Argentina e Uruguai tentam escrever novo capítulo no futebol sul-americano
Maiores vencedores da Copa América, rivais se enfrentam neste sábado pelas quartas de final do torneio. GLOBOESPORTE.COM transmite ao vivo
Após entrar na história do Barça, Messi tenta fazer omesmo na seleção argentina (Reuters)
Sob a batuta de Lionel Messi, a Argentina tenta o título em casa para acabar com um jejum de 18 anos sem levantar um troféu sequer.
- Jogamos para fazer história. Sabemos que não podemos cometer erros. É uma final – afirmou o camisa 10 sobre o duelo marcado para 19h15 (de Brasília). A partida será transmitida ao vivo pelo GLOBOESPORTE.COM e SporTV.
O Uruguai, por sua vez, chega credenciado pela ótima campanha na última Copa quando terminou em quarto lugar. Além disso, o passado joga, e muito, a favor do time de Forlán, Suárez, Loco Abreu e companhia.
Seleção uruguaia campeã da Copa América de 87(Foto: Site oficial da Copa América)
No entanto, assim como o rival, o Uruguai está desde 1995 sem celebrar nada. A Argentina, no jejum de 18 anos, comemorou duas medalhas de ouro (2004 e 2008) ao menos.
- São estatísticas que, obviamente, nos dão orgulho pelo que fizeram os jogadores dessas épocas. Gostamos da história, mas não vivemos dela. Temos que fazer o nosso papel. Quero que sempre falem dessas conquistas, mas também quero que lembrem da nossa geração como a que venceu essa Copa América de 2011 – afirmou o botafoguense Loco Abreu, lembrando que no dia 16 de julho, mesma data da partida deste sábado contra a Argentina, a Celeste derrotou o Brasil no Maracanã pela final da Copa do Mundo 1950.
Memória EC: Argentina x Uruguai: uma rivalidade de 110 anos. Leia e comente
Geração de Lugano, Loco e companhia tenta entrar na história do futebol uruguaio (Foto: EFE)Se o passado fala mais a favor do Uruguai, os números do confronto estão a favor da Argentina. Ao todo, o clássico rio-platense já foi disputado 179 vezes, com 81 triunfos dos hermanos contra 57 vitórias da Celeste.
O último duelo entre os dois rivais não valeu título, mas foi marcante. Em 14 de outubro de 2009, pelas eliminatórias para o Mundial do ano seguinte, a Argentina derrotou o Uruguai por 1 a 0 no estádio Centenário pela primeira vez na história. Com o resultado, os hermanos carimbaram o passaporte para África do Sul, enquanto os anfitriões tiveram que disputar a repescagem.
Na comemoração pela vaga, o então técnico Diego Armando Maradona soltou a célebre frase “Que sigam chupando”, um desabafo mal educado contra as críticas e o pessimismo da imprensa portenha.
E dez jogadores que participaram dessa partida começarão como titulares o embate deste sábado no estádio Estanislao López, mais conhecido como “Cemitérios do Elefantes”: Di María, Mascherano, Messi, Romero, Higuaín, Muslera, Maxi Pereira, Alvaro Pereira, Suárez e Forlán.
Ficha Técnica
| Romero; Zabaleta, Burdisso, Gabi Milito e Zanetti; Mascherano, Gago; Messi, Di María, Higuaín e Agüero. | Muslera; Maxi Pereira, Diego Lugano, Mauricio Victorino e Martín Cáceres; Alvaro González, Diego Pérez, Egidio Arévalo Ríos e Alvaro Pereira; Luis Suárez e Diego Forlán. |
| Técnico: Sergio Batista | Técnico: Oscar Tabarez |
| Estádio: Estanislao López, Santa Fé. Arbitragem: Carlos Amarilla (Paraguai). Auxiliares: Nicolas Yegros (Paraguai) e Luis Sanchez (Venezuela) | |
| Horário: 19h15 (de Brasília). Transmissão: GLOBOESPORTE.COM e SporTV | |
Nenhum comentário:
Postar um comentário