segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Campeões mundiais de Futebol Social 'plantam' a esperança em Santa Cruz

Jogadores da Seleção Brasileira feminina e masculina participam de evento festivo para inaugurar novo centro comunitário na zona oeste do Rio de Janeiro

Por Rafael Honório Rio de Janeiro
Futebol Social JogadorSeleção Brasileira inaugura o Centro Comunitário
Liberdade, em Santa Cruz (Foto: Ivo Gonzalez)
Os jovens que vivem em condições de risco estão mais propensos à violência, às drogas, à baixa escolaridade e às poucas expectativas na vida. Mas as crianças e adolescentes que atuam na Seleção Brasileira de Futebol Social mostram que nem tudo está perdido. Além de campeões da Copa do Mundo de Futebol Social, os integrantes dos times feminino e masculino do Brasil estão deixando um legado para as gerações futuras. Nesta segunda-feira, com ajuda de parceiros privados e organizações não governamentais, os jogadores inauguraram o Centro Comunitário Liberdade, no bairro de Santa Cruz, subúrbio do Rio de Janeiro.
- Quero agradecer à comunidade por ter me recebido tão bem e ter me deixado trabalhar aqui. Espero que todos aproveitem esse novo espaço esportivo - disse o colombiano Daniel Feldman, responsável pela obra e integrante da ONG Architecture for Humanity.
Cerca de 270 pessoas, sendo 180 crianças, compareceram à festa de estreia do campo popular. A ideia da área surgiu na Copa do Mundo de Futebol Social, realizada no Rio de Janeiro. O evento aconteceu na praia de Copabacana e o carinho do público brasileiro chamou a atenção dos envolvidos na organização do evento.
- Nós acreditamos que todos os jovens, do mundo inteiro, deveriam ter acesso ao esporte. E com a ajuda de nossos parceiros, nós criamos esse espaço para a juventude de Santa Cruz - explicou Andrew Ogilvie, diretor mundial de parcerias comunitárias de uma grande marca esportiva.
O local utilizado foi a Praça da Liberdade, um descampado na zona oeste do Rio de Janeiro. Em apenas três meses, aquele espaço improdutivo se tranformou em uma área de sonhos: são 280 metros quadrados construídos - com campo de carpete, dois vestiários, dois banheiros, sala multiuso, escritório e arquibancada. Essa foi apenas a primeira fase do projeto, em um segundo momento ainda serão construídos: um prédio de três andares, com 15 salas, quadra poliesportiva, dois campos de futebol society e ainda uma praça cultural para shows e peças.
- A etapa do Brasil mostrou que as pessoas que tiverem oportunidades, poderão brilhar. Estamos muito felizes com esse legado e agradeço a todos os nossos parceiros por dar uma oportunidade à comunidade de Santa Cruz - afirmou Debora Balls, uma das organizadoras da Copa do Mundo de Futebol Social.
Futebol Social JogadorJogador do Melanina Carioca mostra toda sua habilidade com a bola nos pés no campo (Foto: Ivo Gonzalez)
Para inaugurar o espaço, uma festa foi armada para a população do bairro carioca. Biscoitos, sanduíches e refrigerantes enchiam a barriga das crianças. Um show da banda Reinventando, do Instituto Bola para Frente, entretia os ouvidos de todos presentes no centro comunitário. Com galões e latas reaproveitados e instrumentos improvidados, os músicos tocaram duas músicas que tinham tudo a ver com a inauguração: Dias Melhores, da banda mineira Jota Quest, e Cidade Maravilhosa, composta pelo carnavalesco André Filho.
- Os verbos sonhar, construir e ajudar são muito importantes. Vamos trazer nossa experiência e nosso trabalho para Santa Cruz. Mas, acima de tudo, vamos trazer o nosso amor - declarou Susana Moreira, também do Instituto Bola para Frente, que será o responsável por cuidar do espaço.
Como não poderia deixar de ser, o campo de futebol foi inaugurado com atuações dos campeões mundiais de Futebol Social. Mas eles receberam um reforço: um time formado por atores e músicos da banda Melanina Carioca. Os atores da TV Globo Micael Borges, o Luciano da temporada passada de Malhação, e Marcelo Melo Jr., o Bené de Mulheres Apaixonadas, foram alguns dos que desafiaram os craques do Brasil.
O dinamizador comunitário de Santa Cruz, Getúlio da Rocha, fez questão de elogiar toda a infra-estrutura construída pelos responsáveis pela obra. Ele relembrou seus tempos de jovem, quando o bairro não contava com uma área de lazer como esta.
- Esse é um sonho que, na minha adolescência, eu não pude desfrutar. Agora todas as crianças poderão aproveitar esse novidade. Nós, moradores de Santa Cruz, podemos mostrar que melhorar é possível. Nós não temos medo de trabalhar para isso e recebemos vocês de braços abertos - comemorou.
O campo e o prédio construídos ficarão abertos à comunidade do bairro carioca. Para conhecer mais sobre o projeto do Centro Comunitário Liberdade, basta acessar a página oficial da Architecture for Life, em inglês, ou ao site do Instituto Bola para Frente, em português.
Esse novo complexo esportivo traz novos sonhos e desejos aos jovens que vivem em situação de riscos nas áreas e bairros próximos ao bairro da Liberdade, em Santa Cruz. Quem sabe dali podem surgir novos membros das Seleções Brasileiras de Futebol Social. Um legado não só para o esporte, mas também para os jovens que têm poucas oportunidades na vida.
Futebol SocialCrianças e jovens da zona oeste do Rio de Janeiro festejam o novo complexo esportivo (Foto: Ivo Gonzalez)

Nenhum comentário:

Postar um comentário