domingo, 22 de maio de 2011

Na estreia no Brasileirão, Figueirense tenta surpreender o temido Cruzeiro

Após campanha discreta no Campeonato Catarinense, Alvinegro quer superar desconfiança da torcida com vitória sobre um dos favoritos ao título

Por GLOBOESPORTE.COM Florianópolis
Começar o Campeonato Brasileiro com o pé direito é um desejo de todos os times. As motivações, no entanto, diferem. Para o Figueirense, que relizou uma campanha discreta no Campeonato Catarinense, a partida deste domingo, às 16h (de Brasília), contra o Cruzeiro, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC), será o retorno do time à divisão de elite do futebol nacional, após disputar a Série B por duas temporadas, em 2009 e 2010. Por outro lado, os jogadores celestes entrarão em campo vitaminados pela conquista do título mineiro sobre o maior rival, o Atlético-MG. Além disso, no ano passado, o Cruzeiro ficou muito próximo do título, chegando ao vice-campeonato, com dois pontos a menos que o campeão Fluminense. 
A arbitragem da partida ficará por conta de Gutemberg de Paula Fonseca, auxiliado por Rodrigo Pereira Jóia e Luiz Muniz de Oliveira, todos do Rio de Janeiro. A TV Globo Minas transmite Figueirense x Cruzeiro, ao vivo. O PFC 5 exibe o jogo em sistema de pay-per-view, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real, e com vídeos exclusivos.

header o que esta em jogo
Figueirense: sem jogar uma partida oficial desde o dia 24 de março, após a eliminação precoce no Campeonato Catarinense, a torcida espera para ver os resultados da intertemporada do time em Porto Feliz, no interior de São Paulo. Mas o técnico Jorginho já admitiu que o objetivo principal do Alvinegro esse ano é permanecer na Série A
Cruzeiro: a Raposa fará a estreia neste Brasileirão com o peso de ser o grande favoritos ao título. No Campeonato Brasileiro do ano passado, os mineiros foram vice-campeões, ficando atrás apenas do Fluminense.

header as escalações 2
Figueirense: o goleiro Wilson, que não participou da intertemporada do clube para se tratar de uma artroscopia no joelho esquerdo, conseguiu se recuperar e deve ser o titular na partida. O zagueiro Roger Carvalho também deixou o departamento médico e está à disposição de Jorginho. Quem também pode começar jogando e fazer sua estreia pelo clube é o atacante Lenny, contratado em janeiro desse ano e que só agora conseguiu abandonar as lesões. Ele participou da intertemporada do Alvinegro e é uma das esperanças de gol da torcida. O Figueira deve ir a campo com: Wilson; Bruno, João Paulo, Edson Silva e Juninho; Ygor, Túlio, Maicon e Wellington Nem; Reinaldo e Lenny
Cruzeiro: o técnico Cuca ganhou um problema de última hora para a partida. Na sexta-feira, o treinador, junto com o departamento médico, vetaram o zagueiro Victorino, com dores musculares. Com isso, Léo vai para a zaga ao lado de Gil. Já o meia Gilberto, que chegou a treinar na lateral esquerda, é dúvida para a partida. Cuca chegou a usar Everton para o lado esquerdo. O meia Montillo, que não pôde disputar a decisão do Campeonato Mineiro, contra o Atlético-MG, voltará ao time. Assim, o Cruzeiro deverá entrar em campo com: Fábio; Marquinhos Paraná, Gil, Léo, Everton (Gilberto); Henrique, Leandro Guerreiro, Roger e Montillo; Thiago Ribeiro e Wallyson.

quem esta fora
Figueirense: o meia Breitner e o atacante Wellington foram afastados pelo técnico Jorginho e não jogarão neste início de campeonato. Liberado pelo departamento médico, o zagueiro Roger Carvalho está sem condicionamento físico e não enfrenta o Cruzeiro, assim como o recém contratado atacante Leandro Chaves, que se recupera de um estiramento muscular na perna esquerda. Além deles, estão fora da partida os outros reforços do clube: o volante Jônatas e os atacantes Rhayner e Aloísio, que só devem ser regularizados na semana que vem.
Cruzeiro: o departamento médico apontou um problema de última hora para o técnico Cuca: o zagueiro uruguaio Victorino, com dores musculares, ficou em Belo Horizonte fazendo recuperação. O meia Gilberto, também com problemas musculares, ainda inspira cuidados. O jogador não participou do último coletivo com os demais companheiros. Cuca, porém, optou por levar o jogador para a partida. Caso entre em campo, ele deve ir para a lateral esquerda. Do contrário, Everton continua na posição.

header fique de olho 2
Figueirense: recuperado das lesões, o atacante Lenny tenta recuperar seu futebol. O atacante, que se destacou pelo Fluminense entre 2005 e 2007, teve passagens apagadas pelo Braga-POR e Palmeiras. Com contrato até o fim do ano no Figueirense, o jogador precisa mostrar seu valor.
Cruzeiro: o atacante Wallyson sempre inspira cuidados das defesas adversárias. O jogador, artilheiro do time na Taça Libertadores, foi um dos que mais marcaram na temporada celeste. Além disso, com Thiago Ribeiro também no ataque, a velocidade de Wallyson se torna um ingrediente ainda mais perigoso para o Figueira.

header o que eles disseram
 Túlio (volante do Figueirense) - “O Cruzeiro conta com jogadores de qualidade. Um deles é Montillo, que atravessa boa fase e, por isso, temos que ter uma atenção com ele durante todo o jogo. A nossa preparação foi adequada e estamos prontos para a estreia. Vamos confiar no trabalho que fizemos até agora e lutaremos pela vitória do início do fim”.
Montillo (meia do Cruzeiro) - “Não vai ser fácil, eles (Figueirense) são um time que acabou de voltar à primeira divisão, vão querer começar ganhando. Para nós, é importante somar três pontos, pois o ponto perdido vai fazer falta no fim”.


header números e curiosidades
* Cruzeiro e Figueirense já se enfrentaram em 18 oportunidades, com dez vitórias do Cruzeiro, quatro empates e quatro vitórias do Figueira. O Cruzeiro marcou 30 gols e o Figueirense marcou 17. O primeiro encontro foi em 12 de setembro de 1973: 1 a 0 para o Cruzeiro, em Florianópolis.
* Figueirense e Cruzeiro já se enfrentaram dez vezes no Orlando Scarpelli pelo Campeonato Brasileiro. Apesar de serem os donos da casa, os catarinenses estão em desvantagem: têm três vitórias, contra cinco do Cruzeiro, e dois empates.
* Esta é a primeira vez que Figueirense e Cruzeiro se enfrentam na abertura do Campeonato Brasileiro. A última vitória dos catarinenses na estreia foi em 2004, no Orlando Scarpelli: 1 a 0 sobre o Internacional. Já o Cruzeiro não perde uma estreia de Brasileiro desde 2006, quando caiu diante do São Caetano (2 a 1).
* A última vitória do Figueirense sobre o Cruzeiro foi em partida válida pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2007. Com gols de Felipe Santana contra para o Cruzeiro, André Santos e Peter para o Figueirense, a equipe catarinense fez 2 a 1 no adversário dentro do Mineirão.
 
Figueirense e Cruzeiro se enfrentaram pela última vez em 2008. Na ocasião, a partida, em Florianópolis, teve vitória dos mineiros por 4 a 3. Os gols celestes foram marcados por Guilherme (duas vezes), que hoje está no Atlético-MG, Henrique e Thiago Ribeiro. Já os catarinenses marcaram com Bruno Santos, Ramon e Diogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário