sábado, 16 de julho de 2011

Cacá Bueno afirma: 'Não me contento com a segunda ou terceira colocação'

Vencedor da última etapa da Stock Car, no Rio de Janeiro, o tricampeão diz que está na briga pelo título de 2011 e mostra todo o seu lado competitivo

Por Rafael Honório Rio de Janeiro
Cacá Bueno comemora com banho de champagne (Foto: Duda Bairros / Stock Car)No Rio de Janeiro, Cacá comemorou sua última vitória
com um 'jato' de champagne (Foto: Duda Bairros)
Tricampeão da Stock Car, dono de 25 vitórias e 20 pole positions na maior categoria do automobilismo brasileiro. O currículo de Cacá Bueno é de colocar inveja em qualquer adversário. Mesmo assim, o carioca de 34 anos ainda quer mais e jura que não pensa em pendurar o capacete, macacão e luvas tão cedo. Dono do carro 0 da RBR, ele explica como mantém sempre em alta a vontade de brigar por mais poles e vitórias.
- Não me importa se estou jogando vôlei, baralho ou videogame, tenho prazer de competir e não vejo isso acabar tão cedo. Às vezes, as pessoas me cansam, mas o esporte, não. A vontade de vencer e fazer o trabalho bem feito, isso não vai diminuir nunca. Eu chego em um fim de semana de corrida pensando sempre em ganhar. Não me contento com a segunda ou terceira colocação. Aprender a perder faz parte, mas eu não preciso gostar - afirmou.
Com duas vitórias e duas pole positions nesta temporada, Cacá ocupa a segunda colocação na classificação, com 83 pontos. Apenas 14 pontos atrás de Thiago Camilo (uma vitória vale 25 pontos), o dono do carro 0 da RBR já está matematicamente classificado para a SuperFinal 2011. Após o vice-campeonato em 2010, ele se vê muito forte para a disputa do título deste ano.
- Eu vejo o meu carro mais firme que no ano passado, quando perdi o título por apenas um ponto. Vale lembrar que, nas últimas corridas, o meu pior resultado foi um terceiro ou um quarto lugar. Eu vinha conseguindo largar nas duas primeiras filas sempre. No Rio, eu já senti uma melhora grande na corrida. A partir de Campo Grande, nós mudamos algumas coisas. Eu acho que o Daniel (Serra) teve muito azar nessas etapas e espero que ele se classifique para o playoff. Vou ajudá-lo no que for possível para isso - comentou.
A última vitória de Cacá teve um "gostinho" especial. No Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, o piloto subiu no lugar mais alto do pódio na cidade onde mora. Além disso, ele ainda recebeu a companhia no pódio de um grande amigo das pistas e fora delas: o irmão Popó, que chegou em segundo.
- A vitória no Rio não foi só mais uma. Foi perto dos amigos e da família. Vitória que nos coloca na briga pelo titulo. Junto com Popó, fazendo uma dobradinha em família e debaixo da estrutura da mesma equipe (Cacá corre pela RBR e Popó defende a A.Mattheis, ambas chefiadas por Andreas Mattheis). Foi certamente uma das vitórias que eu vou guardar na memória. Ela é especial e representa muita coisa. Falei com meu pai (o narrador Galvão Bueno) bem depois da corrida. Ele estava feliz, como qualquer pai estaria, com a dobradinha dos filhos pela primeira vez na história da Stock Car. E ele estava mais contente do que nós mesmos - revelou.
Cacá Bueno e Popó comemoram dobradinha no RJ (Foto: Duda Bairros / Stock Car)Festa em família no Rio: Popó e Cacá celebram o sobrenome Bueno no alto do pódio (Foto: Duda Bairros)
Nesta vitória carioca, Cacá e Serrinha correram de luto para protestar contra punições injustas durante a etapa de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. E o carro pintado de preto deu sorte para o piloto número 0. Com a pole position e a vitória, ele encostou no líder da temporada. Mesmo assim, a novo "design" no carro não deverá aparecer em outras etapas.
- Esse foi um protesto totalmente do patrocinador e apenas para a etapa do Rio. A gente queria uma prova pública de que não tínhamos burlado o regulamento em Campo Grande. Depois que entramos com os carros pretos, a Vicar (organizadora da categoria) e a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) acabaram soltando um comunicado sobre o assunto. Era esse posicionamento que nós queríamos. A gente sabia que não dava para voltar atrás, mas queríamos um esclarecimento público de que não fomos desleais - contou.
Sobre a relação Stock Car-Cacá Bueno, o piloto prefere adotar cautela. Apesar de ser o terceiro maior vencedor da categoria, ao lado de Chico Serra, - atrás apenas de Ingo Hoffmann (12 títulos) e Paulo Gomes (4) - o carioca sabe que piloto e categoria podem continuar o sucesso separadamente, sem nenhum problema.
- Eu acho que as duas coisas estão muito ligadas, mas os dois vivem tranquilamente separados. Eu já andei em outras categorias e tenho o meu nome respeitado no Brasil e no mundo. Eu tenho a plena consciência de que a Stock Car é a melhor plataforma de turismo do Brasil e, talvez, da América Latina. O auge da categoria foi a primeira Corrida do Milhão no Rio (em 2008), mas acho que ela deu um estagnada. Mesmo assim, eu não penso em sair da Stock Car agora - finalizou.
A próxima etapa da Stock Car, a sétima do ano, será exatamente a Corrida do Milhão, no dia 7 de agosto, em Interlagos, São Paulo.
Cacá Bueno na pista (Foto: José Mário Dias / Stock Car)O carro 0 está na segunda colocação na temporada, atrás apenas de Thiago Camilo (Foto: José Mário Dias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário