White garante que mudança é um pedido dos próprios lutadores (Foto: Adriano Albuquerque)Dana White garante que mudança é um pedido dos próprios lutadores (Foto: Adriano Albuquerque)
Dana White garante que mudança é um pedido dos próprios lutadores (Foto: Adriano Albuquerque)
Na última terça-feira, o presidente do UFC, Dana White, sinalizou com uma mudança significativa no Ultimate: a volta das pesagens oficiais à tarde, numa única tomada de peso, como acontecia anteriormente. Após a pesagem cerimonial do UFC 225 nesta última sexta-feira, o chefão da companhia reforçou que o caminho é sem volta.
- Não pode acontecer rápido o bastante. Mas sim, vamos voltar para o velho sistema de pesagem, vai acontecer. Há algumas pessoas que dizem “não, não, não”, mas a maioria dos lutadores quer que volte para às 16h (...). Não vai ser híbrido. Não dá para ter a comissão (atlética) duas vezes no dia. Eles vão aparecer uma vez, 16h, e é aí que as pessoas vão se pesar - afirmou.
Dana colocou a decisão na conta dos próprios lutadores, que o teriam pedido para retomar o modelo antigo. A pesagem oficial às 9h foi implementada antes do UFC 199, em junho de 2016. O objetivo era que os lutadores tivessem mais tempo de recuperação para o evento do dia seguinte.
- Os lutadores falam comigo, foi assim que chegamos aqui. Tantas pessoas me pediram para voltar às 16h que estamos aqui.
Quase o triplo de atletas não conseguiu ficar dentro dos limites de suas respectivas categorias nesses últimos dois anos, se comparado com a regra anterior. No mesmo período anterior à pesagem matinal, 22 lutadores ficaram fora do peso. Depois da implementação do novo sistema mais cedo, esse número passou para 62 atletas.
- Na minha experiência, e acredito que na de vocês também, não há muitos lutadores que são “pessoas da manhã”. Geralmente eles dormem metade do dia e acordam mais tarde e acho que, com a pesagem matinal, eles ficam de pé a noite inteira cortando peso, têm que acordar cedo de novo e não estão batendo o peso. Os números não mentem: mais pessoas estão falhando em bater o peso do que nunca. Sei que Eddie Alvarez falou bastante disso, que esse tipo de pessoa nunca vai bater o peso não importa o horário, por causa de indisciplina, e Eddie não está errado, é seu trabalho bater o peso, mas tínhamos muito menos disso quando a pesagem era às 16h. Acredito que isso vai diminuir, muitos lutadores estão nos pedindo isso
Questionado sobre a volta da reidratação tardia dos atletas, com menos tempo até a luta, Dana White afirmou que anteriormente os lutadores estavam mais saudáveis para lutar.
- Sim, era uma das coisas que observamos. Foi uma decisão que tomamos. Os caras não teriam que esperar até 16h, poderiam se reidratar (antes). Mas nunca tivemos problemas antigamente, às 16h. Todos estavam saudáveis, todos estavam bem.
O UFC ainda precisa da aprovação das comissões atléticas americanas para retomar a pesagem apenas à tarde, mas Dana avisou que a expectativa é que seja o quanto antes.
- (Voltaremos ao modelo antigo) o quanto antes. Tenho pessoas trabalhando nisso.
Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar (Foto: Combate)Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar (Foto: Combate)
Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar (Foto: Combate)

Nenhum comentário:

Postar um comentário