domingo, 10 de junho de 2018

Favorita contra Esparza, Gadelha assume papel: "Sou mais completa que ela"

Brasileira peso-palha, que enfrenta americana neste sábado no UFC 225, em Chicago, detalha parte da vida nova em Las Vegas: "Moro numa cidade que tinha o sonho de conhecer"

Por Adriano Albuquerque, Ana Hissa, Evelyn Rodrigues e Zeca Azevedo, Direto de Chicago, EUA
 
Em 2013, numa segunda tentativa de fazer acontecer a luta entre Carla Esparza e Cláudia Gadelha, a americana era a campeã peso-palha (até 52kg) do Invicta FC. Mas a brasileira se machucou de novo. Na ocasião, Esparza entraria na condição de favorita. Neste sábado, no UFC 225, em Chicago, na terceira tentativa desse combate acontecer, o cenário é outro. Nas casas de apostas, o favoritismo é da brasileira, e bem largo: 82%, diante de apenas 18% de Esparza.
Em entrevista exclusiva ao Combate, Gadelha não se furtou a assumir todo o favoritismo da luta no UFC 225. Ela se vê uma lutadora mais completa, o que justificaria a grande vantagem.
- Concordo (com meu favoritismo). A Carla foi campeã da categoria e faz muito bem o que se propõe a fazer, o jogo de wrestling para o MMA, mas é só aquilo. Você pode perceber que é só aquilo, mas é aquilo muito bem, então não posso subestimá-la. Ela foi campeã da categoria, foi campeã do Invicta FC, então faz isso muito bem, mas é só aquilo. Enquanto eu sou mais completa que ela, por isso que sou favorita.
Ainda sobre a adversária, Cláudia Gadelha - que vem de derrota para Jéssica Bate-Estaca, em setembro de 2017 - destaca o fato de enfrentar pela primeira vez alguém que queira lutar no chão com ela.
- Vou me sentir confortável em qualquer área. Será a primeira vez que vou lutar com alguém que quer fazer chão comigo, que quer me levar para o chão, e me sinto muito confortável ali. Vou soltar o meu jogo, está tudo muito bem planejado, sei tudo o que ela vai fazer, ela sabe tudo o que vou fazer.
Claudia Gadelha bateu 52,6kg na pesagem do UFC 225 (Foto: Adriano Albuquerque)Claudia Gadelha bateu 52,6kg na pesagem do UFC 225 (Foto: Adriano Albuquerque)
Claudia Gadelha bateu 52,6kg na pesagem do UFC 225 (Foto: Adriano Albuquerque)
A brasileira, que por muitos anos fez parte da Nova União, entre Natal e Rio de Janeiro, se mudou há poucos meses para Las Vegas, deixando a cidade de Albuquerque, no estado americano do Novo México. A lutadora, porém, ressalta que seu treinador principal continua o mesmo, mantendo a filosofia adotada nas lutas anteriores.
- Na verdade, só mudou o lugar aonde estou treinando agora. Saí de Albuquerque, mas continuo com meu headcoach, que é o Chris Luttrell, e adicionei um treinador de striking, mas a metodologia continua a mesma. A gente não mudou muita coisa no que vínhamos treinando nesses últimos anos que vim para os EUA. Muda a atmosfera agora que estou morando em Vegas e treinando no Instituto de Performance do UFC, também vou na Xtreme Couture. Agora tenho mais oportunidades de visitar outros lugares e fazer intercâmbios, podendo aprender com outras equipes, oportunidade que não tinha no Brasil. No Brasil só podia treinar dentro da minha equipe (Nova União), não podia procurar outras para evoluir, e acho que isso ajuda bastante.
Sobre a estrutura do Instituto de Performance do Ultimate, em Las Vegas, a brasileira não poupou elogios. Aparelhos de última geração, refeições e tudo o que atleta precisa no dia a dia.
- Acho perfeito o lugar, uma estrutura que não tem igual no mundo inteiro. Eles montaram tudo pensando no bem-estar do atleta, pensando na evolução do atleta. Tem toda uma ciência por trás do esporte que a gente, como veio de um país onde o governo não apoia o esporte, acaba crescendo sem entender. A gente tem aquela vontade toda de ser atleta, mas não entendemos o que acontece por trás. Hoje em dia, estou entendendo muito mais isso, trabalhando com profissionais que me fazem entender isso, e acho que faz a diferença.
Claudinha Gadelha e Carla Esparza se enfrentam após duas tentativas frustradas anteriormente (Foto: Adriano Albuquerque)Claudinha Gadelha e Carla Esparza se enfrentam após duas tentativas frustradas anteriormente (Foto: Adriano Albuquerque)
Claudinha Gadelha e Carla Esparza se enfrentam após duas tentativas frustradas anteriormente (Foto: Adriano Albuquerque)
Ainda sobre a cidade no estado de Nevada, em meio ao deserto, Gadelha garante se sentir mais em casa do que em Albuquerque. Como chegou no verão, tudo está ótimo. No frio, ela ainda não sabe como será.
- Gosto muito de Vegas, é uma cidade que tinha vontade de conhecer quando era criança e adolescente. Moro numa cidade que tinha o sonho de conhecer. Não só isso, mas o clima que é bem parecido (com o do Brasil)... Bem, a gente vive quatro estações e cheguei no verão. Quando estiver no frio não sei como vou lidar, porque realmente não gosto de frio. Mas estou curtindo muito o verão, parece muito com o Brasil, só é deserto e não tem a umidade de lá. Mas gosto do clima em Las Vegas.
Gadelha, que antes da derrota para Bate-Estaca tinha na carreira apenas duas derrotas para Joanna Jedrzejczyk, sabe que repetitivas mudanças podem atrapalhar, mas garante que a ida para Las Vegas foi bem pensada e planejada.
- Foi tudo muito bem pensado. Já vi outros atletas fazerem isso também, tentando achar o lugar onde se sente bem. Saí de um time onde treinei dez anos, então até achar a combinação perfeita leva um tempo. Não acho que isso tenha me atrapalhado até agora, parar por aqui talvez não me atrapalhe, mas acho que se continuar mudando muito e fazendo muitas coisas diferentes pode atrapalhar - concluiu.
Combate transmite o UFC 225 neste sábado ao vivo, na íntegra e com exclusividade a partir das 19h (de Brasília). O Combate.com transmite as duas primeiras lutas do card preliminar em vídeo, e acompanha o restante do evento em Tempo Real. Você pode assistir a esse evento pelo Combate na TV ou no Combate Play via internet e aplicativo. Acesse assinecombate.globo.com e saiba mais.
UFC 225
9 de junho de 2018, em Chicago (EUA)
CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília):
Peso-médio: Robert Whittaker x Yoel Romero
Peso-meio-médio: Rafael dos Anjos x Colby Covington
Peso-pena: Holly Holm x Megan Anderson
Peso-pesado: Andrei Arlovski x Tai Tuivasa
Peso-meio-médio: Mike Jackson x CM Punk
CARD PRELIMINAR (19h15, horário de Brasília):
Peso-pesado: Alistair Overeem x Curtis Blaydes
Peso-palha: Cláudia Gadelha x Carla Esparza
Peso-pena: Ricardo Lamas x Mirsad Bektic
Peso-pesado: Rashad Coulter x Chris de la Rocha
Peso-meio-pesado: Rashad Evans x Anthony Smith
Peso-mosca: Joseph Benavidez x Sergio Pettis
Peso-leve: Clay Guida x Charles do Bronx
Peso-pena: Mike Santiago x Dan Ige
Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar (Foto: Combate)Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar (Foto: Combate)
Assine o Combate Play e assista ao Combate em qualquer lugar (Foto: Combate)

Nenhum comentário:

Postar um comentário