terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

De volta ao Brasil, Cielo lidera projeto para formar 'Tropa de Elite' da natação

'Hoje eu volto com muita confiança no trabalho que vou fazer', diz o nadador

Por João Gabriel Rodrigues São Paulo
Cesar Cielo usou as férias para pensar sobre o futuro. Acostumado a treinar no primeiro semestre de cada ano em Auburn, nos Estados Unidos, o campeão olímpico e mundial mudou a rotina e agora está à frente do P.R.O. 16 – Projeto Rumo ao Ouro em 2016. A iniciativa, idealizada para servir de “Tropa de Elite” da natação nacional, vai reunir, além de Cielo, outros seis nadadores - André Schultz, Leonardo de Deus, Nicholas dos Santos, Henrique Rodrigues, Tales Cerdeira e Vinícius Waked -, todos selecionados pelo potencial de medalhas nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.
Cesar Cielo natação projeto Pro 16 (Foto: João Gabriel / Globoesporte.com)Cesar Cielo posa ao lado dos nadadores do projeto P.R.O. 16 (Foto: João Gabriel / Globoesporte.com)
O grupo vai ser treinado por Alberto Silva, o Albertinho, antigo técnico de Cesar Cielo em sua época de Pinheiros. Os treinos serão na piscina pública de 50m do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), em São Paulo, gerenciado pelo ex-judoca Henrique Guimarães. Embora seja um projeto a longo prazo, a ideia é preparar os nadadores também para as outras principais competições da categoria nos próximos anos, como o Pan de Guadalajara e o Mundial de Xangai, em 2011 e os Jogos de Londres, em 2012.
- Hoje eu volto com muita confiança no trabalho que vou fazer. Tenho certeza que essa é a melhor opção para 2012, para tentar conquistar o bi olímpico. E tenho certeza que será o início de um grande projeto. A gente está dando um empurrãozinho nessa bolinha de neve, que hoje é pequena, mas que daqui um tempo vai estar bem grande. Eu acho que é o início para um profissionalismo maior. Os atletas vão ganhar uma outra cara só de estarem nesse grupo - disse Cielo.

Os nadadores iniciaram o treinamento juntos na última semana, mas o anúncio só foi feito agora por conta de questões burocráticas para tornar o projeto oficial. Albertinho, que passou os últimos 25 anos à frente da natação do Pinheiros, mostrou empolgação com o projeto.
Cesar Cielo Albertinho natação projeto Pro 16 (Foto: João Gabriel / Globoesporte.com)Cielo durante o anúncio do projeto
(Foto: João Gabriel / Globoesporte.com)
- É uma honra fazer parte desse grupo, estar com o Cesar em um projeto mais longo e buscar o bicampeonato olímpico e, quem sabe, o tri no Brasil. A ideia do Cesar é simples, mas é uma lacuna que tinha no país. Eu estava vinculado a um clube grande que investe na natação, mas a gente às vezes sente falta de autonomia para buscar medalhas. Estando com o Cesar, procuramos visualizar um grupo pequeno porque estamos visando à qualidade. Queremos disputar medalhas.
O custo inicial do projeto é de R$ 1.917.000, que inclui transporte, comissão técnica e equipamentos. Os nadadores pagam uma taxa não revelada ao Instituto Cesar Cielo, que ficará à frente do P.R.O 16. Ainda sem patrocinadores, os atletas estão bancando todas as despesas do próprio bolso.
Os nadadores continuarão representando seus clubes em competições nacionais. Segundo Cielo, não precisou haver nenhuma negociação com o Flamengo para conseguir a liberação.
- A Patrícia (Amorim, presidente do Flamengo) me deu liberdade para escolher o que eu achasse melhor para mim. O que eles querem é o resultado. E esse projeto foi fundamental para isso. Somos um grupo independente em todos os aspectos. Esse é o tanto que acreditamos nessa visão. Estamos investindo próprio bolso – disse Cielo, que, porém, ainda espera a chegada de patrocinadores e a aprovação do projeto no Ministério do Esporte.
Um dos caçulas do grupo, ao lado de Leonardo de Deus, Henrique Rodrigues confia no sucesso do projeto para 2016.
- A gente, por ser pioneiro, deve encontrar muita dificuldade. Mas ser um dos mais novos é uma honra. Todos os nadadores têm resultados expressivos. Só de o Cielo ter convidado já me deixou muito feliz. O projeto é uma chance de realmente trabalharmos para 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário